Manual de Epicteto

Manual de Epicteto Epicteto

Resenhas - Manual de Epicteto

Fabio392 19/05/2024

Seja sábio em todas as circunstâncias...
Mais um livro de estoicismo que leio e agora não quero parar.

Este livro ensina muito sobre o autoconhecimento e fala sobre tópicos como liberdade, doença, meso, amizade e amor. Este livro é um livro de recomendação para todos que quer saber mais sobre o estoicismo e ter uma vida em paz consigo mesmo.

O livro foca muito em coisas, situações e momentos que estão em nosso controle e o que não está, isso vai muito além de decisões, envolve atitudes, pensamentos, desejos e hábitos...
E como saber o que está no nosso controle e não?

Está no nosso controle: tudo quanto seja ação nossa (opinião, objetivo, desejo, aversão).
Não está no nosso controle: tudo quanto não seja ação nossa (corpo, propriedade, reputação, cargo).

Além disso, o livro toca em pontos mais sensíveis como a morte, vício, estagnação entre outras coisas e ensina como se sobrepor e ter uma posição certa sobre essas coisas que estão sob nosso controle.

Eu super recomendo esse autor e já vou ler outro livro dele, a arte de viver.

Kyuketsu 27/12/2023

Meditações estoicas
Escrito por um dos discípulos de Epicteto, este curto livro apresenta reflexões que podem ser lidas por (não) estoicos a fim de que princípios desta filosofia possam ser adotadas e, sobretudo, praticadas.

Em linguagem simples e direta, adeptos, simpatizantes ou praticantes poderão se beneficiar destas profundas reflexões que, acredito, auxiliam enormemente em nosso desenvolvimento espiritual.