Looking Glass

Looking Glass Cameron Jace

Resenhas - Looking Glass

J. J Coelho 29/04/2024

Okay.
Achei o livro válido. Funciona como o final da série.

No entanto, é bem claro que o autor espichou a série muito mais do que deveria. 9 volumes é muita coisa. Tudo caberia em 6. Vários volumes são fillers e o autor colocou muitos retcons no decorrer da história. O que mais me decepcionou foi ele ter mudado o significado das chaves nos últimos dois volumes. Passamos 6 livros achando que as chaves que Alice estava coletando eram importantes para acabarem não sendo. Aliás, qual a função das chaves mesmo? Acho que esse volume não deixou claro. Nem chaves eram.

A história também tem alguns furos que nunca são esclarecidos. Quem eram os pais biológicos da Alice? Por que ela apareceu na casa da família adotiva quando criança com o nome de Mary Ann? (Livro 3) Que história é aquela do Pillar ter matado 14 pessoas e ter 14 vidas? Quem eram essas pessoas? Por que e quando ele fez isso? Isso nunca foi esclarecido. Muito do enredo pareceu ter sido inventado à medida em que o autor ia escrevendo e ele claramente se perdeu em várias partes e usou a desculpa de que "a história é doida assim mesmo" pra se livrar da responsabilidade de fazer algo bem amarrado.

Fora isso, o que esse volume de fato respondeu foi bem satisfatório. Embora é óbvio que o autor não fazia ideia das respostas da maioria dos mistérios que levantou, os mistérios principais (ex: Por que Alice matou os colegas de classe no ônibus escolar?) são bem explicados, o que dá a entender que o escritor sabia pelo menos 50% do que estava fazendo desde o início.

Outra decepção é que no final toda essa maluquice se resumia a matar o Jaguadarte porque "é a profeciaaa!!". Para uma adaptação de Alice no País das Maravilhas, isso foi bem clichê e anticlimático pra ser sincero.