A Espada da Justiça

A Espada da Justiça Kleiton Ferreira

Resenhas - A Espada da Justiça

liaentrelivros 08/05/2024

O juiz pode muito, mas não pode tudo!
A Espada da Justiça conta a história de Abrãao, juiz federal há mais de 25 anos, que após tanto tempo nessa vida, começou a se questionar sobre as sentenças que deu ao longo dos anos apenas para cumprir a Lei, sem pensar nas pessoas que estavam no processo.

Logo começou a fazer terapia para tratar as crises de ansiedade e percebeu que precisava se redescobrir não só como juiz, mas, também, como marido e pai. No fórum, o dia-a-dia dos julgamentos contam as histórias de pessoas simples que precisam de ajuda da justiça para ter seus direitos garantidos, mas Abraão não contava com a chegada do novo juiz substituto, Kleiton, daqueles infelizes em início de carreira que querem chegar já sentando na janela e mudando a rotina e o modo de trabalhar de todo mundo.

São histórias comoventes e revoltantes, quem vive a realidade do judiciário sabe que por mais boa vontade que os funcionários tenham, as leis e a burocracia nesse país nem sempre são justas com todos. Me identifiquei com Abraão e ainda bem que não pretendo ser juíza! ?

O livro é escrito pelo juiz federal Kleiton Ferreira (@kleitonescritor), conhecido no instagram por publicar audiências previdênciárias, sempre com um tom discontraído e com aquele sotaque gostoso de nordestino que faz a gente sentir um quentinho no coração e ter fé na humanidade.

Matheusvarraes 03/05/2024

Kleiton Ferreira ganhou mais um seguidor, leitor e fã!

O texto é criativo, concatenado e bem escrito. Recomendo!

????????

Fábia 18/04/2024

O livro conta a história de Dr Abraão, Juiz federal que já atua há um bom tempo na judicatura, além de abordar questões bem comuns que se passam no dia a dia forense.

Mas o ponto central da narrativa é apresentar histórias referentes aos casos que o protagonista se deparou no exercício da sua função e como essas histórias vão se entrelaçando com a sua vida pessoal, ressaltando o caráter humano e empático do personagem. Paralelo a isso, vemos também a relação com a sua família, os demais servidores do fórum e um Juiz substituto chamado Kleiton, sendo um dos objetivos da narrativa apresentar uma dualidade entre as atitudes de ambos os magistrados.

Gostei da leitura, só achei que no fim as atitudes do personagem principal fugiram da razão e deixou o final um pouco sem sentido, mas nada que tenha prejudicado a leitura. Na verdade, talvez isso tenha refletido justamente um pouco do ar caótico que o protagonista transparecia. A mensagem que fica, ao final, é que a sede por justiça pode levar a prática de atos impensados cujas consequências são irreversíveis. Recomendo!!!