Comendo com medo Elisabeth Karin Rymer-Rythén

Resenhas - Comendo com medo

AmyLivros 04/06/2024

Resenha @Amylivros I Bookgram e Booktok
Essa é uma HQ extremamente sensível, mas que de forma clara e até que descontraída, consegue trazer visibilidade para um tema tão importante que são os transtornos alimentares. É uma HQ que eu recomendo bastante, especialmente para um público mais jovem.

cathcostani 04/06/2024

O quadrinho é na verdade, uma autobiografia da ilustradora, e ela passa por dificuldades como o divórci0 dos pais e as notas baixas nos colégio, e além de outras coisas fazendo a autoestima dela ficar do zero, e aí surge uma criatura chamada Nore.
A leitura dessa obra é extremamente importante e necessária, ela mostra que o caminho para combater o transtorno aliment4r com ajuda psicológica e uma rede de apoio. E também vamos ver a leitura da Elizabeth pela se afastar desse distúrbi0, e ela não tem capítulos, mas é dividida em duas partes.
A escrita da autora é fluída, simples e explicativa, e a minha leitura da HQ foi rápida e curta, mas curti bastante as ilustrações da designer.
O epílogo dela explica bastante os que são distúrbi0s, e mostra a mente da própria protagonista.
O desfecho da narrativa me de um pouco de alívio, já que a personagem principal s0freu muito durante a história, e super indico esse graphic novel para quem está numa ressac4 literária.

leiturasdaursula 27/05/2024

Sensível e necessário
Esta é uma obra gráfica sensível e evocativa, criada pela talentosa Elisabeth Karin Rymer-Rythén. Nascida em Estocolmo, Suécia, Elisabeth é uma autora e ilustradora reconhecida por seu trabalho introspectivo e profundamente humano. Em "Comendo com medo", ela explora um tema universal e, ao mesmo tempo, profundamente pessoal: transtornos alimentares.
O quadrinho desenrola-se ao redor da protagonista, a jovem Elisabeth que não está conseguindo lidar com suas ansiedades e medos cotidianos. A história é apresentada de forma não linear, com flashbacks e cenas oníricas que entrelaçam a narrativa presente com memórias do passado. Através de um traço delicado e expressivo, a autora constrói um mundo visual onde a protagonista se apoia em uma forma monstruosa e abstrata, a Nori, para tentar lidar com suas inseguranças.
O título é uma metáfora poderosa para as refeições diárias que se tornam rituais de confronto interno. A autora utiliza o ato de comer como um símbolo das lutas constantes e silenciosas que a protagonista enfrenta. As refeições, momentos que deveriam ser de prazer e nutrição, tornam-se batalhas contra a presença onipresente de Nori.
Rymer-Rythén utiliza uma paleta de cores fria e sombria, acentuada por toques vibrantes que destacam momentos de esperança e superação. As ilustrações transmitem uma sensação de vulnerabilidade e resistência, capturando perfeitamente a essência da luta interna contra os demônios pessoais.
Esta narrativa não oferece soluções fáceis ou finais felizes e simplistas. A obra é uma meditação sobre a coragem de enfrentar os próprios medos, encontrar momentos de paz e continuar avançando, mesmo quando a sombra do medo parece insuperável.Este é um quadrinho que ressoa profundamente com qualquer leitor/a que já tenha enfrentado suas próprias ansiedades

Diogenes Ternero 26/05/2024

Uma HQ com uma mensagem poderosa!
Comendo com Medo é uma HQ que apresenta uma mensagem poderosa e uma reflexão profunda sobre como confrontar os monstros que criamos.

Elisabeth Karin apresenta uma história sensível, inspirada em uma fase de sua vida, abordando temas relevantes que afetam adolescentes, promovendo reflexões sobre os diversos desafios que enfrentam. Embora o foco principal seja nessa faixa etária, a HQ também estabelece uma conexão significativa com os adultos.

O tema central da história é o transtorno alimentar, com destaque para a anorexia, uma doença que se caracteriza por hábitos alimentares prejudiciais. Diante da pressão imposta pela sociedade quanto aos padrões da beleza corporal, os adolescentes enfrentam uma carga de pressão imensa, principalmente por conta da transformação do corpo.

Atualmente, com a força das redes sociais, essa pressão se intensifica. O perigo do padrão imposto, aliado aos comentários cruéis dos valentões virtuais, pode causar danos devastadores na vida de qualquer pessoa.

É nesse contexto que a autora nos apresenta esta história, na qual a protagonista é guiada pelo monstro Nore, que elabora um plano para ela seguir. Entre as diretrizes desse plano estão evitar alimentar-se adequadamente e realizar exercícios físicos com excesso. Inicialmente, o monstro parece oferecer a Elisabeth o conforto que ela tanto almeja, mas no decorrer do tempo isso revela-se criar problemas complexos para serem solucionados.

A HQ possui um desenvolvimento incrível, onde cada detalhe é tratado com cuidado. As ilustrações desempenham um papel crucial e, em muitos momentos, comunicam mais do as palavras. O uso do sistema de cores para retratar as diferentes fases e experiências pelas quais a Elisabeth passa é simplesmente genial.

Não é fácil falar sobre os monstros que criamos, pois isso nos deixa completamente sensíveis. No entanto, nesta HQ encontramos uma abordagem que ressalta a importância de enfrentar questões complexas como essa. Uma leitura altamente recomendada!

Se você estiver passando por uma situação parecida, procure ajuda especializada com auxílio de alguém próximo.

site: https://www.instagram.com/vagalumenerd/

Andressa.Adarque @meuladoleitora 25/05/2024

Uma HQ linda e super necessária!
Lidar com alguns monstros internos pode ser mais difícil do que imaginamos.

Ao ler “Comendo com medo” percebi o quão necessário e importante é falar sobre esse tema.

Em forma de uma HQ belíssima, mergulhamos na história de Elizabeth no auge de sua adolescência tendo que enfrentar um enorme monstro interno. No início parecia até inofensivo, mas com o tempo foi tomando uma proporção imensurável em sua vida a ponto de não ter mais controle de nada.

Com uma escrita leve e envolvente a autora aborda de maneira sensível e informativa os transtornos alimentares, com foco especial na anorexia. A narrativa combina elementos de autobiografia e pesquisa que proporcionam uma visão profunda e empática dos desafios enfrentados por aqueles que lutam contra esses transtornos.

Acompanhar a trajetória de Elizabeth foi emocionante, me conectei facilmente com suas emoções e batalhas, onde pude compreender cada nuance de quem lida com algo assim.

Essa obra não apenas retrata a complexidade desse transtorno, como também, acaba sendo um fator de acolhimento, desmistificando muitas crenças e trazendo luz para o caminho das pessoas.

A inclusão de informações sobre tratamentos e terapias oferece esperança e recursos para aqueles que possam estar lutando com questões semelhantes ou conhecem alguém que está.

Ao finalizar essa leitura percebi que é possível ressignificar a causa e viver sem essas amarras.

Deixo aqui meu carinho e compreensão a todos que vivenciam essas lutas.

Procure por pessoas ou instituições que possam te ajudar e que possam segurar sua mão nessa jornada. Você não está sozinho (a)!

É com muito carinho que super recomento essa obra, mais que necessária, a todos!

Nina Souza 24/05/2024

Um quadrinho extremamente necessário
A pior batalha é a que acontece em nossa própria mente. Todos lutamos, diariamente, com monstros invisíveis. Alguns dias, perdemos. Outros, vencemos. Alguns dias os monstros são silenciados, anestesiados, reprimidos... evidenciados. No entanto, todos sabemos o quão difícil pode ser falar sobre os nossos monstros. Não é fácil. Nunca vai ser – e quando surge a oportunidade de indicar e ecoar uma voz que faz isso com tanta sensibilidade e responsabilidade, é como se uma etapa da luta fosse vencida para todos nós.

Diariamente somos bombardeados de informações, de preocupações, de sobrecargas sensoriais e com Elisabeth não foi diferente. Vivendo em uma época vulnerável que é a adolescência e suas mudanças, a garota vive um turbilhão de emoções que a instabilidade faz com que surgisse algo que pudesse controlar: a quantidade de comida.

Vícios são tentativas de retomar as rédeas e o controle de nossas vidas, e nem sempre essa realidade é visível para todos: ansiedade, autoexigência, sensação de descontrole, baixa autoestima, ansiedade, insegurança, traumas geram a necessidade da busca de aceitação de um padrão estético forçado por uma sociedade em que num momento te parabeniza e no outro te julga em um piscar de olhos.

O que fazer quando esses monstros são personificados de uma forma tão realista e trazidos ao protagonismo? Damos visibilidade ao assunto, debatemos, divulgamos. É uma história fácil de ler e extremamente necessária para conscientizar sobre sofrimentos que, muitas vezes, são silenciosos e não lineares.

A autora, de uma forma lúdica e muito sincera, demonstra como é viver com um transtorno alimentar e todas as projeções que aparecem em consequência disso. A beleza da simplicidade das ilustrações contrasta com as batalhas, as crises e todas as turbulências internas vividas na trama.

“Comendo com medo” é mais do que uma história em quadrinhos que mostra a gravidade dos transtornos alimentares, é um convite à reflexão sobre lutas internas travadas a todo o tempo, sobre enxergar o outro de verdade, sobre acolhimento, buscar ajuda profissional e, claro, sobre aprender a se amar – mesmo com todos os monstros.

site: instagram.com/cartografialiteraria

R4vi 21/05/2024

Comendo com medo
Comprei essa hq no mesmo dia em que conheci ela e foi minha melhor decisão!

Com uma ilustração impecável e leve, a autora nos apresenta seu transtorno alimentar, apesar de ser assunto delicado (pra mim pelo menos) me senti extremamente confortável lendo uma protagonista como eu, é tudo escrito com muito carinho.

Vemos o início da dor, a superaçãp, recaídas e que, no final, a vida continua acontecendo.

Muito legal que a autora apresenta o t.a., os pensamentos que uma pessoa pode ter, formas de buscar ajuda e ainda de ajudarcaso você conheça alguém que tenha. Claro, tudo de forma resumida, mas que aquece o coração. Favoritado!

MykaaMoon 20/05/2024

Muito interessante!!!!!
Um quadrinho autobiográfico que traz um assunto extremamente necessário.
“Falar sobre os monstros não é fácil”.

Elizabeth passou por algumas mudanças em sua vida, desde o divórcio dos pais, mudança de escola, notas baixas e algumas pessoas que entraram e não permaneceram em seu ciclo. Ao se olhar no espelho desconfortável com sua aparência, logo fez uma amizade, Nore, esta personagem que sai do espelho na capa do livro.

Nore começa a fazer planejamentos de alimentação e exercícios para Elizabeth, com elogios que acabam ganhando ainda mais a simpatia de tal, acabam virando melhores amigas. Só que Nore também é o retrato do transtorno alimentar que é o assunto principal abordado nessa HQ.

O quadrinho é dividido em três partes e o mais interessante são as cores utilizadas. No começo mostra Elizabeth entregando sua HQ contando seus monstros enquanto estava em situação vulnerável, em tons vivos vamos acompanhando o momento presente da vida dela.

No decorrer da sua história com Nore as cores são no tom de azul e quando ela chegou no nível extremo das dietas planejadas por Nore, a cor na ala psiquiátrica é tudo branco. E é lá que vamos acompanhando a decadência que ela enfrentou depois de ter se submetido às exigências de Nore.

Ao mesmo que parou nesse lugar com a saúde debilitada, também ficou um tempo distante de Nore, no hospital também acompanhamos outras situações de transtorno alimentar e aqui entra uma base de conhecimento que é de extrema relevância. Ao seguir as dietas do hospital com um acompanhamento psicológico, Elizabeth começa a enfrentar outros problemas, estes que nos dão aquele sentimento de falta de esperança.

Mas ao passar por todos esses caminhos nada linear, Elizabeth enfim consegue se recuperar e aos poucos com ajuda de pessoas importantes na sua vida. E no final do quadrinho tem um epílogo interessante que fala sobre os transtornos e como enfrentá-los, dando uma visibilidade para este assunto que nem chega a ser tão comentado, mas tantas pessoas sofrem muitas vezes em silêncio.

Li o quadrinho no mesmo dia que peguei, fiquei surpreendida com o conteúdo e nunca achei necessário ler algo do tipo até lê-lo, algumas frases foram marcantes e eu pretendo postar em alguns vídeos.

Ana Claudia 12/05/2024

Uma história vai falar sobre transtornos alimentares.

Elizabeth tem 15 anos e ela vai relatar sobre como começou a ter problemas com alimentação por causa de problemas em casa e, aos poucos, começou a ter baixa auto estima e descontar na comida os seus medos e inseguranças.

Foi quando ela conheceu Nore, que passou a levantar o seu astral e seu ânimo. Ela criou um plano alimentar para Elizabeth perder peso e plano de atividade física. Ela passou a estar 24h na vida de Elizabeth, impedindo que ela procurasse comida sempre que sentia medo de algo ou alguma coisa.

Elizabeth começou a emagrecer muito e com a magreza problemas de saúde começaram a aparecer. Enquanto isso, Nore continua ao seu lado a estimulando a fazer atividades físicas e a pular refeições. Até que o corpo de Elizabeth não aguentou e ela foi parar internada em uma ala psiquiátrica com problemas de anorexia nervosa.

No período em que passou no hospital, Elizabeth teve que encarar frente a frente todos os seus medos, inseguranças, frustrações e também com a rotina e restrições feita pelos médicos.

Nesse HQ vamos conhecer mais sobre as pessoas que sofrem de transtornos alimentares, suas causas e consequências, tratamentos, conscientização do problema, tratamentos e acompanhamentos médico e psicólogos. E, mais importante, o quando o apoio e o amor da família é importante nesse caminhar de uma pessoa com esse tipo de problema.

Gostei demais da história!

Mary - @mundo_literario.mary 11/05/2024

Me surpreendeu bastante
A obra nos apresenta a história da própria autora, Elizabeth tinha uma vida normal, mas por conta das diversas mudanças que o seu corpo e sua vida passaram, abriu-se uma porta para que Nore invadisse a sua vida. Nore, estabelece um plano para que Elizabeth perca peso e para que ela cumpra isso à risca, vive no pé da menina.

Acho que vocês já devem imaginar o que aconteceu na vida de Elizabeth após Nore controlar a sua vida, Elizabeth passa a definhar cada dia mais, preocupando a sua mãe e as pessoas a sua volta, tendo que recorrer mesmo de forma forçada a ajuda de profissionais da área psiquiátrica e alimentar.

Ao longo da obra vemos a batalha de Elizabeth para se livrar de Nore, uma batalha difícil, mas que com a ajuda das pessoas certar não é impossível, a obra mostra bem quando a protagonista não está bem, com ilustrações sombrias e bem escuras, aos poucos tudo ganha cor e a vida de Elizabeth também.

Acho que todos aqui sabem o quanto eu amo HQs e essa para mim foi uma surpresa muito grande, a forma como a autora conta a sua história é algo muito tocante e envolvente, mesmo sendo um tema bem pesado a obra trata do mesmo de forma lúcida e expõe a importância que é tem em falarmos sobre o assunto. Eu recomendo que todos leiam a obra algum dia, pois vê a superação da Elizabeth é algo lindo demais.

Samara 10/05/2024

Uma HQ mais que incrível
Sabe aquele tipo de livro que você tem certeza que deveria estar presente em todas as escolas ? Aquele livro que tem uma mensagem tão importante e tão bem construída que você sente que ele precisa ser mais conhecido por todos? Pois é, esse é o exato caso de
"Comendo com Medo".
- Por meio dos quadrinhos Elisabeth consegue nos submergir na vida de outra Elisabeth, exposto sua jornada contra a Nora e demonstrando como foi enfrentar seus medos.
- Foi tão fluido acompanhar a trajetória, que me vi com raiva e coberta de amor por determinados personagens, eu definitivamente indicaria esse livro pra todo mundo, ele merece ser mais panfletado.
- Eu amei como a autora se utiliza das cores pra demonstrar os sentimentos da personagem em diferentes momentos do, e a edição é muito rica em detalhes o que deixa a história mais envolvente ainda

@quoteslidos 09/05/2024

Uma HQ importante, que trás como tema principal a Bulimia, anorexia e outros transtornos alimentares. A história que por uma curiosidade trás a personagem principal com o mesmo nome da autora do livro, me fez pensar que a própria escreveu baseado em fatos reais (ou não).

Alguns gatilhos são possíveis ser despertados ao decorrer da leitura, como vozes, monstros entre outros gatilhos. O monstro que acompanha Elisabeth é Nore, que mais na frente é possível compreender seu nome que faz total sentido...

O livro mostra a forma em que Elisabeth teve que tratar seu transtornos, medos e monstro, indico o livro de olhos fechados, mas indico que se atentem aos gatilhos que podem causar, o livro mostra a luta e a dor das pessoas que enfrentam o T.A explicitamente. Contudo, mostra formas de enfrentá-lo o que torna a leitura muito proveitosa!

Caroline Foletto 07/05/2024

Necessário!
Essa HQ é rápida e fácil de ler, mas o serviço que ela faz pela sociedade é muito maior do que se pode esperar.
De forma tranquila e lúdica a autora demonstra como é viver com um transtorno alimentar e explica os riscos, as consequências e as alternativas.
A história é interessante para todos! Pessoas que possuem TA podem se beneficiar do livro para ver seus sentimentos serem traduzidos por outra pessoa, identificando como se sentem e tendo a visualização por outra ótica do seu cotidiano. Pessoas que não conhecem os TA terão uma ótima oportunidade para conhecer como é a realidade de quem vive com isso e pessoas que convivem com pessoas com o transtorno vão encontrar uma explicação detalhada de como a pessoa se sente, além de dicas de como ajudar!

Achei incrível!

Raiane.moraes 06/05/2024

"Todos temos nossos monstros. Monstros de todo tipo. Mas são monstros que podemos derrotar. Você não está só, nem mesmo louca."

Comendo com medo

Nessa HQ intensa, e cheia de reflexões. Nós somos apresentados a Elisabeth, uma adolescente que se vê diante do divorcio dos pais, e com a troca de escola suas notas não estavam indo bem. E nesse turbilhão de emoções, Elisabeth "conhece" no seu íntimo Nore.

Nore começa a mostrar a Elisabeth como ela ficará linda se perder peso, e elas começam a traçar metas com o objetivo de emagrecer, a nossa protagonista começa a pensar duas vezes no que comer, e vendo as calorias que irá ingerir Nore faz com que ela acabe desistindo da ideia.

Praticando exercícios físicos em excesso, Elisabeth começa a perder peso sem parar. Porém, o que era para ser bom, começa a se tornar um problema. Até que o corpo dela chega ao limite e ela é internada em um quarto de isolamento, na ala psiquiátrica. E lá seus monstros não podem entrar...

"Falar sobre nossos monstros não é fácil, ficamos vulneráveis."

cami 06/05/2024

Precisamos conversar sobre nossos monstros!
?Às vezes, o que necessitamos para não nos queimar é de uma conexão, uma conexão com a realidade.?

Com páginas perfeitamente ilustradas, uma escrita extremamente fluida e abordando um assunto estritamente necessário, ?Comendo com Medo? veio para mostrar a necessidade de conversarmos sobre os nossos próprios monstros.

Dividido em três partes, aqui conhecemos a história de Elisabeth, uma adolescente que está passando por um processo de grandes mudanças em sua vida, e que, além de tudo, começa a desenvolver uma obsessão que tem nome: Nore.

Nore a acompanha o tempo todo, controlando suas calorias, fazendo com que ela deixe de comer, e também que pratique exercícios em excesso e, por mais desesperador que seja, Elisabeth sempre a ouve.

Achei sensacional a forma que a autora tratou um assunto tão grande de uma forma tão sensível, e me identifiquei quando a nossa protagonista quis contar o que estava passando através da escrita de uma HQ, porque nem sempre é fácil falar, na maioria das vezes eu também prefiro escrever.

É uma história que te faz um convite para a reflexão sobre os transtornos alimentares e, também te lembra de que podemos lutar juntos contra esses monstros, principalmente se tivermos ajuda.

?Todos temos nossos monstros, monstros de todo tipo, mas são monstros que podemos derrotar. Você não está só, nem mesmo louca.?

4??.
contém gatilhos.