Agathon

Agathon Luane Mattos

Resenhas - Agathon

Ana Moon 09/01/2024

Agathon
Antes de mais nada, que livro fantástico!

Agathon nos traz um universo completamente novo com fadas, silfos, pódis, e inúmeros seres super diferenciados e que nem em meu maior surto criativo eu poderia ter imaginado!

O livro nos conta a história de Anie, uma humana comum que encontra um lago misterioso e, ao tentar mostrá-lo ao seu irmão, não consegue mais localizá-lo.

Anie, assim, descobre todo um universo mágico, com todos os seres que citei anteriormente e muitos mais. O porém é que nenhum humano deveria ser capaz de adentrar esse mundo (Agathon) que fica situado dentro da floresta de uma cidade chamada Nímini, onde seu pai foi selecionado para iniciar um projeto que destruiria toda a mata.

O detalhe é o seguinte, quando Anie encontrou o misterioso lago, ela resolveu beber da água, que ela não sabia ser encantada. E, assim, ela foi Admitida pela própria Natureza, fazendo com que ela tenha acesso a esse novo universo. Comum? Não, nem mesmo no mundo de Agathon, Anie simplesmente era especial, mas jamais poderia sonhar com o tanto que ela era especial.

Através de uma escrita bem detalhada, um enredo incrível e personagens cativantes, Agathon fala sobre uma humana que foi selecionada pela própria Natureza para salvá-la, isso mesmo, gente, por algum motivo Anie foi a escolhida!

Confesso pra vocês que eu devorei esse livro, me vi encantada pela história e sem conseguir parar de ler para entender porque Anie conseguia fazer tudo o que fazia sendo humana, e eu me surpreendi muito com o desenvolvimento da narrativa. Anie se mostrou uma menina extremamente corajosa que, ao se ver presa ao mundo de Agathon, precisou tomar decisões extremamente difíceis ao mesmo tempo em que se acostumava à sua nova realidade: ela nunca mais poderá se ausentar de Agathon.

Já deu pra notar que muita coisa acontece nesse livro, né? Acreditem em mim, foi um dos melhores livros de fantasia que já li, a forma como a autora consegue descrever cada mínimo detalhe, a forma como uma guerra é iniciada, e como Anie é incrivel me surpreenderam e me deixaram apaixonada por Agathon.

Me conta ai se você ficou curioso com a história!

Nyleve.al 01/01/2024

"A natureza estava tentando me mostrar algo"
Nesse livro, a Ania, que no início da história estava super animada com um projeto da construtora do pai, durante uma visita ao local rodeado de uma biodiversidade aparentemente intocada, acaba tendo que passar por uma experiência que ela com certeza não esperava, a vinculação acidental da própria alma à floresta, e agora, ela não pode nem se afastar desse ambiente que antes não parecia assim tão importante pra ela, sem adoecer, como também terá que pensar numa forma de impedir que o projeto siga em frente, se quiser continuar vivendo.

O interessante aqui é o fato de que: A natureza é para todo mundo, algo vital, mas não damos atenção a isso.

No caso de Ania, agora que há risco de morte iminente, as coisas parecem ganhar uma nova urgência. Infelizmente não deveria ser assim, mas as coisas são como são.

Trata-se de uma história de fantasia, que mesmo ligando o imaginário com o real, demonstra a necessidade que existe para o ser humano do cuidado com essa relação com a terra, onde vive.

No decorrer da leitura percebemos através da protagonista o quanto o ser humano e a natureza estão mais interligados do que imaginam. E (SPOILER A PARTIR DAQUI) não de forma apenas acidental.

E isso foi feito através de uma analogia bem legal, um laço familiar existente entre ela e alguém dentre os seres místicos que vivem na floresta de Agathon. Essa ligação pôde ser comparada com o fato de não nos atentarmos para o quanto fazemos parte desse meio, mesmo havendo tanta separação. E eu achei isso muito legal.

Sobre o embate, e sobre os vilões, traçaram um objetivo extremista, baseado numa preocupação válida, o que traz complexidade ao problema e deixa a situação mais difícil ainda.

Pelo embate vir de uma preocupação real, a gente mais uma vez para pra relembrar que é o ser humano que precisa tomar responsabilidade por suas ações.

Além de tudo isso, vemos a construção dos personagens, todos uns fofos, mas é claro que vai haver favoritismo comigo sim, e a minha favorita é a Zalla, que na minha humilde opinião merecia mais "tempo de tela" LSKSLDKS mas sabemos que o foco aqui era outro.

No mais, recomendadíssimo, uma gracinha de leitura. Acessível, nada cansativo e super fácil, que no entanto traz uma mensagem que precisa sempre ser relembrada: a natureza e a sua importância.

Julia :) 26/12/2023

??
O livro é maravilhoso demais ????
A história é incrível e te prende demais, você fica extremamente ansiosa pra saber oq vai acontecer, até os detalhes são perfeitos as criaturinhas mágicas (?????) os personagens são incríveis e os dois casais são super fofinhos.
Recomendo demais ????