A Rainha Sol

Resenhas - A Rainha Sol

1 | 2 | 3 | 4

@estantecalore 19/04/2024

Serviu
Devorei esse aqui em menos de dois dias.

É uma fantasia básica, pra quem está começando nesse gênero é ideal.
Por mais que os plots sejam óbvios, foi uma boa distração.

Estou muito muito curiosa pra saber que todos segredos são esses que a Lor esconde, vem logo "Rei Aurora"!

Gramatura Alta 17/04/2024

Https://gramaturaalta.com.br/2024/04/17/a-rainha-sol-mais-do-mesmo-de-novo/
Lor e seus irmãos estão há onze anos em Nostraza, a prisão do Reino de Aurora, e o último lugar em que qualquer um gostaria de estar. Até que, depois de uma libertação inesperada, Lor descobre que foi convocada para participar das Provas da Rainha Sol, uma competição de vida ou morte entre dez mulheres cuja vencedora se tornará a nova esposa do rei.

A jovem não está nem um pouco interessada em casamento ou amor ― mas sim na liberdade (e na possibilidade de vingança) que a vitória significa. Porém, Lor definitivamente não pertence àquele lugar, e precisará confiar nas pessoas certas e dar tudo de si para sobreviver às Provas ― e qualquer passo em falso pode pôr tudo a perder.

Li A RAINHA SOL depois de ler A SERPENTE E AS ASAS FEITAS DE NOITE. Resenha aqui. Notei que ambos compartilham a mesma fórmula de história e personagens, algo que também se repete em outros livros como CORTE DE ESPINHOS E ROSAS, PRÍNCIPE CRUEL, DE SANGUE E CINZAS, QUARTA ASA, DIVINOS RIVAIS, ASSISTENTE DO VILÃO, PARA O TRONO e muitos outros. Esses livros geralmente mostram uma garota que enfrenta grandes desafios, encontra um parceiro masculino rude mas valente que acaba sendo seu interesse amoroso. Inicialmente, ela se envolve com alguém que parece perfeito, gentil e bonito, mas que no fim a trai e revela sua verdadeira natureza. Essa repetição de estrutura não parece incomodar as leitoras. A RAINHA SOL ainda mistura elementos de A SELEÇÃO, além de ter um pouco do clima de competição de BATTLE ROYALE e JOGOS VORAZES. Em resumo, o livro não traz muita novidade, nem em ideias nem na trama.

A RAINHA SOL frequentemente retrata sua protagonista, Lor, enfrentando situações traumáticas relacionadas ao sexo. Ela se vê forçada a trocar favores sexuais por coisas triviais, como um sabonete, o que diminui a seriedade de suas escolhas e transforma seus sacrifícios em atos comuns. Essa abordagem não é única desse livro, pois muitas obras parecem insistir na ideia de que a sexualidade é a principal ferramenta das mulheres. Além disso, há uma tendência em retratar as personagens femininas como ingênuas e superficiais, facilmente enganadas por homens atraentes, o que também é o caso de Lor.

Lor é uma personagem que demonstra grande força, especialmente no início da história, quando faz de tudo para proteger seus irmãos. Ela mostra determinação e coragem, mantendo-se firme na maior parte do tempo. No entanto, sua personalidade muda quando interage com Atlas, o rei que está escolhendo uma rainha entre dez candidatas. Nesses momentos, Lor abandona sua postura forte e se comporta como uma adolescente ingênua, facilmente influenciada e enganada por conversas pouco convincentes, similares às que se encontrariam em um drama de baixa qualidade. Essa mudança de comportamento destoa do resto de sua atitude e parece diminuir a complexidade de sua personagem.

Felizmente, as cenas em que Lor interage com Atlas são poucas. Na maioria das outras partes do livro, apesar dos problemas mencionados anteriormente, Lor consegue ser uma personagem cativante, tornando a leitura mais prazerosa e emocionante. É uma pena que a autora não tenha conservado a consistência da personagem, optando por desenvolver uma relação forçada entre Lor e Atlas que não convence, parecendo uma escolha pouco sensata apenas para tentar surpreender com a revelação dos verdadeiros planos de Atlas no final.

O torneio organizado por Atlas, que é o centro da trama, quase chega a ser absurdo. A competição envolvendo dez mulheres parece sem propósito, já que Atlas demonstra interesse em Lor desde o começo devido aos seus planos. Argumentar que a competição é uma tradição necessária para o casamento não faz sentido, principalmente considerando que Atlas já interrompeu eventos semelhantes antes sem enfrentar oposição. Além disso, o título do livro, A RAINHA SOL, acaba revelando o suposto grande mistério da história. Desde as primeiras páginas, e ao longo do livro, muitos personagens questionam por que Atlas e o rei Aurora, líder do país vizinho, estão tão interessados em Lor e o que ela tem de tão especial. Ao mesmo tempo, há menções constantes sobre a coroa da Rainha Sol buscando sua herdeira, o que torna o desfecho bastante previsível.

A RAINHA SOL foi uma leitura mais fácil para mim do que A SERPENTE E AS ASAS FEITAS DE NOITE. Lor me pareceu mais convincente como heroína, exceto nas partes em que interage com Atlas. O livro tem menos romance, novamente com exceção das partes com Atlas, e isso funcionou para mim. As interações de Lor com outros dois personagens, Gabriel, que é o chefe da guarda de Atlas, e Nadir, o príncipe de Aurora, foram mais interessantes e divertidas. De fato, acredito que se pudéssemos simplesmente eliminar as partes em que Lor e Atlas estão juntos, o livro seria muito melhor.

Como é comum em livros desse tipo, A RAINHA SOL tem continuação, e neste caso, são quatro volumes no total. Pessoalmente, não estou inclinado a continuar com a série, principalmente porque prevejo que os próximos livros vão colocar Lor em uma situação romântica com Gabriel e Nadir. Provavelmente, ela ficará dividida entre os dois e terá que fazer uma escolha. Para mim, é demais. No entanto, para quem gosta desse estilo de história, com triângulos amorosos e decisões forçadas, provavelmente vai encontrar muito prazer nessa série.

site: https://gramaturaalta.com.br/2024/04/17/a-rainha-sol-mais-do-mesmo-de-novo/

Bruna 15/04/2024

Prepare-se
Gosto deste gênero literário. Só não dou a nota máxima, pq sinto que algumas conversas, cenas e momentos não eram tão necessários ou precisavam ser detalhados.. era como se fosse algo que não deveria estar ali na história. Alguns assuntos e/ou abordagens, temos a sensação de repetição de outros livros, mas não me importo com isso.
Ainda quero ler os livros seguintes da serie e entender alguns personagens que prometem grandes capítulos a frente.

Suéli Marques 14/04/2024

Copia mas não faz igual
Achei o enredo bem parecido com o livro promessas vazias da Lexi Ryan, o mocinho que não é tão mocinho e vilão que não é tão vilão e a mocinha tonta que acredita em tudo. Porém tem abertura para uma boa continuação para talvez uma duologia, novamente como nos livros da Lexi, espero sinceramente que a mocinha seja mais esperta no próximo.
Além disso na metade do livro já da pra entender no que vai dar assim que a personagem solta uma pista, totalmente previsível, isso foi decepcionante.

Jessica.Blanco 13/04/2024

Vale a pena: SIM !!
Gente, apesar de tantos comentários ruins, peguei para ler, porque gosto de ler fantasia romântica hahaha
Assim, para quem tem o hábito de ler fantasias: já sabe como captar as migalhas deixadas pela autora, e o plot fica um pouco óbvio, mas o livro é envolvente, e continuei devorando o livro para ver como aconteceria a revelação.
Eu amei o livro, é leve, bem desenvolvido... Eu não me importo que a autora tenha pego inspiração em várias fantasias maravilhosas ( para mim isso é melhor ainda ). É sim uma história/ universo que vale a pena. Continuarei a ler.

Luce Lopes 12/04/2024

Kabook, você me paga!
Estava a 2 meses sem ler nada e por um vídeo da Kabook eu me pus a ler esse. Ela me prometeu representatividade e foi bem misteriosa sobre isso então quando comecei a ler e algumas cenas deram a entender um romance entre Atlas e Gabriel, eu já fiquei toda shipper dos dois.... O maior bait que eu já cai, e nesse caso nem é culpa do livro, mas minha.

O livro em si é beeeeeem mediano. Uma fantasia bem simples, o feijão com arroz de cortes féricas que a leitora mais fraca de SJM sabe de côr.

Várias coisas me incomodaram, mas a mais desagradável foi a rivalidade feminina. Por mais que a autora tente fingir que não é por causa de macho, no fundo a gente sabe que é. Além disso, tem muitas cenas que não tem muito sentido pra história e acontecem porque sim. A contrução não é lá bem feita, dentre outras coisas.

O romance não me cheirava bem desde o início. Não só pela minha fic de Atlas e Gabriel, mas pelas interações deles parecerem muito plásticas. As cenas hots deles eram no mínimo insossas, sem química nenhuma. Antes nem tivesse.

A Lor estava se mostrando uma boa personagem no começo, mas parece que depois que ela sai da prisão a personalidade muda e ela vira uma protagonista genérica de fantasias. A típica fodona por absolutamente motivo de protagonismo e que é uma alma pura que quer salvar a todos, até suas rivais (isso vindo de quem meteu a porrada numa mulher por causa de um sabonete).

Mas o que me incomoda mesmo é ser um livro +18 que parece que só tem essa indicação pela cena de sexo, porque o resto do livro parece que foi escrito para adolescentes.

O final era previsível, e sinceramente, parecia até uma versão mais rápida de ler de ACOTAR. Sério, não querendo dizer que é plágio, até porque não são idênticos nem nada, mas é semelhança demais às vezes.

Roberta.Aratta 11/04/2024

Rainha Sol
Se você gosta de ACOTAR (Tamlim), Trono de vidro (Endovier e cicatrizes), Princesa das cinzas (Reino roubado) e a Seleção (autoexplicativo).
Então, A Rainha Sul é perfeito para você. Lor, uma prisioneira encrenqueira com um passado terrível e muitas cicatrizes para contar a história, se vê um dia cercada pelo luxo de um império féerico, e mais importante cercada pelos floreios de seu Rei bonitão. Mas, tudo isso tem um custo, se tornar tributo em uma competição para conquistar a posição de Rainha Sol.
Cheia de mistério, magia, cenas picantes, e bastante intriga, e possivelmente um ?enimies to lovers? Rainha Sol se transforma em um universo bem construído e com grande promessa de conquistar seu coração.

Geovana.Troler 11/04/2024

Muito boooomm!!!!
Uma mistura de a seleção e trono de vidro, uma leitura envolvente li tudo em 2 diaaass! recomendo, já vou para o próximo

Marjorie.Baldovinotti 11/04/2024

Gostei muito da leitura e da história.
Uma mistura de a seleção com a rainha vermelha. Estou curiosa para ler a continuação.

Giulia 11/04/2024

?Olá, prisioneira 3452?
Mesmo depois de ja ter visto alguns spoiler sobre esse livro decidi le-lo, cara é uma mistura de ACOTAR com A Seleção. E eu sinceramente gostei, não tem nada de inovador ou bombástico, mas me prendeu do inicio ao fim que é o que importa!
Quero o segundo na minha mesa ja e ja to querendo o casal:
N+L

rayssamelos 07/04/2024

O melhor livro de 2024 até agora, ansiosa demais pra sair a continuação. uma fantasia fácil de ler para iniciantes (vulgo eu), com personagens complexos e bem desenvolvidos e uma protagonista INCRÍVEL. o único ponto que me incomoda um pouco é o romance, pq em diversos momentos eu não soube com quem ela ficaria, o príncipe, o Rei ou o guardião. apesar disso, fico tranquila pq sei que esse problema será solucionado em breve, AMEI E FAVORITADO

Lais Pompermaier 06/04/2024

Gostei muito!
Eu amei a capa desse livro, nada tão inovador, já que algumas outras fantasias acabam seguindo esse padrão, mas as cores e os elementos ficaram lindos.

Sinceramente, achei que fosse uma fantasia legalzinho, mas não esperava muito. A sinopse não me arrebatou, mas me deixou curiosa para ler.

Bom, o livro me lembra um pouco outras fantasias: um pouco de Trono de Vidro, A Seleção, e até um pouquinho de Corte. Apesar disso, tem suas próprias características que fazem com que a leitura seja bem fluida.

Inclusive, a Lor (nossa protagonista) me lembra muiiiito América na maior parte das situações. Mas também encontro um pouquinho de Aelin. Já nossos protagonistas e antagonistas masculinos, me lembram personagem de ACOTAR.

Por enquanto, como uma leitora de fantasia, não posso dizer que não esperava alguns acontecimentos. Não demorei a pegar quem seriam os vilões e coisas do tipo. Mesmo assim, ainda tem um personagem que é uma incógnita, o que eu amei.

Segundo a própria autora, esse é apenas o primeiro livro de uma saga (ela diz que provavelmente serão 5, mas esse número pode mudar). Eu já estou ansiosa pela continuação, e por respostas que serão dadas.

Amei o final desse livro. Achei que aconteceria uma coisa, mas até que foi outra. Foi legal a forma que aconteceu.

Enfim, é um livro muito bom, de leitura fácil, com um pouco de hot (os feéricos são bem livres em seus desejos, e autora mantém sempre esse ar de sensualidade ou de ?), disputas, seleção de noiva, machucados sangrentos, curas mágicas, monstros mágicos...enfim, tudo o que encontramos em fantasias.
Não é a melhor fantasia que já li esse ano, mas está entre as muito boas!

Super indico a leitura!

Luizaacinzenta 04/04/2024

Um livro muito bom, confesso que fiquei meio perdida em alguns momentos, mas tenho certeza que os próximos livros esclarecerão as minhas dúvidas.

1 | 2 | 3 | 4