O que poderia ter sido

O que poderia ter sido Holly Miller

Resenhas - O que poderia ter sido

Thiago 14/03/2024

Foi um ótimo entretenimento, mas fiquei cansado do meio pro fim.
É fluido e ótimo pra quem está de ressaca.

MariChalamet 28/03/2024

Entendo muito quem não gostou, a personagem é muito indecisa no âmbito amoroso no começo, quando me irritou eu percebi que eu agiria igual? o livro prende muito, te deixando curioso pra ver o que acontece na outra versão, confesso que fui team Max e o final me chocou.

Cris 14/03/2024

O que poderia ter sido
O livro começa com uma escolha que Lucy precisa fazer: FICAR onde mora e tentar a carreira de escritora ou PARTIR para Londres e seguir a carreira de publicitária; em casa um dos caminhos Lucy terá um amor e arcará com as consequências de suas escolhas que envolverão família, trabalho, segredos e relacionamentos.

Fui arrebatada pela história, os dois caminhos são igualmente fascinantes e tudo que queria era saber o que aconteceria. Foi incrível ver como as escolhas da protagonista impactaram não só a ela, mas também a vida de quem ela se relacionava.

O genial do livro são as camadas da história que vão muito além do romance de Lucy com Caleb (ficar) ou Max (partir), pois mostram como ela evolui como pessoa e enfrenta seus medos e, principalmente, como têm situações que acontecerão independente do caminho escolhido.

"O que poderia ter sido" é um livro para pensar, torcer, chorar e ficar com o coração quentinho, pois tem um pouquinho de tudo - romance, drama, um tiquinho de mistério e o final mais bonito que li nos últimos tempos.

Caso você tenha lido Em Outra Vida Talvez da Taylor Jenkins Reid, que tem a mesma proposta de enredo, posso garantir que este é sua versão adulta.

Por fim, a impressão que tive durante a leitura é que tinha um caminho que parecia mais certo que o outro, se você leu, me chama que eu te conto ?

Para quem gosta de romance que vai além de uma história de amor.

Eu Recomendo
Sophie 19/03/2024minha estante
qual você acha que teria sido o caminho mais certo? acabei de terminar o livro.

Cris 19/03/2024minha estante
Vou te responder por mensagem pra não dar spoiler sem querer

Mônica 25/03/2024minha estante
Terminando de ler... depois te chamo pra comentarmos.

Ra 13/04/2024minha estante
Me fala tambem Cris? É mais legal que Em outra vida talvez

Cris 13/04/2024minha estante
Só me chamarem:)

Agatha.Richele 14/04/2024

Começo dizendo que o meu favorito é o Caleb.
Me identifiquei bastante com a personagem, o que é um pouco estranho. O livro é bom, mas senti que ele foi perdendo o sentido no final das coisas.

Daniela 25/03/2024

Ficar ou Partir?...
Ficar ou Partir? Lucy tinha que tomar uma decisão quanto ao rumo a tomar na sua vida. Após se despedir, foi a um bar onde conheceu Caleb, mas, após pouco tempo de conversa, viu Max ao longe, um antigo namorado que considerava ser a sua alma gémea.
Ficar em Shoreley ou partir para Londres? Conhecer melhor Caleb ou reaproximar-se de Max? Continuar a morar com a irmã e a família desta ou ir morar com a amiga Jools?
A autora parte dessas decisões e a partir daí passa a mostrar a perspetiva das 2 vidas.
É muito interessante imaginar como a nossa vida poderia ter sido diferente se ao longo do caminho a escolha tivesse sido outra. O que estaria a fazer e com quem estaria? Onde estaria a morar?
Através da visão da Lucy, conseguimos visualizar as semelhanças e as diferenças a partir de uma única escolha que mudou tudo. Como uma decisão pode alterar o curso da vida de várias pessoas.
Ao longo da maior parte da história, uma das vidas foi a mais real para mim, embora a certa altura acabei por aceitar ambas como realidade.

É muito interessante e provoca várias reflexões. A dada altura torna-se um pouco cansativo, mas vale muito a pena.

Cristiane Haag 07/03/2024

Ficar ou partir...
Acho que esperei um final diferente, esperei uma conclusão se afinal Lucy tinha afinal escolhido ficar ou partir, mas acredito que o que autora quis nos passar é que cada uma das nossas escolhas tem vantagens e desvantagens. Foi bom, só não perfeito como Quando te vejo.

P.S: pra mim faltou entender no "FICAR" se tbm existiu o lance com a Tash e a Lucy não ficou sabendo?
Se alguém pegou dps deixa aqui pra mim pff.
Thay 21/03/2024minha estante
No ficar o ocorreu sim, porém ela não descobre

Thay 21/03/2024

E se?
Vários momentos da vida nós perguntamos: E se? E se tivesse feito aquilo? E se tivesse escolhido isso? E se tivesse mudado de emprego?
Esse livro mostra como algumas decisões podem mudar o rumo da nossa vida, e as vezes afetam até a vida daqueles que estão em nossa volta.
Em relação aos personagens gostei da Lucy com o Max, achei mais maduro. Ela com o Caleb não é ruim, porém em diversas situações achava ela infantil, querendo apagar o passado do cara, quando ela tem um passado que toda hr pensa.
Achei a Irmã dela insuportável e egoísta.
Valeu a leitura 4/5

Ariane 01/04/2024

Interessante imaginar tudo o que poderia ter sido!
Demorei demais pra ler esse livro por alguma razão que não consigo identificar, já que gostei muito dos caminhos que a história leva.

As duas linhas paralelas da vida da Lucy são bem diferentes, mas é realmente muito interessante entender o efeito borboleta, e que existem coisas que estavam destinadas a acontecer mesmo, e outras que não.

Até agora não sei se sou team Max ou Caleb kkk a gente sofre junto com a protagonista! No final, ainda acredito que a Lucy estava destinada a ficar com uma pessoa específica... Quem leu vai saber! E na linha do tempo "ficar" a única coisa que me incomodou foi a Lucy nunca ter descoberto o segredo a Tash e do Max (não vou dar o spoiler), achei sacana kkk

Fora isso, leitura gostosa, emocionante, bastante drama familiar, realista! Recomendo!

Jessica.Virgens 02/04/2024

Esse livro é 5 estrela para muita gente, não tenho dúvidas, a escrita é boa, a proposta é legal, a história é interessante...

Mas não funcionou para mim.

O livro no contexto geral é bem legal, mas a Lucy é extremamente imatura. Por diversas vezes me senti lendo um New adult, porém ela é uma personagem em torno de seus 32 anos.
Seus pensamentos e atitudes de ciúmes se repetindo e insistindo em diversos momentos foi muito cansativo e o problema dela em fazer terapia me deu nos nervos.
Os mocinhos, em contrapartida, são bem escritos, tem personalidades bem diferentes, mas são maduros, apaixonados e determinados. Tratam a Lucy muito bem a todo momento.

Quando o livro começa a ficar bom e a personagem principal apresenta pontos de maturidade, volta a desandar... Em uma linha do tempo, nada de terapia, a forma do amor cura os traumas... Não gosto.
Na outra, uma resolução, na minha opinião, desnecessária, que reforça a imaturidade dela e pior, utiliza de recursos como uma boia salva-vidas para Lucy seguir em frente.

Definitivamente não funcionou para mim.

Essa é a melhor forma que posso falar sem dar spoilers do final.

Recomendo? Sim. Mas vai depender do seu perfil de leitura

E espero que seja Lucy o nome da protagonista, porque eu sou mestre em esquecer e eu não voltei no livro para olhar. ?

mariana 03/04/2024

Eu gosto muito de histórias "o que poderia ter sido?" pq, bom, sou uma jovem querida ansiosa que passa 20h/dia pensando "e se?". então, quando li a premissa desse livro, esperava algo meio "em outra vida talvez", mas fiquei feliz que não foi.
a questão desse livro, pra mim, é a frase "o que tiver que ser seu, vai achar o caminho pra você". eu sou desacreditada demais no destino, alma gêmea etc mas foi muito legal ler que fatos aconteceram nas duas escolhas de vida (os pais no retiro espiritual, a melhor amiga e o cara que se muda). no fim, estou me acostumando a acreditar que "tudo que é seu vai vir pra você" e foi bem legal ler isso num livro.

NO ENTANTO, de que adianta fazer livro mostrando o desenrolar de duas escolhas se uma é um conto de fadas e outro é o inferno?
a vida dela com o max é completamente fora do personagem. ela mal foca no livro, ela trabalha igual uma corna (tal qual no primeiro trabalho), entre outras mil coisas. fica muito fácil acreditar quem é a alma gêmea dela se um cara fornece uma realidade linda e maravilhosa e o outro é o completo oposto!!!!
acho que faltou desenvolver melhor.

fora isso, boa leitura, fiquei envolvida e esqueci da vida 10/10

Mari 10/03/2024

O ?em outra vida talvez?? que deu certo!
Fiquei impactada.
a gente sempre pensa muito nos ?e se? da vida e esse livro faz a gente pensar sobre tudo isso.
eu gostei muito de ambos os finais, eram certos para tudo aquilo que ela viveu nas duas realidades, e acho que esse ?final feliz? da pra gente a esperança de que tudo tem que ser da forma que é! gostei mt mt

malunevs 27/03/2024

Ficar ou partir?
Me lembrou bastante Em outra vida, talvez? da TJR.

Sinceramente, gostei muito da narrativa. Fiquei o tempo todo esperando pelo pior, senti que estava tudo perfeito demais (e logo veio o baque).

Me apaixonei pelo Max, me decepcionei e perdoei. E também me apaixonei pelo Caleb.
Torci pelos dois e não sabia qual escolher.
Me lembrei de uma coisa que ouvi uma vez: existem amores da vida e amores para vida e esse livro conseguiu demonstrar isso de um jeito muito forte.

Fiquei arrasada com a morte do Max, chorei horrores e fiquei com aquela sensação de que o personagem poderia te vivido mais com a filha e a nova família. Ele merecia isso pela infância que teve ?.

Mas também fiquei feliz com o final, que deu a entender que o amor da vida dela, na real, também é o Caleb.

Juliana ;* 14/04/2024

Dois grandes desafios
Um livro que escolhe nos contar duas possibilidades na vida de uma mesma pessoa, tem dois grandes desafios.

O primeiro é desenvolver uma protagonista carismática e interessante o suficiente para ocupar duas narrativas sem que você fique enjoada ou cansada. Isso, pois quando acompanhamos a história de um protagonista em uma possibilidade apenas, vamos acompanhando o processo de amadurecimento dele ao longo do tempo. No caso deste livro, a fase imatura dura o dobro.

Outro grande desafio é apresentar duas histórias que não sejam tão rasas, mas que também não sejam tão complexas, porque você não vai conseguir se apronfudar nas duas de maneira equilibrada e isso pode gerar uma sensação grande de frustração, principalmente se essas duas histórias não possuírem finais individuais e se no final das contas, os dois caminhos levassem para um destino só.

Comigo não funcionou tanto assim (teria funcionado menos ainda se o meu personagem favorito fosse o outro), mas tenho certeza que funcionará para muitas pessoas.