O Manual do Mago Frugal

O Manual do Mago Frugal Brandon Sanderson

Resenhas - O Manual do Mago Frugal

FremenJeff 06/06/2024

Divertido
Um homem acorda em uma clareira no que parece ser a Inglaterra medieval, sem nenhuma lembrança de quem ele é, de onde veio ou por que está ali. Perseguido por um bando, mas sem a menor ideia do que fez, sua única esperança de sobrevivência é recuperar suas memórias perdidas, fazer aliados entre os habitantes locais e talvez até confiar no próprio instinto. A única conexão com o seu passado recente é um guia intitulado O manual do mago frugal para sobrevivência na Inglaterra medieval ? MAS o exemplar que deveria guiá-lo queimou durante a viagem. As poucas páginas que ele consegue salvar indicam pistas sobre sua situação. Será que ele conseguirá descobrir o que o levou para essa viagem a tempo de sobreviver?

IzzyNolding 04/06/2024

Não acho que exista meio termo: é ame ou odeie
E eu amei, mas deixo avisado que se vc está procurando o Sanderson épico de Stormlight, vc não vai achar aqui. O que temos aqui é diferente, envolvente, divertido, despretensioso, completamente fora da caixinha e eu amei por todas essas razões. Esse livro é antes de tudo uma COMÉDIA com toques de "confie em si mesmo", depois uma ficção científica com fantasia.

Desde o começo o livro me pegou com a coisa da amnésia, que eu odeio em séries, mas funciona em livros únicos, então vamos aprendendo o que está acontecendo enquanto o personagem também vai aprendendo, o que gerou uma quantidade incontável de gargalhadas. Sanderson fez um personagem que assumidamente está "fake until you make it" pq além de não saber ONDE ele está, ele não sabe QUEM ele é, ir descobrindo o passado do Mago e também as coisas estranhas do mundo foi incrível.

Posso dizer que esse livro é para os fãs de comédias e ficções históricas não tão corretas assim. O autor escreve uma comédia que a completa inaptidão do personagem é a chave das piadas e a sua estranheza com o mundo antigo só melhora a situação. Com um tom irônico e satirizando diversas situações vistas em ficções históricas, esse livro único me encantou. O autor usa e abusa da metalinguagem para trazer o Manual para o leitor, além de ilustrações belíssimas, conselhos legais esquisitos e um manual que não é muito útil.

Pra mim, esse livro tem tudo, tem cenas de ação na medida certa, tem mistério de QUEM é o mago e o que ele está fazendo ali, tem migalhas de romance que só o Sanderson sabe dar, tem uma pontadinha de ficção científica, tem uma aura de fantasia e muito material de "acredite que vc pode ser uma pessoa melhor". E só funciona, eu não sei como, mas funciona. Porém, não indico se vc for um leitor novo do Sanderson, esse livro tem um estilo único que não é o estilo mais usado pelo autor, mas se já conhece e quer ver um lado diferente dele, vai com tudo.

E pontos para o Sanderson, para o ilustrador, para o time gráfico e para todos os envolvidos na parte do Manual pq foram um dos pontos altos dessa experiência. Todo o capricho em escrever as partes absurdas e interessantes do Manual do Mago Frugal em conjunto com as artes que davam vida ao material: 10/10 espero que ele traga mais desses recursos no futuro.

Esse livro não é um Sanderson comum, vc não vaia char caranguejos gigantes, engolidores de metal ou mar de esporos, mas vc vai achar um senso de humor questionável, um mago sem mágica, uma skol sem bravatas e muitas aventuras na Inglaterra que não é tão Inglaterra assim. Com personagem incríveis como sempre, temos um Manual de como não se machucar muito na inglaterra medieval enquanto tenta voltar para o seu próprio lugar, mas e se o seu lugar é onde vc está perdido e não de onde vc veio?

viihast 31/05/2024

"(...) tudo que realmente queremos é viver."
"O manual do mago frugal para sobrevivência na Inglaterra medieval" é mais uma fantasia fantástica de Brandon Sanderson em parceria com Steve Argyle, que realizou as ilustrações do livro.

Uma leitura cheia de mistérios, que te deixa intrigado e completamente imerso na história, a casa capítulo você fica mais curiosa para saber novas descobertas sobre os personagens e as dimensões.

O início do livro já te deixa preso na história, mas o final é surreal, simplesmente sensacional.

O personagem principal da história me fez de trouxa inúmeras vezes, e a cada vez que isso acontecia eu me divertia horrores, muito bom essa dinâmica de "perda de memória" e os achismos do Johnny.

Além de ser um ótimo livro para ser lido, também me parece que esse livro deve ter sido muito bom de se escrever. Apesar de ser um pouco confuso no início, já que o personagem principal perde a memória e vai relembrando durante o livro, é simplesmente maravilhoso, fantástico, tudo o que podemos esperar de um livro do Brandon Sanderson.

"(...) tudo que realmente queremos é viver."

"(...) a magia é mais do que mágica."

"O passado é um lugar brutal, meu amigo. Você pode mudar isso. Mas primeiro, precisa domá-lo."

"Qualquer coisa que decida fazer será certa na sua dimensão ? não deixe que ninguém julgue você."

"A vida não é só uma questão de sorte."

"A vida não é como jogar dados, onde o próximo lance tem a mesma chance de ganhar do que o último. Na vida real, você perde um pouco e isso faz com que você se pergunte se merece perder. Você fica nervoso, comete erros, exagera para compensar. Isso faz com que perca mais, então isso acumula. Eventualmente, já foi tão longe?"

"A maneira como respondemos a momentos ruins é a única coisa sobre a qual temos controle."

"Nunca sinta vergonha da felicidade."

JP Schneider 28/05/2024

O passado é um lugar brutal. Você pode mudá-lo. Mas, primeiro, precisa domá-lo.
Achei a história bastante fantástica, como muitas que envolvem dimensões paralelas. Gostei da escrita, embora algumas partes fossem confusas. Brandon sempre tem boas ideias para histórias, mas essa se inclina mais para a ficção científica do que para a fantasia.

O início é confuso porque o protagonista perdeu a memória e não sabe nada sobre o mundo em que se encontra. A partir daí, ele começa a entender o funcionamento desse novo mundo e a recuperar algumas memórias. Adorei o sarcasmo dele, especialmente quando diz que "não tem autoestima ou autocontrole, mas tem o povo". Ele age de coração, o que rende momentos bons e engraçados.

Este livro me lembrou o "Guia do Mochileiro das Galáxias" (que ainda preciso terminar de ler). Temos um novo mundo, paralelo a uma Terra futura, com novas raças, magia e muito mais. Essa parte é muito bem escrita e detalhada. Os irmãos deuses também foram interessantes. No entanto, não gostei muito da motivação do vilão, que achei bastante fútil, e a maneira como tudo se resolveu também não me agradou tanto.

Para mim, a sacada de gênio do autor são os trechos em que ele recorre ao manual, apresentando perguntas e curiosidades sobre viagens interdimensionais. A empresa fazendo marketing no meio do livro foi hilário!