Biografia do abismo

Biografia do abismo Felipe Nunes...

Resenhas - Biografia do abismo

Bianca S 01/05/2024

Interessante, mas...
O livro é bem interessante, ele ilustra alguns de seus pontos com diversos resultados e analises de pesquisas feitas pela empresa dele. ele parece ter uma compreensão mais ampla (do q os liberais q eu vejo costumam ter) sobre a sociedade, necessidades das pessoas, democracia etc.

MAS... não tenho como evitar de questionar a falsa (na minha opiniao) equivalencia que eu entendi que ele faz em diversos momentos... ele mesmo traz pontos de coisas extremas que os eleitores do bolsonaro fizeram (assassinato, tentativa de golpe de estado etc), mas ainda dá a entender que "lulismo" e "bolsonarismo" sao dois lados da mesma moeda... assim como em determinado ponto do livro ele tb coloca o paradoxo de nao sermos tolerantes com os intolerantes, mas passa boa parte do livro tratando algumas coisas como meras "questoes identitarias" ou "opiniao"... até onde eu sei, eu não devo respeitar a opinião de alguém se essa opinião é contra a existencia de um grupo de pessoas ou contra direitos de um grupo de pessoas... opiniões economicas? beleza, vou te julgar, mas cada um acredita no que acredita... agora preconceito, misoginia, racismo etc não são meras opiniões....

outra questão que me incomodou no livro é o velho discurso de que as pessoas pararam de discutir economia e projeto de futuro pra discutir questoes identitarias, questoes "apaixonadas"... e, pra contestar isso, vou colocar uma citação de algo q ele mesmo escreveu: "a politica n existe em um vacuo. ela é reflexo dos anseios, das aspiracoes e dos temores da sociedade". tendo isso em mente, eu acredito que muitos dos nossos valores e ideias de mundo vao influenciar nossa maneira de ver a melhor estratégia economica e de politica... as duas coisas nao sao independentes, sao indissociáveis.
numeros nao existem soltos no mundo. uma escolha que alguem considera "economicamente adequada" vai afetar diversos aspectos sociais, entao pra ela ter sido considerada adequada, alguem considerou que aqueles impactos sao os desejados ou, pelo menos, sao aceitaveis...

bom..

o livro é interessante, mas não achei nada de excepcional a ponto de indicar pra alguém. ..
a nao ser que estivessemos debatendo esse assunto da polaridade brasileira de forma muitk especifica, dai ele é legal pq tem varias pesquisas apresentadas, mas, de modo geral , acho que nao recomendaria.

mas se vc quiser ler, nao eh ruim nao.

Jadson 23/03/2024

Polarização política
Uma leitura essencial para entendermos a sociedade brasileira hoje, dividida e polarizada. Para termos alguma chance de resolver um problema é preciso compreendê-lo, e este livro é de imensa utilidade neste sentido.

vpedradacoutinho 18/03/2024

Um raio X da polarização brasileira
Um livro feito com dados. Foram diversas pesquisas realizadas pela Genial/Quaest ao longo desses anos para mapear a polarização brasileira. Talvez seja, no momento, o livro mais importante para conhecer o cenário instalado pós-Lulanaro.

D. Inocêncio 19/02/2024

Uma excelente análise sobre a polarização da política brasileira, considerado o período de 2018 a 2023.

Edu 19/01/2024

O básico do básico
O livro traça os motivos da recente polarização politica no Brasil e como chegamos até aqui. Didático, direto e bem embasado sobre a calcificação do embate político.

Indico esse livro para quem não acompanha muito política e não sabe muito bem como surgiram todas essas brigas em épocas de eleição.

Para quem acompanha a política de perto ou já leu outras coisas do gênero, o livro fica muito básico e superficial, independentemente da posição política.

Acredito que faltou citar um evento ou outro que, ao final, também corroboraria a tese fim do livro. Curto e perfeito para quem quer começar a ler sobre essa bagunça toda.

carolmureb 19/01/2024

Uma leitura que todos nós deveríamos fazer para entendermos e nos comprometermos a fazer nossa parte para superar a polarização nociva que vivemos no Brasil. Os autores apresentam dados para o entendimento da da situação em que estamos e informações para sobre o percurso para chegar até aqui. A leitura me fez repensar algumas ideias e posturas. O livro é de fácil leitura, com amplo embasamento teórico.

"A novidade é que a dimensão do conflito político mudou. Disputas sobre o tamanho do governo, privatizações e controle de inflação estão perdendo espaço para debates sobre questões de identidade, gênero, raça e religião. É uma luta do mundo privado, por aquilo que marca a essência do indivíduo, suas crenças sobre o mundo em que vive e em que deseja criar seus filhos" p. 147.

"Os resultados se deviam à "guerra cultural", o conflito entre valores conservadores e progressistas que se acentuou com a ascensão do populismo de extrema-direita" p. 159.

"No primeiro passo para sair da calcificação a sociedade precisa concordar sobre limites que, se cruzados, geral repulsas em todos os lados. [...] Os atentados a Brasília de 8 de janeiro cruzaram esta linha" p. 189.

"A democracia - não apenas a brasileira - está doente. Milhões de brasileiros, norte-americanos, argentinos, chilenos, indianos, franceses, israelenses, britânicos, espanhóis, filipinos, etc. não mais enxergam nos seus representantes os portadores dos seus interesses" p. 206.

"Acreditamos que o remédio para a doença da democracia é mais democracia" p.208.

Christiane 12/01/2024

Nunes e Traumann fazem uma análise sobre o que aconteceu com o eleitorado brasileiro desde 2013 e sua mudança no que define seu voto. Analisando várias eleições eles encontram os padrões anteriores e as mudanças ocorridas e as que ainda são mantidas. O ponto principal é a mudança de uma escolha de voto que antes se voltava para o público com preocupações sobre saúde, segurança pública, educação e principalmente economia para o privado se voltando para questões morais e de crenças, uma escolha que passa a ser afetiva e motiva por paixões e não mais pela razão. Mas o que levou a isto?
É o que os pesquisadores tentam compreender e ao longo do livro tentam explicar. Por que uma parcela dos brasileiros dobraram à direita? e de uma forma tão radical, a ponto de apoiar golpes e ser contra a democracia. Examinam a questão da intolerância ter se tornado tão forte a ponto de sair do adversário onde é possível o diálogo e ir para o inimigo que precisa ser eliminado. As brigas de família, as escolhas no dia a dia mesmo após a eleição que são movidas pelas crenças e paixões influindo na escolha de marcas, lojas, fabricantes, as questões nas escolas que se antes se buscava uma formação agora se discute o que os professores ensinam e se são ideológicos ou progressistas/conservadores. A violência e o ódio que aumentou muito.
Ao final do livro tentam encontrar saídas para isto, mas não são tão otimistas a ponto de acreditar que isto vai se resolver rapidamente, há um longo caminho pela frente.

Marcus 01/01/2024

Análise sensata
Uma radiografia do momento político mundial, com enfoque mais específico no Brasil. A bipolaridade tratada sob o aspecto dos valores, em detrimento de qq posicionamento político ou econômico.

Glauber 26/12/2023

Excelente análise da política e sociedade brasileira atual.

Os autores usam estudos clássicos, pesquisas eleitorais e de opinião além de reportagens de episódios que corroboram com suas teses de calcificação política e transbordamento para a sociedade.

Os autores ainda tentam buscar algumas saídas, mas isso vai exigir muito e levar tempo. O mais importante é começar a entender onde estamos.