Meu pai e suas apostas

Meu pai e suas apostas Louise Meriwether

Resenhas - Meu pai e suas apostas

Hellen 07/01/2024

Este livro conta a história de Francis Coffin, uma menina preta que mora em cubículo no Harlem com o seu pai (apontador de jogos de azar), sua mãe (dona de casa e faxineira) e seus 2 irmãos. No decorrer da leitura nos deparamos com vários gatilhos, como: mau trato de animais, abuso infantil, prostituição de menores, racismo, entre outros. Como disse a tradutora em uma nota, o livro é triste, melancólico, engraçado e pungente, e em algumas partes me causou asco.
Mônica 13/01/2024minha estante
Nossa!!! Tive uma visão bem diferente!!! É um livro denso, difícil de digerir, mas nós mostra a realidade dos negros do Harlém, após a grande Depressão!!! Livros como esse nos ensinam muito, nos fazem sair da nossa zona de conforto e a enxergar a dor e sofrimento do outro!!! Eu AMEI!!!?

Hellen 14/01/2024minha estante
Sim, Mônica, é um livro que nos mostra e ensina muitas coisas, a realidade que não está somente no Harlem, na época da Depressão, mas logo ali, e estamos convivendo com essa situação, desde sempre, o governo continua e perpetua o mesmo modo de vida, subjugando o povo para estar no poder. E aceitamos, né, quem manda no país hoje, são traficantes e as milícias. Muda governo, que diz que vai salvar o país, mas continua a mesma coisa: fome, miséria, preços altos, gasolina e gás que aumenta todo dia, violência por toda parte, Amazônia e outras matas pegando fogo, educação esquecida, e por aí vai, fechamos os olhos e continuamos apostando... ?

Marina Rosa 20/01/2024minha estante
Hellen, achei uma leitura muito desconfortável. Me identifiquei bastante com a sua experiência. O livro é curto, mas bem denso, não indico pra quem está construindo o hábito de leitura, pq a chance de abandonar é grande.

Maria Fernanda Greiner 24/02/2024

Meu pai e suas apostas é um romance autobiográfico que narra a vivência de uma menina negra de 12 anos no Harlem, bairro estadounidense, durante a década de 1930.

Eu adorei conhecer essa obra da grande Louise Meriwether, figura importantíssima no movimento negro norte americano. Nessa obra pudemos entrar dentro da casa de uma família no Harlem naquela época, ver sua união, seu orgulho, sua fé? Leitura muito rápida e agregadora.

LeonardoGS89 09/01/2024

Achei muito interessante esse livro, a leitura é ágil e cativante, com uma escrita refinada e capítulos curtos, eu gostei muito da narração da Francie, que me fez sentir próximo da sua realidade e de todos ao seu redor, me envolvi com as pessoas do Harlem e com as suas lutas, e desejei que elas encontrassem a felicidade e a liberdade que mereciam.
Meu Pai e suas apostas narra a saga de uma família negra que vive no Harlem, em Nova York, nos anos 1930. O livro é um retrato de uma época marcada pelo racismo, pela violência policial, pelo movimento pelos direitos civis e pela efervescência cultural. A autora mostra com delicadeza e ironia os conflitos, as esperanças e as frustrações dos personagens, que buscam encontrar o seu espaço em um mundo hostil e desigual, há algumas partes pesadas e tristes, como a naturalização dos abusos e a cena do telhado com o gato (não citarei mais ocorridos para não dar spoilers).
É uma leitura que indico e vale a pena ser lida, oferece uma perspectiva original e emocionante sobre uma família e uma comunidade que enfrentam os desafios de uma sociedade racista e opressora.
JurúMontalvao 12/01/2024minha estante
??

DEA 13/01/2024minha estante
Parece ser muito bom.

Lucy 18/02/2024

Livro de janeiro da TAG, traz o tom de início de ano para reflexão. O livro se passa no Harlem dos anos 30, e mostra o olhar de uma menina sobre os acontecimentos de violência, separação familiar, gangues e a realidade de um futuro incerto.

Gigio 02/02/2024

O livro retrata o cotidiano violento de uma família afro-americana na década de 1950, sob a perspectiva de uma criança. Moradores do Harlem, Francie e sua família enfrentam os desafios de uma família carante numa Nova Iorque pós quebra da bolsa de 29, abordando temas como racismo, pobreza, violência doméstica, abusos e a luta pela sobrevivência. Gostei bastante da obra, que me tocou em vários pontos, principalmente por perceber o quanto da inocência de uma criança é roubada por essa realidade, onde comportamentos abusivos são normalizados e a carência rouba os melhores anos da infância.

Luciano498 17/02/2024

Todas as apostas que fazemos na vida
MEU PAI E SUAS APOSTAS, é aquele tipo de livro que é preciso mergulhar com intensidade nas mazelas que se passam na história. É um livro para repensar pautas como as raciais. Para sentir a dor junto com os personagens, ao mesmo tempo em que eles estão apenas dando o seu melhor para sobreviverem. É um livro para estourar a sua bolha de privilégio e olhar como a violência, pobreza e preconceito, são ferramentas horríveis que um estado pode utilizar, para marginalizar uma população.

Merece ser lido e discutido. Intensamente.

Rodolfo 12/01/2024

Harlem, década de 1930. É nesse cenário que acompanhamos a história de Francie e toda uma geração de negros na luta pela sobrevivência e na luta pelos seus direitos.
O Harlem foi um dos grandes centros da revolução cultural que as pessoas negras transformaram em Nova York, mas mais do que isso, nessa história acompanhamos seus desafios de se estabelecerem em um novo lugar.
O livro tem caráter quase autobiográfico, visto que a autora vivenciou muito da época, porém ela joga luz para o que realmente era desafiador para a época, a luta por um prato de comida, as expectativas de vida e muitas vezes o destino já ser traçado pelo simples fato de ser negro.

Marina Rosa 21/01/2024

Leitura densa e pesada
Recebi a obra de Louise Meriwether, Meu Pai e suas Apostas, na caixinha de janeiro da Tag Livros. O livro é curto, com apenas 188 páginas, mas por ser denso e pesado, tive a sensação de que a todo momento eu estava muito longe do fim.

O poder deste livro está na narração inocente, contada pela perspectiva de Francie Coffin, nossa protagonista de 12 anos. A autora descreve seu angustiante amadurecimento em Harlem da era da Depressão na década de 1930, onde reside em um cortiço com o pai, a mãe e seus dois irmãos. Acompanhamos a vida de Francie por um ano enquanto sua família se desintegra. O livro não esconde as realidades da pobrez@, do racism0 estrutural, da violênci@, do víci0, da agressã0 sexua1, da prostituiç@0 e do abus0 infanti1.

?Apesar de tudo, a gente nunca desistia. A gente sempre acreditava que as coisas iam melhorar?

A escrita é direta e fácil de ler, mas os personagens são representados de forma simples, com poucos traços de personalidade, bem unidimensionais.

Ver o mundo através dos olhos de Francie enquanto ela gradualmente descobre o que está acontecendo ao seu redor é doloroso. Uma das cenas que mais me entristeceu é com Francie e seu irmão Sterling, onde os sonhos da infância se chocam contra realidade.

?éramos todos pobres, pretos, e provavelmente continuaríamos assim, e era isso?

Partes deste livro foram difíceis de ler, a história é forte que prende a atenção e nos faz pensar sobre as desigualdades e a discriminação que ainda existem na nossa sociedade.
Marina Rosa 21/01/2024minha estante
"Eu não queria ser rica. Só queria ter o suficiente para comer e um lugar seguro pra dormir?.

Eliza.Beth 24/03/2024

Gostei médio dessa leitura. Não é ruim, mas é o tipo de livro que traz acontecimentos da época e é isso.
Fala sobre vários temas relevantes e complicados.
Achei a escrita simples e não me passou um sentimento de ter sido intencional pela autora (como foi levantado por alguns leitores em nosso grupo de discussão). Já li outros livros, com escritas simples, mas que são uma pedrada e fica difícil não perceber que é intencional do autor.

Acabei até gostando mais do livro após a discussão em grupo. Alguém sempre traz algo que não percebemos. Mas minha nota não alterou. Aquelas 4 estrelas de um livro que foi bom de ler, porém não sinto que a história ficará comigo.

Madame Marisa 07/01/2024

A vida do preto nua e crua
Duro! Escancara a vida da família preta de tal maneira que não se sabe se estamos nos anos 30 ou em 2024, até pq nada, absolutamente nada mudou. Ainda estamos vivendo da mesma maneira, as mesmas dores, as mesmas lutas, as mesmas dificuldades. Só que agora estamos sendo filmados. Esses livros acabam comigo! Como mulher preta, compartilho da mesma desesperança que a Francie no final do livro.

Carla 09/03/2024

Triste e verdadeiro
O livro conta a história da jovem Francie e sua família, no bairro do Harlem, em 1930.
O pai de Francie era apontador de uma espécie de loteria clandestina.
A mãe se esforça para manter a família unida e os filhos na escola, mas a vida deles é muito difícil e são muito pobres .
Francie sobre muitos abusos e os irmãos mais velhos acabam largando a escola, mesmo o Sterling, que era o mais inteligente, porque segundo ele:"quem vai contratar um professor ou químico negro, então não vale a pena o esforço".
Para Francie as alternativas são a prostituição, casar e ter um filho por ano ou se matar de trabalhar em uma lavanderia por alguns trocados.
Muito triste e verdadeiro.

VinAcius50 12/01/2024

é bom
é uma historia boa, cativante e que consegue te por no lugar da protagonista e ver o mundo pelos olhos dela. não foi meu livro favorito, mas recomendaria

Arthus.Mehanna 08/03/2024

Impactante
Francie, obrigado por me guiar por entre as ruas do Harlem e me mostrar que a realidade de um tempo arrasta-se, na raça, gênero e classe, por seus futuros possíveis.