Futuro ancestral

Futuro ancestral Ailton Krenak

Resenhas - Futuro ancestral

Karolyne65 14/01/2024

O futuro é o passado ancestral que habita em nós
Neste livro Krenak de forma assertiva consegue nos conectar com certas demandas da vida. Começa falando que os rios são como ancestrais, e para mais da metade do livro nos faz pensar sobre o período pandemico e como estamos educando as crianças, ele salienta de forma clara e objetiva a importância da educação ambiental e como devemos nos inserir em meio à natureza, porque ela também faz parte do mesmo lugar que nós, ou seja a terra. Krenak nos leva a um lugar de questionamento da nossa própria existência, quando ele descreve que ao adentrarmos no mundo já somos e "ser já é a essência do todo". Pensar o futuro ancestral é uma metáfora de que na verdade descendemos de uma ancestralidade que caminha conosco aqui e agora. Como ele cita que "o futuro não existe, nós que o imaginamos". Este livro é de um escritor indígena para além do seu povo. Extremamente necessário para não só aprendermos sobre sua cultura, mas também repensarmos a nossa. Refletirmos a nossa forma de viver e estar no mundo.

Lore 13/01/2024

Hmm sei la
Reflexões interessantes, mas li mais pra passar o tempo kkkkk tava do meu lado e eu li por ter tempo livre

jessica.guabiraba 22/06/2023

Futuro ancestral
"Cantando, dançando
Passando em cima do fogo,
Seguimos num contínuo,
No rastro dos nossos ancestrais" (canção citada no livro)
A ancestralidade é a raiz de nossa existência. Respeitar e entender como nossos antepassados viveram é importante para nossa construção. Ailton fala que o rio é sabedoria, carrega todos os povos há gerações e é a partir dele que civilizações são criadas, eu nunca tinha pensado dessa forma, isso virou uma "chavinha" na minha mente. Este livro não me deu respostas, ele me deu indagações. Precisamos tanto da nossa água, por que a poluímos? Geramos renda com a sustentabilidade, por que não aderimos ? Podemos reconstruir florestas, por que ficamos parados ? Foram várias perguntas se formando ao longo da leitura e me fez resgatar uma vontade que muito criança eu tive, a de estar com os povo originários de aprender com eles, de mergulhar na minha ancestralidade.

Thi 03/12/2023

?? O futuro é ancestral, pois já estava aqui.
Futuro ancestral é uma coletânea de textos curtos do Krenak, refletindo sobre temas como educação, pandemias, arquiteturas da cidade, rios e sobre humanidade.

Vale a leitura, Krenak nos provoca a repensar diversos aspectos da nossa vida enquanto indivíduos urbanos.

Julia.Evelin 05/04/2023

Necessário
Esse é o tipo de livro de todas as pessoas deveriam ler, ele expõem questões muito importantes de serem refletidas, principalmente na sociedade atual, que não tem mais uma conexão forte com a natureza como era antigamente, com nossos ancestrais, que veneravam a terra e se consideravam "filhos da terra".

Tainá 08/07/2023

Ler sobre povos originários e sobre o futuro da terra é fascinante, ao mesmo tempo que assustador. Krenak é uma leitura urgente, necessária, e de fácil entendimento.

Carol 02/04/2023

Colocar o coração no ritmo da terra
Todo educador, toda mãe, pai, todas as pessoas que vivem, trabalham ou convivem com a infância deveriam ler esse livro, principalmente o último capítulo, coração no ritmo da terra.

Estamos roubando infâncias e construindo a destruição de futuros, de mundos.

Uma leitura muito reflexiva (demorei mais que o esperado para terminar esse livro) e que será muito válida de ser revisitada ao longo dos anos.

Angela Regina 14/06/2023

Sabedoria ancestral
Gostei muito deste livro, assim como gostei dos anteriores! É muito importante prestar atenção nas ricas palavras do Ailton e refletir sobre elas sempre! Sabedoria ancestral incrível!! Indico pra todo mundo!

Adnerbnob 08/06/2024

Somos capazes de criar novos mundos
Krenak traz uma avalanche de pensamentos sobre coisas que estão tão presentes na nossa vida ocidental, mas pelo modo com que nosso pensamento/vida foi moldado/a não nos damos conta do que eles realmente são e como funcionam.

Eu amei esse livro, amei as ideias aqui, me senti contemplada, senti meu espírito tocado, senti como se tivesse achado as palavras e as ideias que sempre estiveram dentro de mim, mas eu não sabia como expressar.

Esse livro não deveria ser só um livro, deveria ser a implementação de um novo mundo. Afinal, somos capazes de criar novos mundos, pois somos a natureza, e ela é a gente.

AdharaLima 07/06/2023

"Entre tantos mundos, me sinto especialmente tocado pelas histórias que nos aproximam dos seres invisíveis aos olhos turvos de quem não consegue andar na Terra com a alegria que deveríamos imprimir em cada gesto, em cada respiro."

Jandielson Neves 31/12/2023

Ancestralidade e o futuro
Precisamos voltar nosso olhar para os ancestrais, os povos considerados "primitivos" e perceber suas relações com a natureza, as pessoas e o todo, dessa forma aprenderemos a sabedoria da vida que clama pela nossa atenção.

"Se há um futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral, porque já estava aqui."

jamilidepaula 28/02/2023

é preciso colocar o coração no ritmo da terra
Super importante ouvir e conhecer a narrativa dos povos originários, principalmente para não acharmos que vivemos num mundo de uma só narrativa. é um livro muito bonito, parece que acolhe a gente, mas também puxa a orelha e pede que coloquemos o coração no ritmo da terra.

Lurdes 07/05/2023

Ailton Krenak têm nos trazido reflexões importantíssimas, não apenas sobre os povos indígenas, mas também sobre as relações entre os povos em geral e suas interrelações com a natureza e com as cidades.

Nesta Semana dos Povos Indígenas precisamos ouvir aqueles que conseguiram se manter conectados com a natureza, cuja preservação diz respeito a todos.

Dos livros que já li de @_ailtonkrenak este foi o que mais gostei. Sua abordagem sensível e poética consegue nos tocar profundamente e agradeço a @companhiadasletras
pelo envio.

O capítulo inicial, em homenagem aos rios e como eles, desde sempre, foram primordiais para a sobrevivência humana, dos animais e para o surgimento e desenvolvimento das cidades, é maravilhoso.

O autor ainda faz uma análise do quanto o capitalismo domina decisões, se sobrepujando, inclusive aos governantes dos países.

Não existe futuro possível sem buscarmos nos conectar com nossa ancestralidade, com o fluxo da vida, o nascer, crescer e morrer.
O autor questiona inclusive esta ideia que persegue muitos ocidentais, de querer subverter a natureza a tal ponto que buscam a imortalidade.

Recomendo demais a leitura, a releitura, a reflexão. Muitos outros temas surgem neste pequeno grande livro, inclusive os recentes desmandos políticos, a pandemia, nosso comodismo e dependência tecnológica crescentes.

"Em um futuro não muito distante, seremos todos transformados em espectadores. Não vamos precisar fazer mais nada: a gente vai se conectar ao acordar, tal qual um trabalhador batendo o ponto, e depois desconectar na hora de dormir. E vamos poder consumir tudo que quisermos, durante a vida inteira, porque o capitalismo vai dar tudo para a gente!"

Quem sabe tentamos mudar um pouco este futuro?
É possível. Ainda dá tempo.
Podemos tentar ouvir a terra, os rios...

Lorrana Feitosa 04/06/2023

Venho de uma sequência de leituras de Ailton Krenak e confesso que já estou com saudade. Me sinto completamente atravessada e arrebatada por seus pensamentos e percepções. Ler Krenak deveria ser obrigatório nas escolas e nas universidades, conhecer Krenak deveria ser tarefa de casa para todo brasileiro. Ainda bem que minha hora chegou!

DBAlves 14/02/2023

Futuro Ancestral
Impressionante a capacidade crítica e propositiva deste ser humano brilhante. Uma leitura rápida porém, muito relevante em temas como o meio ambiente, a formação das cidades, pandemia e educação, principalmente, a infantil. Espero que possamos ouvi-lo pois, do contrário, evoluiremos em nossa destruição. Boa leitura a tod@s