O que poderia ter sido

O que poderia ter sido Holly Miller

Resenhas - O que poderia ter sido

Mari 10/03/2024

O ?em outra vida talvez?? que deu certo!
Fiquei impactada.
a gente sempre pensa muito nos ?e se? da vida e esse livro faz a gente pensar sobre tudo isso.
eu gostei muito de ambos os finais, eram certos para tudo aquilo que ela viveu nas duas realidades, e acho que esse ?final feliz? da pra gente a esperança de que tudo tem que ser da forma que é! gostei mt mt

malunevs 27/03/2024

Ficar ou partir?
Me lembrou bastante Em outra vida, talvez? da TJR.

Sinceramente, gostei muito da narrativa. Fiquei o tempo todo esperando pelo pior, senti que estava tudo perfeito demais (e logo veio o baque).

Me apaixonei pelo Max, me decepcionei e perdoei. E também me apaixonei pelo Caleb.
Torci pelos dois e não sabia qual escolher.
Me lembrei de uma coisa que ouvi uma vez: existem amores da vida e amores para vida e esse livro conseguiu demonstrar isso de um jeito muito forte.

Fiquei arrasada com a morte do Max, chorei horrores e fiquei com aquela sensação de que o personagem poderia te vivido mais com a filha e a nova família. Ele merecia isso pela infância que teve ?.

Mas também fiquei feliz com o final, que deu a entender que o amor da vida dela, na real, também é o Caleb.

Dani 06/04/2024

Somos a soma de nossas escolhas?
Esse livro foi escrito de maneira tão sensível que me impactou muito. Os personagens são reais, cheios de defeitos e decisões erradas. Muito interessante a premissa de contar a história de Lucy se ela tivesse escolhido ficar e conhecer uma pessoa nova ou se ela mudasse e desse chance para o ex namorado que não via a 10 anos. Muito engraçado como apesar da escolha inicial ser diferente, de uma maneira ou de outra, a chegada caminha para algo parecido. Entretanto, um caminho é cheio de aprendizagem, crescimento pessoal e emocional de Lucy, perdão e maturidade. Acho que não é porque o caminho se tornou mais difícil que necessariamente é o errado. A vida é feita de escolhas, e que bom que temos a certeza que independente de qual escolha fizermos, temos uma vida inteira pra recomeçar, aprender e principalmente se perdoar!!

Mariana.Margato 14/04/2024

Achei a proposta do livro diferente dos que eu estou habituada a ler. O fato de ser duas histórias dentro de uma me fez ficar pensativa sobre como as atitudes que tomamos moldam nossa vida.
Toda ação tem uma reação e não significa se seja certo ou errado?apenas diferente.

Demorei um pouco para engrenar na leitura mas que bom que persisti pois no final valeu a pena

brinadonadon 12/03/2024

Poderia ter sido incrível, mas não foi.
A ideia do livro é muito boa. A princípio, pensei que podia ser algo parecido com "Em Outra Vida Talvez" da Taylor Jenkins Reid, mas logo quando ela começa a se aproximar de Max, senti que eles não eram tudo aquilo que ela achava e que era um relacionamento que funcionava no passado, pra quem eles eram quando jovem adultos, e não no futuro.

????ALERTA SPOILER????

E foi ai que o livro começou a desandar para mim. Não gostei do desenvolvimento. Quando a Lucy decide ir para Londres, senti que ela abdicou de muita coisa para se encaixar no mundo do Max. Eles não eram compativeis e não estou nem entrando na questão dele ter traído a Lucy com a irmã dela - o que foi grotesco. A própria Lucy em vários momentos não se reconhecia, não sentia que aquela vida era, de fato, a vida dela. Ela que sempre acreditou em destino, sabia que ela e o Max não estavam predestinados a estarem juntos. E ainda que nessa perspectiva dê a entender que o seu futuro depende somente de suas escolhas, ainda passa a mensagem de que quando algo é para acontecer, vai acontecer, independente das escolhas que você faça - como é o caso dela e do Caleb. Mesmo depois de anos, do Max morrer (isso aqui foi completamente desnecessário pra história), ela engravidar e estar em um trabalho que mesmo não sendo seu sonho, ela amava, o caminho dela e do Caleb se cruzaram da mesma forma.

Não acho que precisava de todo esse desenvolvimento com o Max. Ficou chato e sem sal. Eles poderiam ter tido o encerramento deles e então, ela mostrava o Caleb e Lucy se conhecendo, de uma outra forma, mas se apaixonando mesmo assim.

Eu estava muito entusiasmada com o livro, principalmente depois de achar que em ambos cenários ela ficaria com o Caleb, mas então a autora estragou tudo investindo em um relacionamento que ela mesmo enterrou. Ficou incoerente, passou a sensação de que na verdade, Lucy só estava se iludindo, tentando resgatar uma relação que não existia mais. A autora nem ao menos tentou desenvolver o relacionamento deles de uma forma que fizesse o leitor se apaixonar por eles, que quisesse eles juntos, ela colocou várias frases e situações que davam a entender que a Lucy mesmo feliz, não estava no lugar que deveria.

De qualquer forma, dei três estrelas. Gostei bastante do Caleb e de como o relacionamento fluiu. Mas esperava muito mais do desenvolvimento porque realmente gostei da ideia.

lorenascimenezes 01/05/2024

Perfeito!
Livro perfeito! Chorei demais nesse livro. História incrível. Me apaixonei pelos personagens e fiquei furiosa em algumas situações.

Larissa 15/05/2024

Leitura leve, às vezes até demais
Fazia um tempo que eu não lia esse estilo de livro, então não sei se o livro só não faz mais o meu estilo ou se a história é realmente meio parada.

Eu até li rápido, parecia um filme de romance da Netflix (inclusive poderia virar um) mas senti que faltou mais emoção da história.

A reflexão proposta pela questão das decisões na vida está lá, mas não sei... só não me pegou muito. Acho que tem muitas pessoas muito boazinhas, acho que foi isso, não sei. E talvez essa seja a intenção e tudo bem. De qualquer forma, é um bom livro para ressaca literária.

Beatriz.Seigneur 16/05/2024

E se?
E se tivéssemos seguido pela outra opção?
Mudaria essencialmente tudo?
Mudaria o mais importante, significativo?
Como isso alteraria o nosso redor?
O que é para ser, será de uma forma ou outra?

É disso que se trata o livro.

Deu ressaca literária.

É claro que tenho meu final preferido.

Não gosto de dor, sofrimento, términos definitivos.

Ally 26/05/2024

Dois caminhos, duas escolhas e a descoberta de si mesma.
O livro é repleto de pontos altos que nos fazem parar e pensar sobre momentos e situações na vida e suas consequências. Há reviravoltas inimagináveis que me pegaram e me fizeram prender a respiração e falar: "o quê? Não acredito. Não pode ser!"
Amo livros assim, que a história nos prende e precisamos desesperadamente saber o que vem a seguir.
Personagens muito bem construídos, com descrições incríveis de todo o cenário e na medida certa. Confesso que a Lucy me irritou em alguns momentos, quando a autora pegou determinada situação e "jogou do nada" no meio de um trecho que pra mim, não fez sentido, afinal, o outro personagem não havia deixado o "elefante rosa" no meio da sala entre eles dois. Mas nem isso deixa a história menos interessante e gostosa.
Um livro que trata de assuntos bastante atuais e que precisam ser falados, traumas, consequências de certas escolhas, traições e aquele dilema que todos nós passamos quando desistimos de algo: "e se eu tivesse...". "E se" está bem presente e nos faz refletir sobre várias questões.
É uma leitura inteligente e personagens que poderiam sim, ser parte da nossa vida real, pois são tão reais que poderiam ser aquele nosso amigo, vizinho, irmão... algum deles vai lembrar alguém que passou ou está na sua vida.
Eu mesma me vi em várias situações. Lucy com seu sonho de escritora, com seu romance mal resolvido. E escolhendo entre 2 caminhos, 2 escolhas.
Juro, você não pode deixar de ler.
Nota: 4,5/5. ????????