Hackeoman

Hackeoman Gustavo Ferreira

Resenhas - Hackeoman

Lari Delmar 17/05/2024

Um mistério romântico, pessoal e épico!
Sensacional. Esse foi o primeiro livro que li do Universo BRS, apesar de ser o segundo lançamento deles e nossa que fantástico. Tenho me aventurado na ficção científica nos últimos anos, sempre fui muito mais de ler romances e aventuras mais leves, então quando eu vi que esse livro era uma ficção científica especulativa em um Universo Brasileiro de Heróis eu fiquei bem intrigada e assim do nada esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida. Tem tudo que eu amo: Mistério, romance, aventura, reflexões. Com certeza um livro para ler mais de uma vez. A maioria das pessoas esnobaria o livro por ser um livro de Super Heróis, mas sério que bom que eu não fiz isso. A narrativa é fantástica, as reflexões são incríveis seja através das construções das cenas seja através dos personagens (principalmente o Roberto). A Mariana Elise é uma personagem intrigante, e adoro como a narrativa faz com que o leitor questione o que é real e o que não é. Por exemplo, o relacionamento de Mariana Elise e Gustavo, a amizade Roberto e Gustavo ou quem é de fato o pai dele. A trama te confunde de um jeito bom e isso faz com que você esteja no mesmo lugar que o protagonista. O romance do livro é LINDO (atenção especial ao Capítulo 15), além de ter declarações que derreteram meu coração. A trilha sonora do livro também é fantástica, principalmente a trilha final!!!

Marien C. 06/05/2024

Meu primeiro livro desse universo!
Eu comprei esse livro recentemente em um evento, sendo bem sincera eu fiquei bastante empolgada com a apresentação do livro. Como uma pessoa que ama cultura pop a ideia de um Universo inteiro de super heróis brasileiros com histórias de diversos gêneros já é bem empolgante, mas quando eu vi o livro por dentro e foi me explicada a história eu fiquei alucinada. O livro tem TRILHA SONORA AUTORAL cara!!!

Quando eu comecei a ler eu me senti completamente instigada, e como boa observadora que sou fiquei fazendo várias anotações de detalhes muito pequenos! Eu amo um mistério e esse livro é carregado deles, todos cercando o protagonista que é muito fácil de se apaixonar. As dúvidas que o Gustavo Cavalcanti tem sobre a vida, os medos, sua paixão pela Mariana Elise, que a propósito é outra PERSONAGEM FANTÁSTICA, todos esses momentos de dúvida do protagonista que está perdido no mundo são muito fáceis de ter empatia.

Algo que vi poucas pessoas falarem é sobre a mitologia que o livro cria. Existem as alegorias religiosas, mas também tem uma mitologia muito própria que é apresentada que eu quero muito que abordem no futuro. As tramas se conectam muito bem e eu fiquei impressionada demais com isso! É de se esperar erros de continuidade quando se trabalham três tramas complexas que se alternam na narrativa, mas não foi o que aconteceu. Todos os momentos até os que tem “erros” são justificados!

Esse livro me empolgou muito por não se esquecer de que é uma história clássica de herói ao mesmo tempo em que parece ser algo que transcende o próprio gênero. Tem coisas maiores acontecendo ou que vão acontecer, tem conceitos extraordinários apresentados, tem mitologia, tem uma mensagem. Tem peso, mas é divertido.

A escrita é muito fluida, e a história é extraordinária e o resultado foi esse… Li em muito pouco tempo!!!

Matmene 31/03/2024

Dando continuidade à construção do universo BRS, "Hackeoman - Salvator Mundi" é uma obra única em sua abordagem. Se o livro anterior deste universo, "Justiceiro Noturno - Ciclo de Sangue", possuía uma abordagem mais realista e "pé no chão", este livro vai pelo caminho oposto, tanto em seus temas quanto em seu próprio estilo de narrativa. Dividida em três zonas temporais (passado, presente e futuro), a história apresenta um protagonista igualmente poderoso e humano, que busca descobrir qual é a sua identidade e onde exatamente ele se encaixa entre o homem e o divino, o que rende boas reflexões existenciais e religiosas. É uma história que prende a atenção do leitor desde o início graças à sua narrativa diferenciada, bons personagens e sementes que planta para serem exploradas no futuro. É mais um sucesso do BRS.

Luana 28/03/2024

Uma Carta de Amor aos Super Heróis e ao Sci-fi
Não sou uma pessoa muito rápida de pegar as coisas, e o começo do livro me deixou confusa, mas logo passei de confusa para instigada e por fim, totalmente imersa na história que estava sendo contada.

Os personagens são interessantes e tem um desenvolvimento crescente e claro ao decorrer do livro, a narrativa te mantém compenetrado e envolvido na história sendo contada e finalmente, todo o sentimento não apenas no que está acontecendo nas páginas, mas o amor que o autor claramente colocou no projeto para entregá-lo com excelência e o carinho que merece.

Por mais projetos e iniciativas nacionais com esse nível de cuidado e zelo.

Savio Garcia 26/03/2024

O que foi isso que eu acabei de ler??
Eu já tinha ficado extremamente empolgado com o Justiceiro Noturno, e tinha ficado ainda mais empolgado para ler esse principalmente por ser uma ficção científica, um gênero que eu amo demais. Quando eu vi as artes eu já fui impactado, precisava ler o quanto antes porque o livro traz também um elemento de suspense e uma narrativa não linear que são coisas que eu particularmente gosto muito!

Comecei a ler…. E me senti totalmente dominado pelo autor. Minha mente simplesmente fritou!

Esse livro precisa ser lido duas, três vezes, não para ser entendido, mas apenas pela experiência. Me pergunto como deve ser ler ele todo em ordem cronológica ou ler ele normal e sabendo de tudo que vai acontecer. Cara, que livro insano. Ele tinha tudo para dar muito errado e ele consegue ser melhor do que o esperado.

O livro ainda tem trilha sonora que foi colocado de forma INTELIGENTÍSSIMA dentro do livro(pelo menos na versão fisica). Isso pra mim foi incrível de um modo que eu não consigo nem descrever.

O livro vai trafegando entre passado, presente e futuro de uma forma sensacional, você fica perdido junto com o personagem que é muito carismático e descobre os seus mistérios junto com ele. Durante os primeiros 10 capítulos você fica confuso, mas com uma vontade incontrolável de ler mais, de saber mais. Depois as peças se encaixam, e depois elas se desencaixam, mas no final…. é perfeito, tudo faz sentido.

O livro consegue ser uma história de herói divertida, e consegue ser algo a mais. É uma jornada simbólica de um messias, de um herói. É uma história de amor. É uma crítica a sociedade. E tenho certeza que o livro ainda é muito mais e eu nem sequer sei ainda.

Esse livro consegue ser ainda melhor que o anterior para mim, e eu preciso de mais desse universo e desse personagem! Aliás, desses personagens. Todos os personagens dessa história são maravilhosos!!! Mariana Elise, Roberto Almeida, Paulo Cavalcanti… São sensacionais!

Thiago548 26/03/2024

Ótimo romance e misto de sentimentos.
Esse livro explodiu minha mente em diversas formas. Pode ser confuso no início, mas depois que as peças se encaixaram foi muito mindblow. Você se sente na pele do personagem, toda a confusão dele, todo seu jeito de pensar... valeu tudo a pena. Recomendo!!!

Clara 25/03/2024

Escrito por Gustavo Ferreira, Hackeoman: Salvator Mundi é o segundo livro do universo de super-heróis brasileiros BRS, o qual também foi idealizado por Ferreira.
O livro acompanha Gustavo Cavalcanti, que acorda sem se lembrar de sua vida até o momento. Dono de poderes incríveis e sofrendo as mais diversas formas de perseguição, Gustavo precisa investigar sua misteriosa origem enquanto decide que tipo de herói quer ser.
Contada de maneira não-linear com capítulos que passeiam entre passado, presente e futuro, a narrativa faz o leitor se sentir na pele do protagonista na busca por respostas no intricado quebra- cabeças que é sua existência.
O autor utiliza de maneira bastante consciente elementos narrativos que remetem à jornada do herói mais clássica como a conhecemos e os mescla com um diferenciado pano de fundo de ficção científica para atingir um resultado inovador que tem pouca semelhança com outras histórias do gênero e decerto irá surpreender a quem lê.
Cabe ainda destacar o estilo de escrita, que encontrou o equilíbrio ideal entre diálogos e descrições, criando um texto dinâmico e fluído.
Mas de nada adiantaria uma ambientação e boa escrita se os personagens não fossem tão carismáticos. A jornada do protagonista Gustavo, que é muito humano mesmo sendo superpoderoso, acaba por se tornar repleta de questionamentos existenciais a respeito de quem ele verdadeiramente é, qual propósito deve seguir e se existe ou não livre arbítrio.
Todos os coadjuvantes passam por seus próprios arcos de desenvolvimento interligados ao arco principal, com destaque para Mariana Elise, cujo relacionamento e parceria com Gustavo se provam pontos altos do livro, e para Roberto, que tem uma conflituosa amizade com o protagonista e rende alguns pontos de virada na trama.
Além disso, a narrativa traz reflexões por meio de alegorias religiosas sobre como as pessoas reagiriam caso um possível messias viesse salvá-las e sobre quem são os verdadeiros seguidores das religiões que pregam. Será que um messias seria acolhido de braços abertos por aqueles que supostamente o esperavam ou seria condenado por essas mesmas pessoas?
O livro conta ainda com uma trilha sonora composta exclusivamente para ele por Felipe Lima, a qual conta com excelentes faixas e contribui em muito para a experiência de leitura e imersão na trama.
Portanto, Hackeoman: Salvator Mundi é um livro surpreendente sobre o qual é difícil falar sem spoilers. Capaz de fisgar o leitor desde a primeira página, essa é uma trama repleta de reviravoltas e questionamentos existenciais que irão ressoar com todos e um testemunho da habilidade do autor em unir gêneros distintos.

Lucas 28/12/2023

Uma ótima ficção de super-heroi!
“Hackeman” é um livro de fantasia, ficção cientifica e mistério. A história é muito instigante já por seu formato, sendo dividida em 3 núcleos (passado, presente e futuro), onde acompanhamos Gustavo Cavalcanti, um homem que acorda sem memórias, sentindo-se totalmente deslocado em relação ao mundo que o cerca.

É uma história de super-herois, e “Hackeoman” é o segundo livro de um universo compartilhado de vários heróis criado pelo BRS. Gustavo é um protagonista que não entende o que está acontecendo, e, juntamente com ele, nós leitores vamos descobrindo mais acerca de quem ele é e de seu papel no mundo.

Além dele, outros personagens muito cativantes aparecem. Mariana Elise, uma amiga e interesse amoroso de Gustavo. Ela, assim como eu, é uma fã assumida de Alice no País das Maravilhas. Mariana é uma moça doce e forte, que carrega seus segredos aos quais vamos descobrindo no decorrer da história. Também temos Paulo Cavalcanti, figura paterna que serve como guia e conselheiro de Gustavo. Paulo é um personagem muito interessante, com um passado que nos faz ficar imaginando quanta coisa ele já viveu. Por último, temos Roberto, melhor amigo de Gustavo, um homem com uma vida miserável e sofrida que encontra em Gustavo um raio de esperança, uma pessoa a quem admira.

No mais, a história tem um ótimo mistério, com um universo amplo e instigante. Temos uma dose de romance também, que é muito bem-vinda, além de ótimas cenas de ação. A história também possui inúmeras referências religiosas, que fazem bastante sentido com a temática da obra, visto que a figura do Hackeoman se equipara a um messias.

É um livro muito bom, aconselho a leitura de uma ótima história de super-herois. Para quem curte o gênero, aconselho a leitura, e, para quem gosta de ação, também aconselho a leitura, pois aqui somos presenteados com excelentes cenas de luta!

L. Araujo 23/12/2023

A princípio a narrativa não linear pode dificultar um pouco a leitura dos mais desatentos, mas após mergulhar de cabeça na história é fácil perder a noção do tempo lendo. Gostei muito da criação de mundo e como os personagens, mesmo os mais poderosos, ainda carregam uma centelha de humanidade com que podemos nos conectar.

Luana1648 21/12/2023

“Hackeoman: Salvator Mundi" é uma jornada emocional que eleva a literatura brasileira a novos patamares.
Hackeoman: Salvator Mundi transcende as fronteiras da literatura nacional, amalgamando com maestria elementos diversos que cativam desde a primeira página. A narrativa não linear, habilmente conduzida, desafia a linearidade convencional, proporcionando uma experiência que instiga a mente e estimula a imaginação. A trilha sonora magistral de Felipe Lima não é apenas um acompanhamento, mas uma sinfonia que eleva cada cena, intensificando as emoções e imergindo o leitor em um ambiente sensorial único.

A trama, além de sua complexidade, revela um romance cativante enraizado em personagens multifacetados, cujas jornadas entrelaçadas mantêm o leitor ansioso por cada revelação. As reflexões filosóficas inseridas de maneira orgânica não apenas enriquecem a história, mas também proporcionam uma profundidade que transcende o mero entretenimento, estimulando reflexões duradouras.

A inclusão de alegorias religiosas, combinada com elementos de super-herói clássico, confere à obra uma originalidade única. A conexão com o Universo BRS e as referências a outras obras não apenas solidificam um universo coeso, mas também deixam um rastro de migalhas tentadoras para os leitores ávidos por explorar mais deste universo intrincado.

"Hackeoman: Salvator Mundi" é uma jornada emocional que eleva a literatura brasileira a novos patamares. Uma obra que não apenas desafia, mas redefine as expectativas do que a ficção científica nacional pode alcançar.