Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

ly blackthorn 06/06/2024

Nadando na depressão
Eu me senti impactada lendo esse livro, os sentimentos que ele traz, a escrita poética e a melancolia dos acontecimentos. Eu me senti no mar raso durante o livro todo, e no capítulo 7 foi uma onda inesperada, simplesmente chorei como um neném. Sem dúvidas vou guardar pra sempre no meu coração.

JMartini 06/06/2024

Nadando no escuro
Nadando no escuro é um livro que carrega um romance realista, um livro com discussões políticas muito importantes.
É uma história cativante e sensível, com uma escrita linda e poética.
Fala muito sobre descobrimentos e amor!

Alice2484 05/06/2024

É bom
Fui com bastante expectativa nesse livro, achei que fosse algo pra me fazer chorar? É uma história redondinha, cativa um pouco, mas não prende como eu imaginava.
Achei o começo bem arrastado, na metade o livro começa a ficar interessante, mas pro final eu achei bem fraco. Achei muito mais do mesmo.

Babi Nole 04/06/2024

Parei de ler esse só por falta de tempo mesmo, porque estava amando. Retomei a leitura hoje e terminei . Esse livro é muito bom, a escrita é incrível, o enredo é ótimo, as referências históricas , os fatos que são plano de fundo da história são retratados de forma correta e se relacionam profundamente com a história, recomendo imensamente. Meu único ponto negativo é a rapidez com a qual o romance engatou

st4rberry 04/06/2024

?Lá estava um livro que parecia ter sido escrito para mim.?
Esse livro foi uma viagem agridoce até os confins da mente do protagonista. a sensibilidade na forma em que os sentimentos e conflitos internos dele são descritos e abordados durante a trama me cativaram como nenhuma obra desse gênero havia antes.
basicamente, o livro alugou ? e vai alugar por um bom tempo ? um triplex completo na minha cabeça.
nadando no escuro é além de tudo, uma história sobre crescimento e medo, duas coisas que andam juntas. ludwik desbrava caminhos nunca antes tomados, desafiando sua forma de pensar e nadando no escuro de forma literal.

bluelio 04/06/2024

Possibilidades desperdiçadas
Um livro cheio de possibilidades, muito bem escrito e poético. O autor é talentoso, mas a história encerrou de forma muita brusca e me deixou com a sensação de que faltava muito pra se completar, não tenho problemas com finais aberto, mas aqui se clama por uma continuação e o autor deveria pensar em escrever uma...

Jessica.Marine 04/06/2024

"Não podemos carregar nossas mentiras para sempre. Mais cedo ou mais tarde, somos forçados a encarar a escuridão delas."

Fepais 03/06/2024

A dor de um amor proibido
Nadando no escuro carrega a dor de um amor proibido. Eles são proibidos de amar e ser amados. O impacto de um amor juvenil que nunca pode ser completo.
É um relato real e muito triste em um livro bem curtinho, mas que não tira o real peso da situação.
Até gostaria que fosse maior para ter um maior desenvolvimento e mais partes da história, mas isso não afeta muito a leitura.

Maria4735 03/06/2024

Amores proibidos e escolhas
O que dizer sobre "Nadando no Escuro"? Perfeito. Incrível. Emocionante. Triste. Real. Reflexivo. Todas palavras que expressam muito bem os sentimentos que tomam você ao ler essa obra.
É um livro tão pequeno, mas com tanto peso... talvez galgando espaço para ser um clássico moderno.
Fala sobre amor, mas também sobre perda, adequação, e medo. Mostra sobre como era viver na Polônia no final da URSS e como era ser, na visão da época, um criminoso, apenas por amar alguém do mesmo sexo.
Altamente recomendado para qualquer um, mas deixo aqui a dica: leia "O Quarto de Giovanni" primeiro.

Rafael Persan 03/06/2024

Pra quem gosta de ler e chorar
O amor juvenil pode ser doloroso. Mas não estou falando de um desencontro amoroso, e sim da dor que é amar uma pessoa do mesmo sexo e não conseguir o retorno necessário por medo, por retaliação ou, como no caso de "Nadando no escuro", por proibição. Na época e no país onde se é ambientado o livro, era proibido amar e ser amado por uma pessoa do mesmo sexo. Por este e por inúmeros outros motivos, a história me fez chorar e me fez lembrar do início da vida adulta, mas também me trouxe paz ao coração porque as coisas são "mais fáceis" hoje em dia - aspas em mais fáceis. Leitura fundamental!

Roger73 03/06/2024

Amor e circunstâncias.
Quando crianças é nos ensinados que “o amor e a coisa mais forte deste mundo” aponto de aquecer um coração congelado, alguns podem dizer. Essa afirmação pode ser verdade até ser colocado contra a realidade e circunstância das suas realidades.

Mateus 03/06/2024

Melhor do que eu esperava
Esse foi com certeza (até agora) a melhor surpresa do ano .. que livro bom! Leitura fluida, tocante, emocionante e de uma sensibilidade imensa ... Recomendo demais ... Primeiro favoritado do ano

lequeer 02/06/2024

Eu achei o livro muito bom mesmo, muito bem escrito e a história muito bem pensada. Os fatos históricos são passados de uma maneira interessante e de uma visão diferente da que eu conhecia, eu me senti ouvindo uma história, de uma pessoa mais velha que viveu em tempos inimagináveis. O livro é devastador, mas eu não consegui me apegar aos personagens da maneira que eu geralmente gostaria? não sei, achei a história rápida, e pra ser sincera, adoro livros longos e detalhistas. Apesar de tudo, é um livro ótimo, uma história muito bem elaborada, minha única crítica é ela não ser maior, acho 237 paginas mt pouco pro potencial q ela tem. É um ótimo livro e sem duvidas recomendo mt