Filhas de Esparta

Filhas de Esparta Claire Heywood

Resenhas - Filhas de Esparta

pablodoceu 15/12/2022

Para quem ama mitologia grega
Comecei ?Filhas de Esparta? sem pretensões, sendo parte de uma leitura em conjunto e fui surpreendido positivamente. Para quem conhece mitologia grega e Helena de Tróia é um prato cheio.

A reimaginação da vida de Helena mistura fatos históricos com a importância e empoderamento de uma das mulheres mais famosas do mundo e sua irmã. Uma história sobre o feminino, sobre o olhar machista e sobre o triunfo dessas mulheres.

Se você leu Percy Jackson na adolescência e quer mais sobre mitologia eu considero esse livro uma evolução, mais adulto, impactante e cheio de traições. Como ponto negativo fica apenas a
quebra de narrativa com os pulos temporais.

Nota: 4
Dany 28/12/2022minha estante
Bela resenha! Li Percy na adolescência e amo mitologia, acho que vou gostar...

Pedro 15/12/2022

Leitura surpreendente!
Foi a minha primeira LC. Eu já conhecia um pouco da famosa Guerra de Tróia, porém me surpreendi positivamente com uma escrita leve e aprofundada, narrando a visão e vida das personagens: Helena e Nestra de Esparta, irmãs e princesas de Esparta.

Diversos questionamentos sobre o "papel da mulher" me vieram a cabeça. O quão difícil, sofrido, injusto e despesperador era a vivência feminina na época, pior ainda é saber que certas dificuldades são vistas até hoje em dia.

Contudo, a ótica das duas personagens enriqueceu mais a história e a humanizou, tornou-se impossível não sofrer junto com as duas irmãs. Sem dúvida é uma ótima leitura!

Pri pri 18/12/2022

Uma parte da mitologia sob a ótica das mulheres.
Começo dizendo que esse livro foi uma grata surpresa.

A narrativa da autora e a forma como ela expôs o lado das mulheres, na história que todos já conhecemos, foi incrível e de uma delicadeza e ótica maravilhosa.

Eu senti um misto enorme de emoções enquanto seguia com a leitura. Me compadeci de situações ultrajantes e humilhantes que Helena e Nestra tiveram de viver, entre outras mulheres.

Tomei ódio de vários personagens dentro da história, mas o prêmio de maior macho escroto vai para Agamêmnom. ? Acho que não sentia tanto ódio de um personagem desde a Umbridge. ?

Refleti sobre muitos temas e situações que as mulheres vem passando desde os primórdios dos tempos, tanto que a mitologia grega expressa muito o reflexo da sociedade da época.

Apesar da raiva passada durante a leitura, não conseguia largar o livro. Os capítulos, que são intercalados com a visão, ora da Nestra e ora da Helena, preenchem lacunas da mitologia e me prendeu de uma tal forma que foi impossível largar até o virar da última página.

Sem contar que essa edição de luxo lindíssima da Editora Excelsior é maravilhosa demais!

Li o livro em conjunto com a equipe do Skoob e foi incrível a sintonia em nossos debates semanais!

Indico muito essa leitura!
Espero que gostem tanto quanto eu gostei e me digam aqui o que acharam. ;)

Bjos e até a próxima. ?

Thamirys5 08/12/2022minha estante
Quero muito ler esse livro

Amani.Cruz 05/12/2022

A visão feminina de como tudo aconteceu.
Filhas de Esparta me deu a oportunidade de questionar algumas coisas da vivência feminina. Me mostrou que há muito ser mulher é uma prova de vida, rs.

Há muito tempo, assisti o filme ?Tróia? que me contou a história da guerra, mas ler este livro preencheu colunas que estavam em aberto.

A história mostra muito a visão da mulher diante de tudo o que estava acontecendo e isso só enriqueceu o repertório sobre os fatos históricos, pois neste livro eu vi a história acontecendo pela ótica de Helena e Nestra (princesas de Esparta) e isso muda muita coisa, pois já que a guerra aconteceu por causa de Helena, nada mais justo que saber o lado dela da história, certo?

Bia Brasil 07/12/2022

Me surpreendeu muito!
Eu comecei a ler esse livro para uma LC e não sabia, a princípio, se iria gostar muito da história. Para ser sincera, não tenho nem certeza se teria lido ele por conta própria por não ser um tema que eu costumo pesquisar, mas ainda bem que li!!

"Filhas de Esparta" foi uma leitura que me prendeu bastante e eu simplesmente não conseguia parar de ler.

O livro conta a história dos eventos que resultaram na famosa Guerra de Troia, mas pelo ponto de vista de duas mulheres centrais no evento: Helena e Nestra, as duas irmãs princesas de Esparta.

Não consigo descrever aqui o quanto eu me envolvi com as questões que elas sofreram e o quanto pude refletir sobre o papel da mulher, até hoje, na sociedade.

Recomendo muito esse livro! Quer você goste de mitologia grega ou não!
Pedro 15/12/2022minha estante
adoreiii a resenha, Bia!

Jeanine 15/12/2022

Uma releitura incrível sobre a Guerra de Tróia
Filhas de Esparta foi uma leitura que me surpreendeu muito.
Há muitos anos, na faculdade, li a Ilíada e alguns muitos textos sobre a Guerra de Tróia, e nada nunca me conectou tanto à história quanto esse livro.
A perspectiva feminina sobre o episódio faz a gente refletir do início ao fim sobre a desigualdade de gênero, ainda tão atual, o silenciamento das mulheres, a maternidade compulsória, sororidade, e muitas outras questões sociais importantes ate hoje.
Me apeguei muito à personagem da Nestra e ao crescimento dela na trama, achei a Helena extremamente ingênua e vaidosa, mas consegui me conectar bastante com a humanidade da personagem, odiei muito o Agamêmnon e até chorei/me emocionei em alguns momentos, passando nervoso com as personagens.
Essa leitura foi bastante especial pq foi a 1ª Leitura Coletiva da equipe Skoob e trocar semanalmente nossas impressões sobre a leitura foi muito legal.
Recomendo muito!
Bia Brasil 15/12/2022minha estante
Eu adorei ler com vocês, e concordo com tudo que você falou!

Jeanine 15/12/2022minha estante
??? eu tbm!! Já estamos prontas pra próxima, né? ??

anarontani 15/12/2022minha estante
interessei!

Vivi 15/12/2022minha estante
Foi uma experiência muito boa!

Jossi 01/02/2024minha estante
Parece que esse livro é um manifesto feminista sobre personagens mitológicas... Já vi que vou detestar. Passarei longe!

Bruna 13/12/2022

Nestra, faz alguma coisa! ?
Com uma escrita leve e envolvente, a autora discorre o acontecimento da Guerra de Tróia a partir da visão de duas personagens memoráveis: Helena e Nestra de Esparta.

Ao alternar a fala sob a visão e realidade das duas irmãs, a autora nos permite transitar de um lado para o outro na história. Além disso, por ser apresentado às personagens desde a juventude, o leitor acaba por acompanhar a evolução das personagens - como filhas de Esparta, esposas, rainhas e posteriormente, mães.

A obra acaba sendo um pouco longa em questão cronológica. São muitos detalhes e muitos acontecimentos para relatar, portanto, acontecem alguns cortes ?abruptos?. Isso fez com que minha leitura ficasse um pouco mais demorada que o normal.

Nunca me interessei muito pela mitologia grega, mas ao ler o livro fiquei bastante curiosa para saber mais! No final, fui surpreendida e espero poder ler mais livros como esse. Recomendo!

Juliana846 28/02/2023

Qual a história das mulheres por trás dos heróis gregos?
Recentemente li A Canção de Aquiles e temia que ficasse enfadonha a repetição de temas e acontecimentos dessa leitura - não sou a maior entusiasta do tema, mas não precisava me preocupar. Aqui o foco é outro: essa é a história das mulheres.

Não da Guerra de Troia em si, não de Odisseu, Aquiles e Heitor, mas de Nestra, Helena e as mulheres ao seu redor.

O livro aborda de forma mais factual do que reflexiva o papel das mulheres naquela sociedade, seu valor estritamente reprodutivo e tudo mais a que estavam sujeitas por conta de seu gênero. É desconfortável e revoltante ler as humilhações que elas passam ao longo da história e como, mesmo sendo as vitimas, carregam tanta culpa pelo que lhes acontece.

Inclusive, clubinho anti Agamêmnon +1 membro. Sofreu pouco, na minha opinião.

Por ser bem direta ao ponto, a escrita é envolvente. É fácil se encantar pelas personagens e mais fácil ainda desprezar toda criatura do sexo masculino que cruza o caminho delas.

Apesar de ter gostado, achei o livro um pouco raso e alguns capítulos tem finais abruptos que não são mais retomados.

Essa foi a primeira leitura coletiva do time do Skoob. Adorei a experiência!

Nota: 3,5.

@bibliotecadedramas 12/06/2023

“Filhas de Esparta” é uma fascinante releitura da Guerra de Troia, contada a partir da perspectiva de duas mulheres cujas vozes foram silenciadas pela história. O livro nos apresenta Helena de Tróia e sua irmã Klitemnestra, princesas de Esparta que foram separadas e entregues em casamento aos poderosos reis Agamêmnon e Menelau.

A história começa com as irmãs, ainda crianças, em Esparta. Desfrutando de uma vida de luxo e fartura na infância, mas as coisas começam a mudar quando realidade cruel das suas vidas como rainhas se revela assim que elas percebem que seu único propósito é dar à luz a um herdeiro e se conformar com as expectativas da sociedade patriarcal.

Elas são são separas e o peso da saudade e da vida que tinham vão tomando espaço ao mesmo tempo que o peso da negligência, crueldade e ambição de seus maridos se torna insuportável, Helena e Klitemnestra – cada qual com sua vida e deveres decidem desafiar as regras da sociedade e lutar por sua própria voz e liberdade. E é assim que suas ações não apenas afetarão o curso da guerra, mas também terão repercussões que se estenderão até os dias atuais.

Claire Heywood traz vida e VOZ a essas personagens históricas, dotando-as de emoções, anseios e coragem. A autora nos transporta para o mundo de Esparta, repleto de intrigas palacianas, conflitos familiares e a constante batalha por poder entre homens cruéis que são capazes de qualquer coisa por poder. A narrativa é envolvente e cativante e nos mergulha nas vidas complexas e marcadas pelas circunstâncias dessas mulheres.

“Filhas de Esparta” oferece uma nova perspectiva sobre a Guerra de Troia que revela a história por trás das figuras femininas que foram frequentemente reduzidas a meros objetos nas narrativas mitológicas. Claire Heywood dá voz a Helena e Klitemnestra, permitindo que elas contem sua própria história e desafiem as visões tradicionais que as cercam. Eu como grande apreciadora da Mitologia Grega devorei esse livro em poucos dias, eu amei a história e será mais um pra minha lista de favoritos. “Filhas de Esparta” é uma jornada emocional e inspiradora que nos lembra que as vozes das mulheres devem ser ouvidas e valorizadas, independentemente da época em que vivem.

site: https://shejulis.com/livro-filhas-de-esparta/

zoni 22/03/2023

É um prato cheio para quem gosta de releituras.
Já lemos ou assistimos a história sobre a Guerra de Troia, várias e várias vezes, mas nunca vista pelo ponto de vista feminino. Em Filhas de Esparta, Claire Heywood, conta esse período pelo ponto de vista de duas irmãs, que se viram no meio da guerra quando não pediram por ela. De um lado, Helena, o motivo da guerra, e do outro, Klitemnestra, irmã de Helena e mulher de Agamêmnon, cunhado de Helena e, que iniciou tudo, simplesmente por causa de sua sede constante por poder, enquanto seu irmão só queria sua esposa de volta. Claire narra a história de forma mais factual, exibindo qual era o verdadeiro papel das mulheres naquela sociedade e a forma como elas conseguiam driblar tudo isso para se manter vivas e seguras, ou o mais perto disso que conseguiam. É uma ótima pedida para fãs de Madeline Miller e miologia grega, assim como eu. Gostei bastante do livro, e não querendo comparar, mas já comparando... é diferente de outros com o mesmo tema e conseguiu manter o alto nível que Miller criou com a sua narrativa certeira.

Claudia Cordeiro 26/02/2023

A história nunca contada das mulheres de Esparta, Micenas e Troia
Recomendadíssimo! Só que é uma versão final diferente do filme. Creio que o livro se ateve mais à realidade? Para mim, como mulher e mãe, sofri mto com os acontecidos com as mulheres deste livro. Por mim o livro poderia ter 500 páginas a mais e falar de Aquiles, Pátroclo nem foi mencionado, mas esse não era o objetivo da autora. Ela quis nos contar a vida de Helena de Troia e de Kitmenestra de Micenas, ambas originalmente de Esparta. E o conseguiu MAGISTRALMENTE.