Os corpos gritam para ninguém

Os corpos gritam para ninguém Amanda Quaresma

Resenhas - Os corpos gritam para ninguém

Gabriel Perez Torres 05/04/2024

Vozes Silenciadas: A Necropolítica e Seus Reflexos na Medicina Legal no Brasil
"Os Corpos Gritam para Ninguém: Uma Análise dos Laudos Periciais da Chacina do Cabula", de Amanda Gonçalves Prado Quaresma, é uma obra crucial e reveladora que lança luz sobre a dinâmica da necropolítica e seu impacto na medicina legal brasileira, particularmente em casos de violência policial contra a população negra. O livro explora a chacina do Cabula, um evento trágico onde vidas negras foram brutalmente ceifadas pela polícia, e o subsequente processo de desumanização desses corpos através dos laudos periciais emitidos pelo Instituto Médico Legal (IML).

Quaresma destaca não apenas o racismo institucional enraizado nas práticas do IML, mas também a maneira como esse racismo molda a produção de "verdades" dentro do sistema judiciário, contribuindo para a perpetuação da injustiça contra a comunidade negra. A autora faz um trabalho notável ao desvendar a complexidade do "mediquês" e "juridiquês", termos que muitas vezes alienam e silenciam as vítimas e suas famílias, tornando-os ainda mais vulneráveis ao esquecimento e à marginalização.

O impacto da obra reside em sua capacidade de articular uma crítica profunda à estrutura social e jurídica que sustenta e perpetua a violência contra negros no Brasil. Quaresma emprega uma metodologia rigorosa, combinando análise documental com uma perspectiva humanizadora das vítimas, algo frequentemente ausente nos discursos oficiais.

No entanto, o livro vai além da crítica; é um chamado à ação para reconhecer e confrontar as injustiças sistêmicas e buscar reformas significativas no IML e no sistema de justiça criminal como um todo. Quaresma nos desafia a questionar quem são os verdadeiros beneficiários da "ordem" que essas instituições afirmam manter, e a considerar os custos humanos dessa ordem.

"Os Corpos Gritam para Ninguém" é, portanto, uma contribuição essencial para a literatura sobre racismo, violência estatal, e justiça social no Brasil. É uma leitura obrigatória para aqueles que buscam compreender a profundidade e o impacto da violência policial e da injustiça racial, bem como para aqueles que aspiram a uma sociedade mais justa e equitativa.