Recomeços Bru Oliveira

Resenhas - Recomeços

Cássio Cipriano 25/05/2024

Para os românticos ficarem de coração quentinho.
"Recomeços" é um romance curto, com apenas 207 páginas na sua edição física, que inclusive é uma edição linda, em capa dura e com muitos detalhes fofos na diagramação. A história tem 19 capítulos + epílogo, e eles não são longos, têm em média entre 15 a 7 páginas, e a escrita da Bru é bastante fluida, o que torna a leitura agradável.

A história tem mais camadas do que eu imaginava e envolve um triângulo amoroso. A narrativa nos conecta aos sentimentos dos meninos e a tensão entre eles, os amigos e familiares. Os protagonistas são artistas. Bernardo é músico e tem um canal no YouTube, e Lucas é pintor e estuda artes visuais, inclusive, há momentos lindos envolvendo os universos artísticos de cada um, como quando o Bernardo compõe sua primeira música para o Lucas e, na ocasião em que a toca, eles dão o primeiro beijo. Já o Lucas têm o hábito de pintar ao ar livre, no jardim da casa, e a história apresenta um significado lindo para os girassóis, além de nos entregar uma cena hot linda e super sensível, que envolve o talento do Lucas na pintura (só lendo para entender heheh).

O conflito central gira em torno do Bernado ter ido para Nova Iorque, perdido contato com o Lucas, com os seus melhores amigos, e quando retorna, quatro anos depois, Lucas está namorando com o Gabriel, que era um dos seus amigos, e a partir daí a gente vai entender que o Bernardo não foi embora do nada, por vontade própria, teve toda uma questão complexa envolvendo seus pais e, em meio a isso, ele teve que tomar atitudes para proteger o Lucas, mas este não faz ideia disso.

Quando os conflitos começaram a se solucionar, fiquei me perguntando para qual casal eu estava torcendo e me vi sem resposta, pois o Bernardo e o Lucas têm uma história linda e, quando a gente descobre o motivo deles não estarem mais juntos, é de partir o coração. Porém, eu também gostava do Lucas com o Gabriel, achava eles um casal maduro, sensato. O Gabriel é um personagem cativante e não tem como não sentir empatia por ele.

De modo geral, "Recomeços" é uma ótima história, muito bem escrita, e mesmo com algumas questões que me incomodaram um pouquinho, como soluções rápidas e convenientes para alguns conflitos ou a falta de um contexto maior sobre algumas vivências dos personagens, nada disso teve impacto na minha experiência positiva e eu recomendo o livro principalmente para quem curte histórias fofas, com muito romantismo e conflitos que não vão gerar gatilhos. É uma ótima história para sair de uma ressaca litarária.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Smith 24/05/2024

Recomeços vai contar a história de Bernardo e Lucas que sempre foram amigos muito próximos, um confidente do outro, morando quase na mesma casa, sendo que, um é o filho do patrão e o outro é o filho da empregada.
Os dois acabam se apaixonado, e jurando loucuras de amor, mas Bernardo vai embora as preças do País, deixando Lucas sofrendo bastante.
Depois de alguns anos Bernardo volta, bagunçando completamente os sentimentos de Lucas, que, por mais que ainda sinta muita mágoa, ele ainda sente algo por Bernardo, algo que pode abalar seu namoro atual com Gabriel.

A autora consegui fazer uma história tão fofa, sobre recomeços, com diálogos que nós fazem refletir sobre nós mesmo, comecei encantado e terminei amando cada personagem.
Com muitas aventuras, amizades, lutas e descobertas, como será que esse triângulo amoroso terminará ?

lynsstt 19/05/2024

DO ADEUS AO RECOMEÇO ?
O livro RECOMEÇOS é uma narrativa poderosa sobre amor, classe social e o impacto das decisões de juventude na vida adulta. A história nos apresenta dois personagens centrais, Bernardo e Lucas, cujas vidas estão intrinsecamente ligadas desde a infância, mas separadas pelas barreiras invisíveis das diferenças sociais. Bernardo, o filho do patrão, e Lucas, o filho da empregada, compartilham uma amizade que floresce em um amor profundo e complicado.

A trama se intensifica quando, após uma confissão íntima de Lucas, Bernardo foge para o exterior, deixando um rastro de corações partidos e questões não resolvidas. Quatro anos mais tarde, o retorno de Bernardo ao Brasil, impulsionado pela campanha política de seu pai, reabre feridas antigas e cria novas dinâmicas. A autora habilmente utiliza este reencontro para explorar temas como perdão, mudança e a busca pela identidade própria.

Os personagens são bem desenvolvidos, com Lucas emergindo como um indivíduo transformado, forte e independente, contrastando com o Bernardo que se foi. A evolução de Lucas é um dos pontos altos do livro, mostrando como o tempo e a dor podem moldar uma pessoa de maneira profunda e positiva. Bernardo, por outro lado, deve enfrentar as consequências de suas ações passadas e descobrir se ainda há um lugar para ele na vida de Lucas.

A ambientação da história em São Paulo durante uma campanha política adiciona uma camada de complexidade, refletindo as tensões sociais e pessoais que permeiam a narrativa. A cidade serve não apenas como pano de fundo, mas também como um personagem silencioso que influencia o curso dos acontecimentos.

A autora equilibra momentos de ternura e conflito, criando uma narrativa que é ao mesmo tempo cativante e emocionalmente carregada. A escrita é fluida e envolvente, prendendo o leitor desde o início até o desfecho surpreendente.

Bernardo e Lucas é mais do que uma história de amor; é uma reflexão sobre as escolhas que fazemos e como elas definem nossas vidas. É um livro que fala sobre reconciliação e a possibilidade de novos começos, mesmo quando tudo parece perdido. Uma leitura obrigatória para quem aprecia um romance profundo e cheio de nuances emocionais.

Sabis 19/05/2024

MEUDEUS QUE LIVRO MARAVILHOSO??,
sim esse livro esta no meu top tres da vida, oq todo o desenrolar da historia, junto a todo contexto me deixou em êxtase do inicio ao fim?

gabrielly139 17/05/2024

Que livro maravilhoso, esses dois tem tanta química, que casal incrível, é tão fofinho, demoraram pra ficar juntos, mas valeu a pena

Any 16/05/2024

Recomeços
Bernardo e Lucas cresceram juntos, e apesar das diferenças, eles acabaram se apaixonando. O fato de um ser filho do patrão e o outro filho da empregada, não parecia ter importância, mas para o pai de Bernardo era inaceitável. Então, justamente no dia em que Lucas se declarou, Bernardo foi obrigado a deixá-lo de repente e ir embora para outro país sem muitas explicações. 4 anos depois, ele voltou a pedido do pai e terá que encarar todos que deixou para trás, especialmente, o garoto que tanto amava e que guarda mágoas profundas dele. Lucas não é mais o garoto que Bernardo conhecia e o pior de tudo, ele não está sozinho. Será que Bernardo merece uma segunda chance? Lucas renunciará a um amor estável do presente para reviver um amor do passado que deixou cicatrizes profundas? Se você gosta de amores complicados, emoções fortes e recomeços. Este livro é para você.

Davi.Dallariva 14/05/2024

Um livro fofo e doce, mas que passa por muito sofrimento também. É possível sentir que a autora escreveu tudo com muito carinho pela história e pelos personagens e é palpável a intenção de levar amor aos leitores. Fazendo jus a seu título, a história gira em torno de um recomeço. No presente, vamos descobrindo o que aconteceu no passado dos personagens. Há um triângulo amoroso envolvido, coisa que geralmente não gosto, mas que nesse caso foi bem desenvolvido, de uma forma que fez sentido. O livro é focado na relação romântica entre os personagens principais, mas os laços de amizade e relações familiares também são parte importante da história. Foi encantador ver a relação dos rapazes com a arte, Bernardo com a música e Lucas com a pintura. Recomeços é um mergulho nos sentimentos dos personagens, um livro caloroso e bonito como girassóis.

Thamires84 04/05/2024

Leitura incrível!
A narrativa dessa história é incrível! Você consegue entender o sentimentos de todos os personagens e consegue ver o quanto eles são humanos e acessíveis para nós, como leitores.

O romance é lindo, forte, com personagens intensos e verdadeiros, o que faz com a gente torça para que todos fiquem felizes no final, independente de qual seja.

Eu amei a leitura! Amei do início ao fim.

Juh 29/04/2024

Imagino quanto deve ter sido confuso para o Lucas passar por toda aquela situação, mas sou o tipo de pessoa que acha que não se deve ficar com amigo de ex, ainda mais namorar.

O Bernardo é meu personagem favorito dessa história, um divo incompreendido e lutei com ele nas trincheiras. Eu me emocionei muito com ele, fiquei realmente apaixonada no personagem.

Queria que essa história fosse infinita para continuar lendo, porque sinto que li muito rápido e ja to com saudades dos BêLu ?

Gabriela 27/04/2024

Meu Deus, que livro bom.
O desenvolvimento, tanto da história quanto dos personagens, é maravilhosa.
Uma leitura super fluida e rápida.
Estou apaixonada demais na história do Bê e do Lu ??