Luiz Gama contra o Império

Luiz Gama contra o Império Bruno Rodrigues de Lima

Resenhas - Luiz Gama contra o Império

Fernando516 03/04/2024

Ótimo livro!!!
Merece todos os prêmios que ganhou e muitos que virão.
Se percebe que foi uma intensa pesquisa de muitos anos e locais onde foi realizada.
O primeiros capítulos mostra a biografia de Luiz Gama e como ele se tornou o principal abolicionista e herói nacional.
Eu não gosto de ler sobre direito achei que o capítulo dedicado ao direito não seria interessante, mas é perfeito. O autor fez uma análise minuciosa das estratégias e argumentos de Luiz Gama para tentar libertar escravizados.
Merece um patrocínio pra tentar chegar a mais pessoas.
Livro extremamente necessário.

ÍNDICE
PREFÁCIO
SOBRE O AUTOR
ABRE-ALAS
PRÓLOGO
NOTA EDITORIAL
INTRODUÇÃO – O PORQUÊ DE UMA HISTÓRIA DO DIREITO

CAPÍTULO I – MUNDO - No labirinto das nações: Luiz Gama e a invenção da liberdade na era do contrabando
1.1 A Bahia de Luiz Gama: o pai, a mãe “e os lugares em que brinquei com as crianças da minha idade”
1.2 O 10 de Novembro de 1840: oito anos de escravidão essa noite
1.3 Do cais do Valongo ao velho oeste paulista
1.4 A São Paulo de Gama: um menino preto na irmandade dos homens pretos do Rosário
1.5 O caminho da liberdade: letramento, fuga e papéis
1.6 Tornando-se livre, tornando-se negro na era do contrabando

CAPÍTULO II – APRENDIZADO - Soldado, amanuense e poeta: primeiro homem de armas, depois homem de letras
2.1 Luiz Gama e os africanos livres em São Paulo
2.2 No baile da política, Gama acaba sozinho na prisão
2.3 Tornando-se amanuense: arquivo local, arcana práxis e conhecimento normativo
2.4 Ferrão e arte: amanuense de dia, poeta de noite
2.5 Revisitando “o suplício de Santo Estevão”: Luiz Gama e a Faculdade de Direito de São Paulo
2.6 Literatura como missão: “a descoberta de Gutenberg” nas mãos de Luiz Gama

CAPÍTULO III – LITERATURA - A imprensa como jurisdição: da crônica forense à literatura normativo-pragmática
3.1 As nove pernas da Justiça
3.2 Cousas do Baixo Império: a crônica forense no Radical Paulistano
3.3 Questão de liberdade: a criação de uma literatura normativo-pragmática em tempos de escravidão
3.4 Questão de competência: Luiz Gama contra os juízes da escravidão
3.5 Questão de honra: a luta pelo direito até as últimas Consequências

CAPÍTULO IV – DIREITO - O conhecimento normativo de Luiz Gama e a produção normativa de liberdade no brasil
4.1 Descer a Serra do Mar: produção normativa de liberdade na comarca de Santos
4.2 Subir a Serra do Mar: produção normativa de liberdade na comarca da capital
4.3 Na quadrada das águas perdidas: produção normativa de liberdade nas comarcas do interior paulista

CAPÍTULO V – TEORIA - Racializar o conceito para radicalizar a luta pelo direito
5.1 No princípio era o verbete: experiência e conceito

CRÉDITO DAS IMAGENS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ÍNDICE REMISSIVO
APÊNDICE

site: https://www.editoracontracorrente.com.br/product/luiz-gama-contra-o-imperio

Fernando516 03/04/2024

Ótimo livro!!!
Merece todos os prêmios que ganhou e muitos que virão.
Merece um patrocínio pra tentar chegar a mais pessoas.
Livro extremamente necessário.

ÍNDICE