Uma Paixão Simples

Uma Paixão Simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Sophia.Campos 17/05/2024

Um amor nada simples?
Cai de paraquedas nesse livro. Sempre quis conhecer o trabalho dessa autora e estava precisando de um livro curto para voltar ao ritmo de leitura então depois de ver uma recomendação em redes sociais, dei uma chance.

Que experiência. Esse amor de simples não tem nada, na verdade nenhum amor é. Gostei muito como ela viveu intensamente tudo o que estava sentindo e assumiu pensamentos que muita gente já teve, mas se envergonha de admitir.

Gostei bastante do final, acho que a história foi fechada perfeitamente. Adorei a visão dela sobre algumas coisas.

Uma leitura curta e intensa, com certeza vou atrás de outras obras da autora.

Stefani 05/05/2024

Alguém pague terapia para essa mulher
?Quando eu era criança, para mim o luxo eram casacos de pele, vestidos compridos e vivendas à beira-mar. Mais tarde, pensei que fosse ter uma vida de intelectual. Agora parece-me também que é poder viver uma paixão por um homem ou por uma mulher.?

GG 02/05/2024

Uma mulher vive um romance proibido com um homem casado. É um livro sobre amor, obsessão, devoção a e por alguém que não tem tanta responsabilidade afetiva de volta. Ciúmes também cabe aqui. Com pinceladas autobiográficas e, sendo esse meu segundo ou terceiro livro da autora, achei repetitivo. Senti que já havia lido algo parecido vindo da Annie. Não me atrai muito não.

fedgott 23/04/2024

Românticos irão gostar
Uma boa exemplificação da paixão, que para aqueles que são românticos deve mobilizar afetos positivos. Para mim, alguém que prefere a calmaria do amor longínquo, foi um relato reforçador do quanto a paixão e sua intensidade também podem ser angustiantes.

torturedpoetss 18/04/2024

Um livro muito lindo que retrata a dependência emocional por alguem, o desejo de nao perder nenhum minuto com a pessoa que voce ama mesmo que ela nao tenha a mesma consideracao por voce

Hi Akemi 14/04/2024

CORAJOSAMENTE VERDADEIRO
Nunca li nada na minha vida parecido com esse livro, fiquei espantada em ler pensamentos tão verdadeiros, Annie representa exatamente como é esse sentimento de obsessão por alguém, que muitas vezes a gente guarda só para nós mesmos. Ninguém confessa essa paixão obsessiva, e foi lindo ler sobre.
Acredito que li esse livro no tempo certo e foi bizarro me identificar tanto, lia pensando ?meu deus essa mulher é maluca e eu sei exatamente sobre oq ela tá falando?
Livro fácil e rápido, li ele em menos de um dia e foi de uma vez só, a escrita da Annie é linda e viciante, amei e ansiosa para ler mais livros dessa autora.

Monica Quintal 13/04/2024

"Sem saber, ele estreitou minha conexão com o mundo."
"Nas breves páginas deste relato profundamente humano, a autora esmiúça o estado de enamoramento absoluto que experimentou quando, já divorciada e mãe de dois filhos crescidos, viveu um relacionamento com um homem casado. Durante os meses em que se relacionou com A., toda a existência da autora foi regida por um novo signo, que ela disseca com precisão e franqueza. “Graças a ele”, afirma, “eu me aproximei do limite que me separa do outro, a ponto de às vezes imaginar que iria chegar do outro lado”. Essa proximidade do limiar, tão própria do sujeito apaixonado, assume formas variadas no relato. A primeira fronteira a ser deixada para trás é a da razão, que cede espaço ao pensamento mágico por meio do qual se manifesta a expectativa agonizante de ser correspondida. Cada evento, palavra ou pessoa ao redor só tem interesse para Ernaux na medida em que a faz pensar em A. Cada minuto longe dele é uma espera que transcorre de forma diversa do ritmo da vida real. Tema recorrente na obra da escritora, o tempo em Paixão simples não obedece à lógica ou à História. “Para mim não havia essa cronologia em nossa relação, eu só conhecia a presença ou a ausência”, eis o aspecto radical da paixão. Uma vez terminada a relação, o tempo entra em cena novamente, desta vez como índice do rastro deixado por um acontecimento marcante: “Estava sempre calculando, ‘há duas semanas, cinco semanas, ele foi embora’, e ‘no ano passado, nessa data, eu estava aqui, fazendo isso e aquilo’ […]. Pensava que era muito estreito o limiar entre essa reconstituição e uma alucinação, entre a memória e a loucura”. Verdadeira anatomia da alma apaixonada, este livro é também uma reflexão sobre o poder da escrita e um elogio ao luxo que é viver um grande amor."

Esse livro é uma experiência única. Fiquei surpresa com a potência da escrita, com a capacidade da autora de transmitir tanto em tão poucas páginas. A paixão que ela sente por A., um homem casado, que nitidamente não tem os mesmos sentimentos por ela, é arrebatadora, beira o doentio. A ponto de ela não conseguir sair, não conseguir viver, não querer trabalhar, com medo de perder um telefonema dele. A ponto de aceitar migalhas, de se perder com sua ausência. É uma leitura muito rápida, mas daquelas que te faz refletir e pensar na história por muito tempo depois de concluir. Essa história em si não foi minha favorita, mas me interessei muito pela escrita da autora, quero conhecer mais trabalhos dela!

"Não quero explicar minha paixão - o que me levaria a considerá-la um erro ou um transtorno do qual seria preciso me justificar -, só quero mostrar o que ela é."

"Eu tivera o privilégio de viver desde o começo, de modo constante e em plena consciência, aquilo que depois sempre acabamos descobrindo, imersos em estupor e angústia: que o homem que amamos é um completo estranho."

"Descobri do que podemos ser capazes, ou seja, de tudo: desejos sublimes ou mortais, falta de dignidade, crendices e condutas que eu julgava insensatas nos outros uma vez que eu própria não as havia experimentado. Sem saber, ele estreitou minha conexão com o mundo."

aline 03/04/2024

Pensando pensamentos pensantes
Nunca serei tão honesta, louca e hiperbólica quanto annie, na medida em que a ficção imita a vida da autora aqui. mas é verdade que também espero por um homem, me visto para que ele veja, durmo fazendo planos onde ele invariavelmente figura. falo isso com uma certa vergonha, que me pegou durante todo o texto. dela, de mim e dessa identificação. pois essa mulher piegas não parece em nada a mulher insubmissa e sofisticada que me esforço pra ser desde menina. é como se eu a traísse. no entanto, foi libertador descobrir que essas duas faces não se excluem. e que é um privilégio amar desmedidamente. uma espécie dádiva invertida também. tenho sorte.
Iza.Boia 03/04/2024minha estante
Amg q texto é esse??? Amei

aline 04/04/2024minha estante

Vitoria Maria 05/04/2024minha estante
Dps de ler isso já quero ler o livro tbm aaaa

Lanny 26/03/2024

"Uma espécie de dádiva invertida."
Galera, que escrita é essa? Simples, mas tão certeira em tudo que coloca ali, me apaixonei por Annie Ernaux de verdade.
Uma paixão simples nos apresenta o que, sendo literal, é simples de apenas um lado deste relacionamento. A protagonista sofrida e (talvez... só talvez) obcecada por uma paixão que não pode se concretizar, passa seus dias esperando por alguém que já é esperado em outra casa. De alguma forma, seu estado de paixão é bonito e chega a ser tão real quanto os meus.
Há relatos que me deixaram chocadas e até com vergonha, mas achei o livro intenso e lindissímo de seu início ao fim.

Ísis 21/03/2024

Eu simplesmente estou passada sobre o quanto essa mulher sofre pela idealização romântica. Infelizmente é tão real essa história, porque eu vejo o quanto nós mulheres somos ensinadas desde pequenas a construir uma vida voltada pra agradar os homens, e pra não desagradar também. E a consequência disso, a gente vê nesse livro.

caloregfs 15/03/2024

Que livro lindo que fala sobre uma paixão nada simples, é louco pensar que você perde tanto tempo da sua vida pensando em alguém que não se importa tanto com você e que te faz acreditar que o amor de verdade é um luxo

Fabkathleen 11/03/2024

Paixão simples
Uma paixão simples é um relato autobiográfico da autora Annie Ernaux, cru e visceral do que é apaixonar-se. O evento canônico que é de em algum momento da vida ser tomado por uma força como essa e tudo que ela engole junto. "Como é que se pode ter a certeza de que não é a última vez?" - Foi a primeira frase que me marcou.
"O tempo verbal que eu usei espontaneamente a partir das primeiras linhas corresponde a uma duração que eu não queria que estivesse terminada, a duração de «naquele tempo a vida era melhor», uma repetição eterna. Também serve para produzir uma dor substituta daquela expectativa anterior, dos telefonemas e dos encontros."
Ela escreve sobretudo pra si, com uma sinceridade absurda. " Não quero explicar a minha paixão- isso acabaria por considerá-la erro ou desordem a justificar- quero, simplesmente, expô-la".
Acho que esse livro deveria ser leitura obrigatória na faixa dos 20's

Roberta 03/03/2024

Uma paixão nada simples
A protagonista vive uma história de amor proibido e consequentemente sofre bastante com o desenrolar da situação.

Sol 62 01/03/2024

Uma Paixão Simples de Annie Ernaux, parece uma obra despretensiosa, como transparece no próprio título, todavia é uma leitura intensa e apaixonante que fala de paixão. Paixão de uma mulher madura por um homem casado mais jovem. Paixão onde todos os seus sentidos se voltam exclusivamente para vivê-la intensamente.

Não há como não se reconhecer em muitas nuances do relato dessa paixão. A escrita da autora é intensa e visceral.