Além do instinto

Além do instinto Barbara Abel

Resenhas - Além do instinto

Carol Fiquene 17/05/2024

Série, seria melhor não ter sequência.
Pra que fazer a sequência pra ter esse final?!?

Nem sei o que dizer. O livro todo é morno, sem grandes acontecimentos. E quando achei que ia ter um superplot, uma boa reviravolta, acaba desse jeito.

Sério?!? A Nora foi no mínimo ingênua demais, pra não dizer burra. E a vida do Milo?!? Meu Deus!!!

Se era pra escrever uma sequência, que fosse pra tirar o Milo da ignorância, vingar seus pais e dar um final bem ruim pra Tiphaine... mas não!!

O livro é chato de ler e o final, péssimo.
Queria não ter lido!! Seria melhor ter ficado com minha imaginação de uma continuação da história.

Bruh 16/05/2024

Eu gostei muito do primeiro mas esse me decepcionou muito, pra mim q nada foi encerrado, o coitado do milo vai sofrer o resto da vida achando q tudo de ruim no mundo é por causa dele, aff me estresse sei lá tantos pontos ruins, mas gosto da escrita da autora, dinâmica, as coisas acontecem sem enrolação.

Thaty Santos 14/05/2024

Decepcionante
Esse livro tinha tudo pra ser ótimo: corrigir buracos do primeiro livro e dar um final digno aos personagens, mas não...

Que perda de tempo!

Não entendo como algum editor possa ter lido esse livro e ainda concordado em publicá-lo. Nada faz sentido, a história é fraca, maçante e o final é totalmente ridículo.

ijulianalima 09/05/2024

Opinião Pessoal
Eu adorei, mas tem coisas que ficaram inacabadas, outras finais que gostei, algumas escolhas bem burras e no fim a pessoa paga por ela, poderia ter um terceiro livro, mas não teria como ter história com personagem que já finalizou meio que ficaria estranho, maaaas algumas coisas eu precisava de.um final melhor!!! Mas gostei!!!

Jaque - Achei o Livro 01/05/2024

Achei o livro, perdi o sono.
Nessa sequência de Instinto Materno vamos acompanhar novamente o casal do primeiro livro, oito anos após aquele desfecho.
Agora Milo, um adolescente apático, está morando com Tiphaine e Sylvain e vai se apaixonar pela primeira vez com a chegada da nova vizinha.
Nora acaba de separar do marido e foi morar ao lado de Tiphaine com seus dois filhos, casa que foi o cenário de uma tragédia.
As duas mulheres não demoram a começar uma amizade mas o passado de Tiphaine volta com força quando o ex marido de Nora reconhece o o lugar e começa a remexer na estória.

Eu achei esse livro muito ruim. Em todos os sentidos!
A narrativa é tão floreada que chega a ser brega. Os diálogos pobres, o envolvimento entre dois personagens foi forçado e de mau gosto. Parece que foi colocado só poder justificar algumas coisas e ficou totalmente fora de lugar.
Quando peguei esse livro, esperava que autora desse um desfecho para o outro final que foi insatisfatório para a maioria das pessoas, mas ela conseguiu estragar ainda mais. Deveria ter deixado como estava por quê só piorou.
A narrativa entre os dois adolescentes, (13 e 15 anos) se eu não soubesse a idade, pensaria se tratar de adultos. Os pensamentos da menina sobre "os homens" eram ridículos.
Nora - que eu esperava que trouxesse algo de novo para a trama - é uma mulher detestável. Não deu pra torcer nem por ela.
E Tiphaine e Sylvain mais sem graça que água de salsicha. Era tudo tão parado que até torcia pra Tiphaine fazer umas maldades, pelo menos assim melhorava.
Leiam por sua conta. Mas não é um livro que eu vou recomendar pra alguém.

site: https://www.instagram.com/acheiolivroperdiosono/

Ingrid 01/05/2024

Perfeito
O livro explora temas profundos, como a dinâmica familiar, o impacto de eventos traumáticos e a busca por respostas sobre o passado. A narrativa envolvente e cheia de mistério certamente prende a atenção, enquanto os personagens lidam com suas próprias emoções e segredos do passado(ler o primeiro livro Instinto Materno) . A presença do novo vizinho e seu filho adiciona uma camada extra de intriga, levando os protagonistas a confrontar eventos que preferiam deixar esquecidos. É um daqueles livros que nos fazem refletir sobre as complexidades das relações humanas e as consequências de nossas escolhas.

Silvana Aline 29/04/2024

Sério isso? Não estou acreditando. Nora é uma lenda sem fim no mínimo se meu ex marido sugerisse que ocorreu um assassinato na casa eu iria buscar informações. E que final é esse....

Tahsampaio 22/04/2024

AMEEEI E ODIEI?
Como explicar os livros dessa autora? Eu amei esse livro assim como o primeiro, não é um livro com história perfeitinha e final feliz. É uma história brutal, crua e incrível. Me surpreendeu, e com certeza vou procurar mais livros dessa autora. Apenas LEIAM!

jessycah 21/04/2024

Final decepcionante. Fico com a sensação de injustiça sobre os finais dos dois livros dessa história. No primeiro surpreendeu? no segundo ficou uma sensação de ? se fosse pra escrever isso era melhor ter deixado morrer a história no primeiro livro?. O único pagamento pelos erros dos personagens foi o sofrimento. E nem isso foi o suficiente pra mudar as ações/carater deles .

Claudia Cordeiro 21/04/2024

Uma história que ia tão bem ATÉ QUE a autora, dentre tantos finais possíveis, escolheu o PIOR! Mas o que houve?? Tava bêbada? Noiada? Kkkkk! ESTRAGOU o livro!

Daniel de Oliveira 18/04/2024

"Além do Instinto", escrito por Barbara Abel e publicado no Brasil pela Globo Livros, é uma obra que mergulha nas profundezas da mente humana, explorando temas como a maternidade, a culpa e a busca por redenção. A narrativa acompanha a história de Tiphaine e Nora, duas mulheres unidas por um terrível acontecimento que mudará suas vidas para sempre.

A trama é habilmente construída, alternando entre o passado e o presente das personagens, revelando gradualmente os eventos que as levaram ao ponto de ruptura em que se encontram. A autora utiliza esse recurso narrativo para criar uma atmosfera de suspense e tensão crescente, mantendo o leitor intrigado e ávido por descobrir o desfecho da história.

Um dos pontos fortes do livro é a complexidade psicológica das personagens. Tiphaine e Nora são retratadas de forma realista, com suas fraquezas, medos e dilemas morais. A autora não as julga, mas sim apresenta suas motivações e conflitos de forma a suscitar a empatia do leitor, mesmo diante de suas escolhas questionáveis.

O tema da maternidade é abordado de maneira profunda e sensível, explorando o impacto que a maternidade pode ter na identidade e no comportamento das mulheres. A relação entre mãe e filho é explorada em suas nuances mais obscuras, questionando até que ponto uma mãe é capaz de ir para proteger seu filho.

No entanto, apesar de todos esses pontos positivos, algumas ressalvas podem ser feitas. A narrativa em alguns momentos pode parecer arrastada, especialmente quando detalha eventos do passado que não contribuem significativamente para o desenvolvimento da trama principal. Além disso, o desfecho pode deixar alguns leitores insatisfeitos, pois nem todas as pontas soltas são amarradas de forma satisfatória.

Em suma, "Além do Instinto" é um livro que mergulha nas profundezas da psique humana, oferecendo uma reflexão sobre temas universais como maternidade, culpa e redenção. Apesar de algumas falhas pontuais, é uma leitura envolvente e provocativa, capaz de instigar o leitor a refletir sobre suas próprias convicções e valores.

Moises110 15/04/2024

Muito além do instinto, de fato!
Oito anos depois e podemos acompanhar os desdobramentos do chocante desfecho de "Instinto Materno".

Achei muito interessante que, apesar de ser pouco explorada a adolescência do Milo, as questões psicológicas do personagem são bem delineadas e com coesão aos resultados esperados por alguém que passou por momentos tão difíceis logo tão pequeno.

O desandar de outros personagens, também dado as questões de acontecimentos tanto do passado quando no momento presente é algo bem válido. Fiquei extremamente reflexivo com a frase de quarta capa "nenhum crime fica impune por muito tempo" um jogo de palavras interessante e coerente se o leitor souber avaliar as coisas que ocorrem e ligar a frase.

O livro pode decepcionar ao criar a ideia de que tudo será bem esclarecido, mas tem coisas que cabem ao leitor tentar entender e também aceitar que algumas simplesmente não irão ser esclarecidas.

Quanto aos personagens, confesso que não consegui me apegar a nenhum deles como havia feito no primeiro livro, como o David, Laetitia por exemplo. Não tive apego aos personagens antigos que voltam aqui e com relação aos novos eu não diria que detestei ou algo assim, porém eu também não me senti necessariamente apegado a eles.

No geral é uma boa continuação, me deixou tenso em vários momentos e ansioso para saber como as coisas iam se desenrolar. E em termos de gostar mais do primeiro livro ou desse segundo, eu gostei de ambos!