Papers Don’t Lie

Papers Don’t Lie Maeve Hazel

Resenhas - Papers Don’t Lie

rxvenants 25/02/2024

Sem explicação de nada.
ALERTA DE CONTEÚDO: O livro fala sobre abuso parental, tortura, aborto, agressão física e psicológica e menciona abu'so se'xual. Se você é sensível a um ou mais temas, não leia o livro ou leia-o com cuidado.

Eu não esperava muito Papers Don't Lie e ele acabou sendo mais ou menos algo que estava dentro das minhas expectativas.

Embora ele seja fast burn, o tempo do livro é esquisito. Eu geralmente não gosto de livros fast burn, mas aqui ele até que funciona. O problema mesmo são os saltos de tempo esquisitos e as menções de meses, semanas e dias que passaram e na verdade a história parece estar no mesmo ponto. Passou, mas parece que não passou.

O desenvolvimento dos personagens não é muita coisa e eles são meio construídos ao redor de uma só coisa e pensamento (a PP é laços de cabelo e a cor roxa e o PP é a síndrome dele) e não abre espaço pra outras facetas das personalidades deles.

Eu até acho a relação entre os personagens ok, já vi coisas muito piores, mas me incomoda um pouco que eles não tenham mais desenvolvimento intrapessoal (que acaba influenciando suas relações interpessoais).
Por grande parte do livro eu senti que o Kai ficou na mesma e nunca melhorou de verdade. Ele sofre o livro inteiro achando que não consegue salvar a Ray e é isso aí.
Ele fica sem comer e sem dormir e ninguém faz nada, nem mesmo ele.
E quando ele diz sobre sua síndrome pra Ray, ela também não faz nada.

São diversas pontas soltas que não são exploradas no livro.
? O Kai fala de tratamento psicológico, mas nunca é tratado no livro.
? A gente nunca vê com o que ele trabalha.
Nunca é muito bem explicado o motivo dos pais da Ray serem do jeito que são além da justificativa de que eles querem ser ricos.
? A Ray diz que quer liberdade, mas ela nunca sai da casa dela.
? Os protagonistas nunca fazem nada juntos além de conversarem frases prontas de tropes já estabelecidos no mercado, como "toque nela de novo e mor'ra", "quem fez isso com você?" e outros (eles só saíram uma vez pra comprar laços pra ela ? pra variar).
? O Kai fala sobre as mensagens que eles trocam e a gente nem sequer vê isso.
? Não dá pra saber o motivo dos personagens agirem do jeito que agem já que na grande maioria das vezes não há explicação.
? Não sei até agora como o Kai conseguiu colocar o vilão na cadeia sendo que alguns capítulos antes desse acontecimento outro personagem fala pra ele que o cara é da máfia italiana e matar ou prender ele mexeria em muito mais do país e das lições que ele têm. O cara era terrível pelo que a autora colocou e extremamente poderoso, mas ele foi preso depois de um plano mirabolante que a gente nem faz ideia de como funcionou.
O plano do Kai NUNCA é falado e parece meio mágica que ele conseguiu salvar a Ray sem tomar muito no c'u dele.
? Outra coisa que eu não entendo também é que aparentemente o Kai é um bilionário normal (se é que existe isso) e nunca cometeu nenhuma atrocidade, mas aparentemente ele tem contatos até na cadeia que chamam ele de "chefe". Ele conhece gente poderosa, mas o trabalho dele não é descrito então eu não sei como ele conhece essas pessoas.

Eu até estava considerando dar 3 estrelas pro livro pois de tudo, eu achei o romance a parte que mais funcionou (já que é também a parte que a autora decidiu focar e esquecer o resto), mas depois desse final mal explicado que é basicamente a maior quebra de expectativa e de enredo que eu já vi.

E é isso aí, não sei se eu recomendo já que ele tem muita coisa pesada a troco de nada e muita coisa sem resolução, mas enfim.