Sr. Loverman

Sr. Loverman Bernardine Evaristo




Resenhas - Sr. Loverman


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Avner 26/05/2024

Incrível!
Acabei agora de ler Sr. Loverman e já quero ler mais da autora Bernardine Evaristo. Que livro incrivelmente escrito!

O livro se divide em dois narradores em primeira pessoa, Barry e Carmel. Ambos interessantíssimos. O humor do personagem Barry e as intervenções de pensamento que ele faz durante a narrativa são geniais! A dor e a repressão e o desejo da personagem Carmel e a forma como a autora usa o espaço das páginas quando ela está narrando é impecável.

Um livro que aborda a temática LGBTQPIA+ na terceira idade, uma perspectiva diferente e muito interessante. E que também aborda outras questões humanas importantíssimas junto a isso. É um livro sobre a existência humana, escrito de uma forma leve, real, dolorida às vezes e muito bem humorada. Tô apaixonado, tenho um novo favorito!
Emanuel228 27/05/2024minha estante
Concordo com você, sem tirar nem pôr! ??


Avner 27/05/2024minha estante
É mto maravilhoso! ?




Joao.Almeida 26/05/2024

Uma perspectiva bem distinta dos romances gays aos quais estou habituado. Aqui temos o tal senhor Barrington como um símbolo tradicional, um homem bem-sucedido aproveitando sua vida de aposentado. Em um primeiro momento, ele pode parecer um idoso alcoólatra que não respeita sua esposa. Entretanto, percebemos que ele esconde uma relação amorosa com o seu melhor amigo. É interessante observar como o fato de ele ser um gay enrustido ressoa em diversos âmbitos de sua vida. Todavia, tive dificuldade em me conectar com o personagem, pois ele é extremamente machista e egoísta. Os trechos humorados e sarcásticos não foram suficientes para me conquistar. O ponto de vista adotado pela autora é diferente, gostei de poder vivenciar um pouco por esse lado, mas, com o decorrer da leitura, fiquei bastante incomodado com o comportamento e o posicionamento dele.
comentários(0)comente



lucianem 24/05/2024

Sr.Loverman
Este livro conta a história de Barrington Walker, um imigrante de Antigua que vai para Londres com a esposa, forma sua família e constrói o seu império imobiliário.
Porém, aos setenta e quatro anos, resolve se divorciar da esposa, para finalmente assumir o caso extraconjugal que tem com seu amigo Morris, desde que tinham 14 anos.

Gostei do livro, é divertido e bem humorado, mas não sei porquê não me pegou.

Lido para o Desafio Bookster 2024, livro de maio.
comentários(0)comente



YsllaC. 24/05/2024

Bom demais
Leitura muito fluida e gostosa de fazer. O humor da autora, do personagem, as nuances da história?
Muito inteligente colocar os capítulos como a visão (ângulo) de cada personagem, dar a eles (e ao leitor) a chance de contar sua versão.
Realmente ADOREI! ?
comentários(0)comente



Cris609 24/05/2024

Um livro completamente envolvente, daqueles que nos deixam esperando os próximos passos da história. Contudo, fiquei muito incomodada com a forma que foram colocados os pensamentos de Carmel. Pareceu, desde o início, forçar uma barra ao querer desqualificá-la. A escrita errada e sem nexo trazem um quê de misoginia para o contexto. Mesmo assim, a capacidade da autora de mostrar pessoas normais, com suas limitações contraditórias perante o mundo e a vida, é incrível.
comentários(0)comente



Thali 22/05/2024

Inteligente e bem humorado
Li esse livro pelo desafio Bookster 2024 e gostei muito.
Acredito que quem leu O Quarto de Giovane vai gostar desse livro também.
A autora aborda vários temas delicados, como a questão de sexualidade, raça, imigração, estarismo e machismo de forma inteligente e bem humorada. Tem vários trechos muito bons.
Gostei de ter a perspectiva da Carmel ao longo da história.
Em uns 70% do livro, achei que o personagem principal começou a ficar um pouco forçado. Principalmente a partir do capítulo em que estão num bar gay com a Maxine.
Mas no geral é um livro muito bem escrito, os personagens bem montados, a escrita é fluida e a história é necessária e muito interessante .
comentários(0)comente



fabidb 18/05/2024

Comicidade com um quê de bad vibes
Sr Loverman é maravilhoso! No começo tive dificuldade para me adaptar ao estilo narrativo, mas logo eu estava completamente envolvida no formato, principalmente quando se tratavam de capítulos narrados por Barry.

Esse livro tem personagens excelentes e multifacetados, que mesmo tendo carácter transgressoras e empolgantes ainda podem ser completos babacas. Amei a forma como foi contado, como a autora conseguiu delinear bem as diferenças geracionais, e como fomos apresentados a Barry e Carmel tanto no passado quanto no presente, para compreender bem quem eles eram agora já como pessoas idosas e amarguradas.
comentários(0)comente



leobalarin 16/05/2024

SR. LOVERMAN
Que história boa!
Conhecemos Barry, um homem com mais de 70 anos que atualmente vive um casamento com Carmel onde tiveram duas filhas, porém ao longo dessa trajetória descobrimos que ele vive um relacionamento com seu melhor amigo, Morris, onde o mesmo é inserido na sua família e tanto sua esposa como suas filhas têm o conhecimento dessa amizade que perdura por anos.
Barry após alguns questionamentos está decidido a terminar seu casamento com Carmel e assim poder viver finalmente seu amor com Morris, porém alguns acontecimentos vão marcando a história e faz com que talvez ele repense um pouco sobre qual é o momento certo de fazer isso.
O enredo é basicamente esse, porém a forma com que a autora trás os sentimentos e narração dos fatos, na minha opinião é o grande ponto alto, além de pautas como racismo, machismo, homofobia, religião são trazidos e dão aquele toque importante para a história.
Os personagens são imperfeitos, não existe um julgamento de quem é certo ou quem fez errado, pois todos tem suas questões expostas, isso mostra algo mais próximo de uma realidade do que personagens moldados a serem perfeitos e sem defeitos.
Sem dúvidas uma das minhas leituras favoritas.
comentários(0)comente



Anele 14/05/2024

Livro do mês de Maio do bookster! Esse me surpreendeu positivamente. Várias passagens foram muito marcantes para mim e gostei de como a autora é crítica em relação a discriminação sexual, racial e religiosa, além do machismo, de maneira sutil, mas perceptível, dentro das próprias falas e características dos personagens. Esse livro me trouxe muitas reflexões... A leitura é fluida e envolvente. Acredito que se não fosse a correria do dia a dia eu teria terminado mais rápido. Gostei bastante!
comentários(0)comente



jdelisiario 14/05/2024

Sr. Loverman
Livro de maio do #desafioBookster e acredito que até agora seja o meu preferido.

Que incrível! Comecei sem nenhuma pretensão ou expectativa, mas a medida que a leitura evoluía, camadas e mais camadas apareciam.

Definitivamente não é uma história linear, a autora intercala pontos de vista do Barry e da Carmel que já são um casal de idosos. Além de intercalar anos de vida, para mostrar os acontecimentos importantes.

Ao mesmo tempo que estava com raiva do Barry, entendia seus dilemas, principalmente sabendo a época que foi. Ao mesmo tempo que via Carmel como vítima, ela se mostrava outra mulher.

O final não poderia ter sido melhor!

Um livro que me fez rir e pensar! Adorei!

#leituraTerapia
comentários(0)comente



Robtavares 13/05/2024

Adorei
Tema bem atual, linguagem super divertida. Me lembrou um pouco a série Grace and Franckie. Adorei os personagens todos! Barry é insuperável! Amei conhecê-lo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luis.Henrique 07/05/2024

Que obra inteligente e interessante. Nenhum dos temas da obra (especialmente o racismo, a homossexualidade e o etarismo) são tratados com qualquer ranço oi de.maneita vitimista. Ao contrário, a auto ironia que perpassa a narrativa traz esses assuntos para um mundo real e verdadeiro. Um sopro de leveza e inteligência no meio de tanta literatura panfletária e de baixa qualidade dos nossos tempos.
comentários(0)comente



myhtuck 06/05/2024

Decepcionante
Livro com passagens bastante infelizes, com um narrador-protagonista machista e sem responsabilidade afetiva, tanto com o amante, a esposa e as filhas. ?Ah mas ele é de outra geração?: me desculpe, mas isso não é justificativa pra falta de respeito. Experiência péssima.

?Uma forma de ser realmente desprezível é desprezar a dor das outras pessoas.? James Baldwin
comentários(0)comente



Bruna 03/05/2024

Um enredo muito interessante, bem escrito, mas que por algum motivo não me encantou. Boa parte da história não prendeu minha atenção e isso com certeza contribuiu com a falta de conexão com os personagens. O protagonista, um homem de caráter bem duvidoso, mostra sem filtros o quanto nossas atitudes ao longo da vida podem prejudicar as pessoas a nossa volta. Trazer isso junto com humor talvez tenha sido uma das causas do meu incômodo. Uma pessoa sem nenhuma responsabilidade afetiva e com questionamento muito rasos que aparecem só nas páginas finais do livro. De qualquer forma, o livro apesar do tema ?dar pano para manga? é leve e divertido.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2