, amor,

, amor, Mateus Ântoni Rúbia




Resenhas - , amor,


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Leonardo 20/04/2024

Uma experiência poética
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro , amor , lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Mateus Ântoni Rúbia e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.




Durante uma viagem, dois jovens chamados João e Maria se encontram em um ambiente que mais parecia um sonho do que a própria realidade. É ali que, aos poucos, eles desenvolvem um forte sentimento que parece transcender a realidade. No entanto, enquanto sua conexão cresce, a pandemia global do COVID-19 atinge o mundo.

A consequência do vírus todo mundo já conhece: Distanciamento social, isolamento e quarentena são alguns deles. Uma outra consequência, dessa vez um tanto mais variável e complexa, é a forma como esse momento tão delicado afetou os relacionamentos.



Com Maria e João não poderia ser diferente: O desafio de manter seu relacionamento em meio ao caos e à incerteza, lutando contra os efeitos da pandemia que afetam sua capacidade de estar juntos se faz cada vez mais presente.



Uma das coisas que eu mais gostei na leitura de ,amor, foi a forma poética e digressiva da qual Mateus cria sua narrativa. Os primeiros capítulos do livro são bem descritivos e quase não tem diálogos, nisso nós nos aprofundamos na poesia do primeiro encontro — e isso é muito interessante. Seja no toque, nos olhares, naquilo que sentimos quando conhecemos alguém... tudo isso é explorado ao máximo no início do ,amor,



O que vem em seguida é o que todos nós passamos: O COVID19. Talvez seja nessa parte do livro onde conseguimos nos relacionar em muito com os personagens. A tentativa de tentar emular o toque e o encontro presencial através de redes sociais e videochamadas é um outro ponto que chama a atenção do livro.


O panorama exercido por Mateus atravessa o período pré, durante e pós pandemia; então atravessamos o início do relacionamento, a forma como obstáculos são colocados por circunstâncias externas e a forma como o casal consegue (ou não) contorná-los quando nós voltamos a uma quase normalidade

.

Tudo isso envolto do lado lírico da natureza e das conexões que criamos com outras pessoas. Gostei muito da forma como esses elementos foram arquitetados e são disponibilizados na leitura. Além disso, a edição está belíssima, eu simplesmente amei a arte da capa e também os detalhes da edição do livro — seja na diagramação das páginas ou no acabamento geral da edição.

Por fim, fica a minha indicação! Por mais que o livro tenha o COVID como cenário, o que é explorado pelo autor são as relações humanas e suas truculências, o que torna essa leitura bem universal e super gostosa de ser feita.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1