Nobreza de Sangue

Nobreza de Sangue Vlad...

Resenhas - Nobreza de Sangue

Mateus.fariadc 12/05/2024

Nobreza de Sangue é uma biografia sobre pessoas que inspiraram monstros que hoje em dia conhecemos como vampiros. No livro vemos, que tanto a Elizabeth Báthory, quanto Vlad Drácula, são até mais cruéis que os monstros que eles inspiraram. Achei a parte da Elizabeth bem mais interessante que a do Vlad, e possivelmente por terem mais relatos sobre ela, fez com que a história fosse mais detalhada (e que detalhes).
É preciso complementar a leitura com algumas pesquisas para aprofundar mais no assunto, mas é um livro interessante de ser lido e conhecer certas bases do gênero terror da literatura.

Hélen Gomes 19/02/2024

Já quero mais ?
Que eu adoro uma boa estória vampiresca vocês já devem ter notado ??, mas aprofundar um pouco mais na vida daqueles que as inspiraram é maravilhoso. Em Nobreza de Sangue, vamos conhecer um pouco mais sobre a vida de Elisabeth Bathory e de Vlad III.
Elisabeth Bathory, era riquíssima e tinha poder, tudo que se podia desejar em seu tempo, mas para além da vida social requintada, sua história contém requintes de crueldade e os boatos mais bizarros. Vlad III, era um príncipe que passou pelo cárcere, sequestro e presenciou as cenas mais aterradoras das guerras, tornando a sua personalidade adulta cruel e sem dó dos seus inimigos e prisioneiros.
Ambos os personagens da história real, invadiram as páginas de fantasia dando vida a Condessa de Sangue e ao Conde Drácula. Essa mini biografia nos dá uma dimensão das vidas de Elisabeth e de Vlad e de como, mesmo após tantos séculos suas crueldades ainda nos chocam.
Super indicado para quem gosta de biografias, de histórias sobre vampiros e de saber um pouco mais sobre o passado.
ensaiodelivros 22/02/2024minha estante
Amo suas indicações de vampiros, já anotando essa aqui também ??

Deliramila 31/12/2023

Creio que todos que gostam de algo relacionado aos romances góticos como Drácula e Carmilla, ou que em algum momento pesquisaram sobre as crueldades do passado conhecem a história de Vlad e da condessa de sangue, mas com esse livro é possível conhecer a fundo suas vidas, obtendo muito mais informações sobre essas duas figuras. Como é dito no livro, a história de Vlad é quase que inteiramente política, um governante e guerreiro que talvez tenha sido cruel demais comparado aos outros de sua época, já na história da condessa é possível visualizar um outro tipo de crueldade, ela fazia isso por prazer... É estranho imaginar que essas figuras realmente existiram na história, e que isso tudo retratado no livro realmente aconteceu.

Margarete 26/12/2023

Histórias conhecidas, mas bem contadas
Quem resiste a uma história de vampiro? Essa edição da Editora Pandora foi escrita por um pesquisador em literatura, Mário Coutinho, que escreve muito bem e deixa muito claro que são histórias com um fundo de realidade e muita lenda em cima. A produção é ótima, capa dura. As histórias de Vlad Tepes e Elizabeth Bathory são sempre interessantes.

MedeirosAnaiza 29/11/2023

É uma leitura rápida e que te mantém dentro da história, apesar de eu ter achado os capítulos dedicados a Elizabeth, muitas vezes com poucos detalhes. O livro em si é bonito, mas as partes com os trechos integrais é quase impossível de se ler, por conta da fonte escolhida pela editora.

Clauclau/Eu leio sim e daí 18/11/2023

Banho de sangue e maldade
Não recomendo para menores de 16 anos e pessoas sensíveis.
Neste livro iremos vislumbrar os arquivos secretos da barbárie que eram cometidos por duas personalidades que deixaram marcado sua existência de forma cruel, brutal e sanguinolenta. Pode-se dizer, talvez, que foram os primeiros serial killers da história.
Por trás de uma ficção sempre existirá um viés de realidade e é isso que encontraremos em Nobreza de Sangue.
Um enredo de fácil leitura, com ilustrações em preto e branco que deixaram a estética do livro bela e mais emersiva. Duas passagens de vida de terror que discorre o horror da maldade humana. O sangue e a maldade escorrem pelas páginas deste livro.

Gabybadgirl 09/11/2023

Dois dos maiores monstros que pisaram nessa terra,apenas com um espaço de tempo entre ambos.
Bathory,a condessa de sangue foi uma mulher extremamente cruel que castigava suas escravas apenas pelo seu prazer e acreditava que o sangue delas a faria com ela alcança-se a eterna juventude.
Vlad,guerreiro brutal que não tinha piedade dos inimigos e que foi de inspiração ao autor irlandês Bram Stoker para criar o conde Drácula.
Nesse livro falta muita informação,melhor fazer uma pesquisa pela internet.Livro incompleto nada de informações novas.

Eliete 20/09/2023

É...
O livro não é ruim. Pelo que eu entendi existem poucas evidências do que de fato aconteceu na vida de Elizabeth Bathory e Vlad III, mas ainda sim senti que estava lendo uma biografia sobre a árvore genealógica deles mais do que sobre eles em si. Em alguns momentos o livro que usa do pretexto de se ater aos fatos encontrados, começa a divagar em lendas e são praticamente nesses momentos que vemos mais sobre os "protagonistas" do livro. De resto, não é uma biografia ruim, mas dada a escassez de material senti que falou muito sobre várias partes da família de ambos e pouco ou quase nada sobre os protagonistas de fato (Principalmente na parte de Vlad III). Por ser um livro curto ainda é válida a leitura pra ter uma base de onde procurar nomes e eventos ocorridos, mas tem pouca coisa a acrescentar sobre os dois que os livros de ficção já não tenham trabalhado.

Lucas.Souza 10/08/2023

Um livro curtinho com a biografia resumida das figuras reais que inspiraram a condessa de sangue e o conde drácula. Mesmo com poucas páginas, dá pra se ter uma visão geral sobre a vida desses personagens, e dos fatores que os levaram a inspirar tantas lendas, além de (como bons vampiros que são), se imortalizarem no imaginário popular e tornarem-se ícones da cultura pop, sobretudo o Drácula.

Meira.MB 10/07/2023

Conde e Lady Draculas
Um bom livro para ler como curiosidade sobre as figuras históricas que inspiraram grandes personagens.
Fala sobre a vida de Elizabeth Bathory e de Vlad III, e sobre o contexto histórico e político de seusnrespettempos (por vezes focando mais no contexto geopolítico que nos próprios personagens).

Infelizmente, a edição do livro é bastante amadora, com várias passagens difíceis de entender por pontuação estranha e frases sem coerência.
O pior erro são algumas datas obviamente erradas por deslize de digitação, que faz os personagens avançarem 1 ou 2 séculos durante a vida.
Sem mencionar a figura da Master Sword do jogo Zelda como ilustração de uma espada medieval.

Ainda assim, o livro traz informações interessantes sobre a vida dos personagens e de seus feitos em vida, e é uma leitura rápida e instigante.

Marina 08/07/2023

Linda capa, conteúdo deixa a desejar
Cheio de rumores, mitos, lendas e "chegou a nós", o livro peca em trazer mais ficção que fatos, com informações conflitantes, incompletas e superficiais, sempre pintando cenários de "imagine isso ou aquilo", principalmente na parte sobre a Condessa. Bibliografia ou pobre ou mal utilizada (inclusive credita a mesma obra duas vezes).

nyx 26/04/2023

Eu amei a pesquisa desse livro e como ele foi escrito, parece realmente que é um conversa com o leitor, ja conhecia a história deles mas esse livro aprofundou o que eu já conhecia.
tbm aprendi que a linha do tempo me deixou muito confusa e os nomes mas isso tudo bem.

ThayAvalon 13/04/2023

Muito interessante uma mini biografia desses dois lendários e sanguinários da realeza. Por um lado uma serial killer que segundo a lenda dos camponeses do seu século " costumava se banhar no sangue de suas vítimas jovens , como feitiço para a juventude " . Por outro lado, um príncipe da ordem do Dragão que a vida toda foi mais prisioneiro do que homem livre , pois na sua infância presenciou tanta tortura que levou como algo natural de se fazer com inimigos, conhecido pelos empalamentos e dilasceracões terríveis, diante de ver seu irmão Radu ser abusado pelo sultão que os prendia , criou e planejou a sua vingança desde muito cedo, porém pegou o gosto pela tortura e não media esforços para retomar o seu reino e trono. No fim boatos de que os turcos invadiram seu recente reconquistado trono e o matou , porém não foi achado corpo. Em 1931 alguns arqueólogos acharam um caixão nas terras que pertenceram a sua família , com vestes de seda, coroa de gemas turquesa e um anel características da ordem dos Dragões , porém sumiram assim que chegaram no museu de Bucareste.

Everton.Paulo 29/03/2023

Para fãs de vampiros
Sempre fui fascinado por histórias de vampiros e eventualmente aprendi que muitos eram baseados em pessoas reais. Entre eles temos o Conde Vlad e a Condessa Bathory, ambos da região da Transilvânia, que governaram em épocas diferentes, mas com um gosto peculiar em comum: o sangue e o gosto pela tortura.
Os dois nobres, extremamente inteligentes e políticos, realizaram suas conquistas das formas mais violentas possíveis. Elizabeth torturava jovens criadas e Vlad chegou a dizimar vilarejos inteiros. E ambos usavam os métodos mais sádicos de tortura. Lia algumas passagens com uma expressão de desespero no rosto.
Toda essa violência e personalidade desviada tornaram os dois as referências para a criação de vários personagens de histórias de terror, sendo o mais famoso o Conde Drácula, do aclamado escritor Bram Stoker.
Uma leitura rápida e fácil, com muitos fatos históricos e muito, muito sangue...