As Bruxas do Meu Quintal

As Bruxas do Meu Quintal Pablo Praxedes

Resenhas - As Bruxas do Meu Quintal

Maary 03/05/2024

Sua coragem ditará seu destino
Em certos momentos a leitura ficou um pouco arrastada, mas a partir do momento que você entende que os contos são narrados em períodos diferentes para entrelaçar a história, começa a surgir uma curiosidade e encantamento com o que tudo aquilo significa.

Outro ponto positivo é ler histórias de fantasia ambientadas no brasil. Não há reinvenção da roda, mas os símbolos da natureza são naturalmente inseridos e explicados cada um com seu significado, especialmente o Carnaubal.

Por fim, como faz parte da magia dos livros dizer algo além do que só o que os personagens falam ou fazem, temos uma crítica ao modo de vida de pessoas que dizem seguir uma determinada religião mas recorrem ao auxílio daqueles que condenam. É fácil perceber como a bruxa Salete é marginalizada pela sua crença e a reputação que a antecede por causa da família (as mulheres que viveram sempre isoladas numa mata e detém conhecimento e poder sobrenatural) e ainda sim tem bondade suficiente para ajudar quem se aventura pelo Carnaubal. É preciso coragem para viver aquilo que acreditamos, assumir quem somos e isso se estende tanto para os desafios da vida como no amor vivido pelos nossos personagens.

Mariana 30/04/2024

Muito gosto acompanhar a história da Salete. De como mesmo com o preconceito ela é especial e ajuda a quem chegar de coração aberto e pedir ajuda.
Algumas descrições do carnaubal são um pouco cansativas, mas a história é bem gostosa de acompanhar.

Patty 15/04/2024

O livro tem um desenvolvimento incrível, com personagens cativantes e muita fantasia.

Fiquei um pouco decepcionada com o final, que deixou algumas pontas soltas, mas ainda deixa esperança de que as coisas realmente tenham dado certo.

Oceano 07/01/2024

Muito bom, mas acima disso, cativante.
Eu já tinha lido uma boa parte de As Bruxas do Meu Quintal antes, através dos dois primeiros contos, que foram publicados independentes.
Nele, me encantei pelas peripécias de Salete, e pela reação dela com o Carnaubal, que do ponto de visto de uma bruxa, foi muito fidedigno e verossímil. Também me encantei com as relações através do tempo. Tanto de João e Gustavo, quanto de Luís e Chico. Senti falta, porém, de saber como se desenrolou a história de Luís e Chico depois do que foi mostrado. E falando em sentir falta, não sabemos em nenhum momento o que aconteceu com Laurentina, algo que fez falta na narrativa. Outra coisa, é a carta de Luís. Ela foi inserida como um elemento interessante e foi desperdiçado, em nenhum momento sabemos o que aconteceu dentro do livro. E, como uma última coisa, temos o epílogo, que não explicou nada, inseriu vários personagens e não aprofundou nenhum.
Apesar disso, pela prosa feita por Praxedes, esse é um livro que vale à leitura. Me senti dentro do carnaubal, e olhe que eu nunca vi uma carnaúba, tive que pesquisar no Google!

Kat 16/11/2023

Salete
As Bruxas do meu quintal mostra a história de Salete em 4 contos que se explicam e se conectam no final.

A poção do amor, a botija do fantasma, o feiticeiro verde e o amuleto da vida.

No final, ela consegue salvar o Carnaubal graças a Gustavo, o sunguelo, como ela diz, que aparece em A poção do amor.

Não posso escrever mais e nem conseguiria, pois essa história é uma teia de aranha entre os 4 contos que citei acima, mas no final dá pra entender tudo.

Laís E. 23/08/2023

Livro gostoso de se ler, como uma sequência que faz muito sentido e te envolve na história. amei muito!

Maria14598 30/06/2023

Eu achei divertido, a narrativa é simples, mas bonitinha. Entregou o que prometeu, e eu curti ler ?

Steh 22/06/2023

Acalento
Comecei a ler essa história já com um quentinho no coração, pois minha mãe tem o mesmo nome da protagonista.

Já nos primeiros capítulos achei tudo muito gracioso, é lindo de ver os detalhes da nossa cultura brasileira se misturando com representatividade lgbt, e com conceitos tão encantadores da bruxaria.

Eu, uma adepta a bruxaria natural me encantei várias vezes e pude sentir junto com a Salete muitas coisas, e isso leva o livro a um patamar de sentimento muito gostoso de acompanhar.

Entretanto, como nem tudo são flores, achei algumas partes da narrativa um pouco arrastada, com demasiados detalhes onde não precisava, principalmente onde a gente já sabia o que ia acontecer?

À princípio as mudanças de capítulos como se fossem contos me incomodou um pouco, mas no final tudo faz sentido, inclusive as ligações de todas as histórias.

É uma leitura tranquila, assunto tranquilo e personagens fofos.

Uma representatividade sem julgamentos ou maiores problemas envolvendo o assunto, finalmente ler algo sobre o amor entre dois homens e entre duas mulheres sem preconceito, sem dúvidas, como se fosse sempre assim simples e sem necessidade de explicação é taaao maravilhoso e trás aquela sensação reconfortante.

E eu gostaria de saber como ficou Laurentina, acredito que faltou esse desfecho.

MatthewsVianna 16/05/2023

Foi um a leitura bem leve, mas senti falta de complexidade na escrita do autor. Não sei explicar, mas a narrativa me pareceu muito conveniente. De todo modo, valeu a experiência.

Fica aqui registrada a minha indignação de que só quem participou do financiamento coletivo pôde ler a carta do Luiz.

Vitor16Hq 24/04/2023

O carnaubal
Salete é uma bruxa de 89 anos que mora sozinha no Carnaubal, um pedaço de mata no meio da cidade de saem muitas lendas urbanas.

Tudo muda quando Gustavo, um jovem apaixonado a procura para conseguir uma poção do amor. Ela lhe entrega um frasco com um líquido transparente.

Esse é apenas o primeiro dos 4 atos que narram a história. E ele já fisga nas primeiras páginas. O relacionamento de Gustavo e João é muito bem estruturado, é algo escrito para aquecer o coração, e realmente funciona.

Os dois atos seguintes exploram o passado de Salete, trazendo o sobrenatural para dentro da história, no segundo ato, conhecemos a mãe de Salete, e um jovem que marcou sua vida. Luiz encontra uma botija por causa de um fantasma, esse é um dos trechos que mais gostei do livro.

O último ato, faz um ótimo encerramento para a história, e conecta muito bem algumas pontas.

Uma das coisas que mais gostei, é a ambientação, durante a leitura, era como estar no Carnaubal vendo os personagens enquanto a história acontecia.

Um livro leve, que entrega uma boa leitura do início ao fim.

Andy 14/04/2023

Coração quentinho!
Esse livro é uma lindeza! A escrita característica que te transporta para o lugar, a narrativa com histórias aparentemente distintas mas que se fecham como um quebra cabeça e, claro, Salete ? a protagonista que faz tudo parecer possível.

Há romances, há laços, há aventuras e a narrativa traz isso e muito mais, mas sinto que é um livro que diz principalmente sobre pertencimento e coragem. É muito, muito bonito.

"O amor quando sentido, numa forma tão natural e bonita, precisa ser gritado aos quatro ventos."

Mialle @mialleverso 22/03/2023

É um monte de contos interligados na mesma vibe e no mesmo lugar. Aí como no fundo são contos, acabou me parecendo meio superficial e em alguns desses contos eu realmente não estava entendendo direito o que tava rolando. O primeiro conto mesmo eu não gostei muito. No geral o autor escreve bem, mas esse tipo de narrativa (com um narrador meio que falando com o leitor) não é algo que me agrada muito, mas é realmente um gosto muito pessoal. As histórias são amarradas de maneira bem legal depois e por isso gostei mais.

Melyssa61 09/03/2023

De cara eu não gostei nenhum pouco da história, tanto que fiquei um mês sem tocar nele, mas me obriguei a continuar e a partir da metade eu comecei a gostar, o foco da história não é o romance, mas sim a parte mística, o carnaubal. o plot da história é incrível, é incrível a forma como todas as partes se encaixaram e fizeram sentido no final, esse livro merece ser reconhecido.

Thaissa 23/01/2023

um abraço caloroso
foi o que senti ao terminar a leitura! Escrita fluída e com regionalismos maravilhosos, me senti acolhida pelos personagens e pelos lugares descritos, gostei muito!