Sobre literatura e história

Sobre literatura e história Júlio Pimentel Pinto

Resenhas - Sobre literatura e história

douglaseralldo 12/05/2024

10 Considerações sobre Sobre literatura e história, de Júlio Pimentel Pinto ou Como a ficção constrói a experiência
1- Sob a forte influência de Ricardo Piglia assumida deste os princípios do livro quando o autor declara que a concepção de Piglia que "a literatura constrói a experiência" na verdade "resume os objetivos deste livro". De fato os ensaios das leituras realizadas tratam da construção dessa experiência, numa obra em que é justamente a experiência do leitor, a construção da experiência do leitor, um dos esteios do trabalho de Júlio Pimentel Pinto, professor do Departamento de História da USP com um reconhecido trabalho nas imbricações entre literatura e história;

2 - O livro, como o próprio autor declara em sua apresentação está dividido em quatro partes, Teorias, Diálogos, Leituras e Mais Teorias cuja insistência conforme o autor está "na opção pelo contato direto entre o texto histórico e o texto literário e suas estratégias de figuração", de que vale destacar, muitas vezes há maior destaque a esse ou aquele elemento, já que, no livro temos ensaios em que parece-nos, o destaque está no texto histórico enquanto em outros sobressai-se as questões do texto literário, especialmente abordagens que retomam questões saudavelmente irresolvidas da literatura: sua própria conceituação;

3 - De acordo com o autor Teoria e Mais teoria "propõem discussões gerais, circulam por possibilidades conceituais". Segundo ele, a secção de abertura, Teoria, "questiona alguns lugares-comuns da reflexão sobre o diálogo entre história e ficção". É nesta seção que está o ensaio "Do fingimento à imaginação moral: Diálogos entre ficção e história". No ensaio uma vasta argumentação referencial sobre tal imbricamento de modo que Pinto conclui "a ficção pode sim representar a história ao revés, ampliando, para nós, leitores-historiadores, a dimensão do trabalho crítico, promovendo a imaginação moral";

site: https://www.listasliterarias.com/2024/05/10-consideracoes-sobre-sobre-literatura.html

Áquila 21/03/2024

Convite à leitura
Júlio é o tipo de professor que desafia e provoca constantemente, estimulando sempre a ler e questionar mais.
Nessa coletânea de ensaios, traz diversos autores, sempre se preocupando com o poder criador e organizador da ficção.