Mikaia

Mikaia Taiane Santi Martins

Resenhas - Mikaia

Amanda Guelso 10/04/2024

Que livro lindo! A escrita da autora é linda, o uso dos adjetivos e a riqueza de detalhes tornam a narrativa viciante. Os temas abordados no enredo são palpáveis, atuais. Há discussão sobre gênero, raça, memória, identidade, colonização, violência e guerra. Apenas leiam, conheçam e se apaixonem por Mikaia.

l0ryni 10/04/2024

Sou eu?
Que livro espetacular!!!

Mikaia, um livro de tamanho peso e necessário. uma personagem que desde o útero se tem como sangue a dança. uma personagem que tenta encontrar na irmã, avó, nas pessoas do Brasil, a sua origem. uma personagem que se vê diariamente com a luta, desde o seu nascimento. Mikaia é um livro de muitas camadas, muito peso e conhecimento, aprendi e mergulhei na escrita da autora, nos fatos que trouxe, na história de Moçambique, na linguagem, na guerra vivida pelas três gerações. É impossível não se emocionar e não sentir a dor de Mikaia, a dor de todo esse sofrimento. Mikaia, que perdeu sua memória e encontrou seu eu novamente nas águas do mar, nos braços de sua mãe, na dança do oceano.

Pâm 25/03/2024

Mikaia
De início essa leitura nos surpreende por começar com um problema intenso. A perda de memória da protagonista. Ainda assim, razoavelmente Mikaia, consegue superar a situação imediata. Logo somos surpreendidos em muitos momentos com o ritmo do qual ela conduz sua busca pela memória, pelos fatos, lembranças e necessidade de se conhecer. Outras mulheres pertencem a esse contexto, desvelando uma possibilidade maior de experiências e vivências femininas. Outro enfoque importante é o contexto social e histórico, situado em Moçambique e no Brasil. Moçambique, local de origem de Miakaia é o espaço do conflito e da sua busca de identidade. Uma mulher em busca de lembrar o que outras mulheres desejam esquece, protagoniza o discurso da mulher na guerra moçambicana e no mundo (Brasil).

Thamires_ 25/03/2024

Mikaia uma história sobre identidade
Prestes a se apresentar em um espetáculo de balé, Mikaia esquece tudo, inclusive seu próprio nome, apesar disso, ela consegue se apresentar sem problemas, pois o, seu corpo lembra dos movimentos da dança, Mikaia revela sua falta de memória e a partir das descobertas familiares e do vazio de suas memórias, ela decide partir para Moçambique e se conectar com seu passado.
Apreciei bastante a leitura, a autora possui uma escrita sensível e poética, o livro proporciona uma imersão na cultura de Moçambique, também gostei da conexão de Mikaia com a sua ancestralidade e a dança.

Sarah 17/03/2024

Recordar ou esquecer?
O livro te confronta com a questão do pertencinento, a necessidade de conhecer sua origem para então ser.

Entendo a jornada de Mikaia, assim como entendo Simi e sua resistência em relembrar um passado sofrido.

"Estar em casa deveria trazer a possibilidade de ser mais eu, mas casa é uma palavra q se perdeu em meu dicionário pessoal."

Amei a poética do livro, a escrita é linda.

Nat 30/01/2024

>>pilha de leitura da Nat<<
Comecei a ler o livro por conta de indicação bem vaga sobre ele, e me encantei! A protagonista, Mikaia, perde a memória. A partir disso, a trama foi por um caminho que eu nem desconfiava. Muito bem escrito, com pontos relevantes. Recomendo muito!

mariah71 29/12/2023

Mikaia.?
"Talvez eu precise aprender uma língua nova para traduzir quem sou."
Mikaia é um livro que fala sobre uma bailarina refugiada no Brasil, cuja memória se apaga pouco antes de uma apresentação. Com um corpo que lembra e uma mente que esquece, Mikaia começa a buscar vestígios de seu passado esquecido.
Uma história dura, repleta de traumas e medos. A trama é escrita de uma maneira poética, repleta de sensibilidade. E em meio a toda dor e sofrimento retrata mulheres fortes, que se reinventam e não deixam as marcas de seu passado interferirem em seu futuro, mulheres que possuem um amor que protege e cuida.
Mikaia é um daqueles livros que te marcam, te absorvem totalmente na história e te fazem refletir. Uma escrita detalhada e extremamente fluída.

Paloma 12/12/2023

Muito bom!
A tragédia que marca a vida dessa família não consegue impedir sua reconstrução e a poesia e beleza de suas relações, tão belamente descritas pela autora.

Nana 08/12/2023

O direito à memória
Taiane tem uma habilidade ímpar com as palavras.
Conhecer e escutar a autora antes de ler a história foi uma experiência legal. O livro me atravessou o peito.

Julia4889 29/11/2023

Demorei para engatar na leitura, mas depois eu não consegui parar de ler até descobrir tudo sobre a mikaia

luizybr 18/11/2023

Pense em uma escrita rica e sensível aaa
Eu gostei bastante do livro, me deixou muito ansiosa e eu queria terminar logo pra saber o que ia acontecer e quando chegou ao fim eu quis mais

Helen247 16/11/2023

Espetacular
"Mikaia" é uma história sobre uma bailarina que perde a memória e precisa descobrir quem ela é. Mas muito mais do que isso, é uma história sobre ancestralidade, sobre os laços que ligam as gerações, sobre as tragédias que ligam um povo.

pi 22/10/2023

Livro 30 de 2023
Mais uma leitura indicada pelo clube de leitura do sesc. Fiquei envolvida desde as primeiras páginas e gostei dos diversos pontos de vida.

Christiane.Sérgio 05/10/2023

Mikaia...

Quão angustiate deve ser, de repente, você não reconhecer as pessoas próximas e sua vida atual.

Esta aflição aconteceu com Mikaia, em plena estréia do seu grupo de balé.

Mas como saber quem é de verdade se sua irmã e sua avó não contam o porquê deste apagar de memória e, pior ainda, pela segunda vez!?

Para resgatar seu passado, ela volta para sua cidade natal, na África, em busca de respostas.

Mikaia é um livro tocante, extremamente lindo!