A amiga genial

A amiga genial Elena Ferrante

Resenhas - A amiga genial

Campa0 04/06/2024

Muito boom
Genteee, que amizade tóxica é essa? Amigas que competem entre si, dermelivree. Acho q Lenu é mais invejosa ainda....porém ela é a narradora, acaba sendo não confiável e não sabemos a versão da Lila. Mas eu amei o livro...claro que quero saber mais da saga. A escrita da elena é Densa, profunda e adentra ao universo feminino de forma perfeita. Que livro!

carolmoreira 13/05/2024

Elena Ferrante nos toca com a linda, e complicada, história de amor e amizade entre duas garotas italianas; Lina e Lenu.
No primeiro livro da tetralogia napolitana, acompanhamos a infância e adolescência das amigas em um bairro pobre da cidade de Nápoles. Lemos o nascimento dessa amizade, e a complexidade das relações humanas. Lina e Lenu se amam, é inegável, porém, sempre há um tipo de inveja e rivalidade pairando entre as duas. A autora traz reflexões sobre amizades femininas, o lugar da mulher no século XX e, principalmente, como duas pessoas que saem do mesmo lugar, dependendo das oportunidades, tomam lugares totalmente divergentes na vida.
Elena Ferrante se mostrou genial ao narrar uma história que, de primeira, pode parecer simplória ou até mesmo entediante, porém, quanto mais você mergulha, mais imerso você fica nesse universo e já começa a se sentir uma habitante da cidade de Nápoles e amiga íntima dessas duas garotas únicas. Com certeza, lembrarei sempre com carinho dessa história.

Ana 05/04/2024

Achei a leitura um pouco decepcionante pelas expectativas da série. A história não desenvolve tanto durante as páginas, as personagens não me envolveram e as histórias das famílias também não?
Do meio pro final senti que o livro deu uma
engatada e a história cresceu.

Vinícius Tyrone 16/02/2024

Vidinha animada dessas meninas
Acompanhar a infância e a adolescência da Lena e da Lila foi uma jornada muito boa e gostosa. As duas vivendo coisas completamente diferentes, a amizade delas evoluindo e amadurecendo juntos com elas, as inseguranças da Lena, a indiferença da Lila, tudo é incrível de ler, e junto com tudo isso vem a escrita sensacional da Elena. Elena talvez seja a escritora mais importante da literatura moderna, e isso se justifica perfeitamente com sua genialidade. Estou animado pra acompanhar a vida de adultas jovens dessas duas amigas.

Higor 15/02/2024

Uma história deslumbrante. Elena nos envolve nessa narrativa repleta de camadas e sentimentos que nos agarra e não solta. simplesmente primordial!

Gabriel.Milli 13/02/2024

Apesar da história ser muito boa, talvez eu nao tenha conseguido me conectar totalmente aos personagens...
É um livro bem linear, sem grandes acontecimentos, mas vale a pena!!

jade martins 09/02/2024

[...] em sua ausência [...] me pus em seu lugar. ou melhor, abri espaço para ela em mim
Eu sempre ouvi falar da tetralogia napolitana; falavam que era a obra-prima de elena ferrante, o que me animava, mas ao mesmo tempo me fazia evitar por medo. mas ainda assim, eu queria lê-la, então fui atrás de seus outros romances. li todos, começando por "a vida mentirosa dos adultos", que foi muito especial para mim, foi meu primeiro contato e me tocou bastante, apesar de a mesma massa que falava sobre napolitana ser sua obra-prima dizer o quanto este era seu pior. então parti para os outros, li "a filha perdida", amei também. "um amor incômodo", confesso que foi o que menos me tocou. por fim, "dias de abandono", que ainda carrego comigo e me vem à mente às vezes.
depois de ter lido todos, era finalmente a hora de encarar a tetralogia, que ainda por muito tempo evitei, mas sempre em mente, com uma ânsia por entrar logo neles. ganhei os livros e cedi finalmente, comecei a ler. e em cada palavra, eu via todas as personagens ali, de todos os livros: olga, delia, nina, giovanna e agora lila e lenu. claro, cada um é tão bem construído que não poderiam se igualar tanto assim, mas é mais no sentido de, querendo ou não, compartilharem as mesmas angústias.
o que mais ficou comigo desde "a vida mentirosa dos adultos" é esse desespero e essa ânsia de se diferenciar e abandonar a cidade natal, com todos seus cidadãos carregados de violência e mesquinhez, diferente de nossas personagens, principalmente as mais jovens, lenu e giovanna. os estudos podem parecer uma porta de saída daquela cidade sufocante, com seus açougueiros, salsicheiros, pedreiros e todos esses trabalhos medíocres. esse sentimento de nojo pela cidade também é sentido em casa. lila odeia sua mãe, olha para ela, estrábica e manca. seu maior pavor é de alguma forma se tornar ela: "algo me convenceu, então, de que se eu caminhasse sempre atrás dela [lila], seguindo sua marcha, o passo de minha mãe, que entrara em minha mente e não saía mais, por fim deixaria de me ameaçar. decidi que deveria regular-me de acordo com aquela menina e nunca perdê-la de vista, ainda que ela se aborrecesse e me escorraçasse".
e por mais que a gente de fato entre com ela ali e torça pelos seus sonhos, de se reinventar, continuar os estudos, sair daquele lugar, a gente sabe, assim como ela, que isso não é possível. ela pode ir para a parte mais rica da cidade, não importa, olham para ela como se ali ela nunca fosse pertencer. e ela também sabe que ali não é seu lugar, mas em nápoles, muito menos. é um sentimento tão intenso de deslocamento que também me dói. mas é também essa cidade que se alarga, que permite o aparecimento do 'antes' e revela todos os caminhos tomados até seu resultado.
lila, sua amiga, sua obsessão, seu fascínio e até, por que não, ela mesma. lila e lenu, lenu e lila. uma relação que se retroalimenta à base de desagrados, comentários sarcásticos e principalmente inveja, mas também com uma enorme necessidade de aprovação e um carinho tão intenso que se demonstra por muitas vias.
enfim, acho que já me estendi demais e é apenas o primeiro livro, mas foi um mergulho totalmente direto na história que me deixou paralisada por algum tempo depois de terminar. decidi escrever isso primeiro antes de começar o segundo e enrolei até agora para escrever, mas enfim agora posso começar.

natsimao 03/02/2024

Maravilhoso
Estou muito feliz de ter dado uma chance para esse livro. Os personagens são muito reais, complexos e consegui sentir empatia por ambas as protagonistas. Uma história sobre escolhas, oportunidades e suas consequências. Em certo momento do livro achei que tinha ficado um pouco mais ?morno?, mas a questão é que aparecem novos personagens e algumas vezes me senti um pouco perdida, mas assim como em nossa vida, novas pessoas surgem, a vida acontece? vale muito a pena! já estou iniciando o segundo da tetralogia.
Gabi1673 04/02/2024minha estante
ansiosa com essa leitura ??

natsimao 05/02/2024minha estante
vem ler cmg miga ?

giulia.klein.5 22/01/2024

Uma escrita genial
Livro maravilhoso do início ao fim!
Uma ótima representação da amizade feminina e todas as contradições que a cercam. Admiração e inveja, companheirismo e disputa se entrelaçam a todo mundo.
A escrita é muito fluida. Passei horas lendo sem perceber.
A descrição dos personagens e das situações é tão viva e natural que parece se tratar de uma história real, com pessoas que de fato existiram.
Com certeza me marcou e vai ressoar em mim por muito tempo!

Luana Terra 19/01/2024

A Amiga Genial - Elena Ferrante
Um bom passeio pela cidade de Nápoles, na companhia dessas duas amigas, Lila e Lenu.

Conhecemos a história das meninas e como a amizade e cumplicidade delas se desenvolve.

A Amiga Genial é o primeiro livro da Tetralogia Napolitana de Elena Ferrante.

Uma leitura bem tranquila, que te prende e te transporta pra Itália.

evergreenis 17/01/2024

Quase uma biografia
Acho que o principal da escrita da Ferrante é o quão reais são os personagens, os bairros, as cidades.
As questões do livro são cotidianas, plausíveis, ao ponto de sentir que estou lendo uma biografia.
Cheio de passagens e questões relevantes, fáceis (porém as vezes dolorosas) de se identificar.
Estou animada pra conhecer mais de Lenu e Lila!