A Luz dos Meus Olhos

A Luz dos Meus Olhos Nàna Páuvoli

Resenhas - A Luz dos Meus Olhos

Jessica1248 24/03/2024

"? Você me vê, Luz."?????????
"ao menos uma coisa eu teria de Luz: respostas. Lacunas que deixou, que nunca compreendi. Talvez não me deixasse chegar perto, mas ao menos aquilo ela me daria. A qualquer custo."

"Por um instante, recordei-me da menina na escola, fingindo não me ver, mas me espiando. E eu sempre atento a ela. Ana Luz."

"Deixei de ser eu mesma, virei algo que só existia quando estava com ele. Além de tudo que já fui um dia; completa, latejante, maravilhada. Feliz."

"Tudo parou. Língua, lábios, respirações, movimentos. Ele desgrudou a boca, os olhos sombrios encontrando os meus. A realidade toda ali, despedaçando o que tivemos. E eu vi. Sua dor, sua revolta. A descrença perdendo para a raiva. Matteo se afastou como se eu o queimasse. Soltou o ar, mais pálido, surpreso."

"? Você me vê, Luz. O que sou quando estou com você. Completo. Nós dois assim, grudados. Como devia ter sido sempre."

Cibele 03/03/2024

Queria tanto te ver?
Muito lindo esse livro. Essa autora acho que é a melhor dos romances brasileiros, é a que mais consegue me prender. Amei

Glaucers 17/02/2024

Nossa, que livro bom!! Eu prefiro os livros da nana que tem essa vibe, tipo "além do olhar", "o dia em que você chegou", "redenção pelo amor", etc.
O Matteo é um querido que não merecia uma traição. A Ana Luz é uma mocinha tão sofrida que dá vontade de guardar num potinho, errou tentando acertar, coitada (e pagou caro por isso). Jovens eles eram uma fofura e depois mais velhos dá vontade de gritar pra que eles não percam mais tempo e fiquem logo juntos.
O nino.. nojo! Se aproveitou da garota quando ela tava mais vulnerável.
Tiro meia estrela pq a melissa só foi inserida na história pra ser um problema sem solução. Foi usada pra criar aquele conflito horrível no início do livro, mas depois foi descartada. Aliás, mt facilmente descartada. Ela não precisou conviver com o Matteo e a Luz, e, sinceramente, a saída dela foi muito simplória.
Mas amei s2

Dri 28/01/2024

Surpreendente!
Como sempre a Nana arrasando, livro incrível, com muitas reviravoltas, uma história realmente intensa e comovente!

Fico triste por existirem pessoas como a Melissa na vida real, mas fico imensamente feliz que existir inúmeras "Luzes" por aí, se superando e mostrando sua força. Sem dúvida ela foi o ponto alto da história!

Quellen 20/01/2024

Sobre reencontros
Uma história de amor marcada por um passado.
Matteo é irmão do meio de Augusto, somos apresentadas a ele em O senhor da Ilha e ficamos encantadas por seu jeito.
Ana Luz perdeu a visão e mesmo assim seguiu sua vida, criou sua filha (que por sinal é uma insuportável) e após a morte dos pais retorna para a ilha onde viveu até o fim da adolescência. Seu retorno faz com que os sentimentos adormecidos entre ela e Matteo retornem a superfície, fazendo com que eles se questionem se conseguem deixar o passado para trás e começar um novo capítulo em suas vidas.

Kel 18/01/2024

Final foi meio corrido mas a escrita é boa!
O casal tem química, só achei meio pesado a relação de ambos com a filha dela.

Endi.Nascimento 17/01/2024

A Luz dos meus olhos
Uma narrativa maravilhosa, aonde a autora desmostrou com perfeição ,o dia a dia de uma pessoal com deficiência visual ,as dificuldades encontradas na vida cotidiana ,a falta de infraestrutura para essa população e a incompreensão, e o julgamento. A força de Luz ,sua resiliência e superação de quem enxergar as cores da vida como coração e alma e traduzir em tela sua inspiração.
A Luz é maravilhoso ,tive vontade de bate na Matteo quando ele foi babaca, mas ele mostrou que aquele homem incrível é sensato ainda existia por debaixo de todas as camadas de mágoas e decepção.
Odeiem a Mel que garota insuportável meu Deus!!
Espero ansiosa pelo livro do Lucas. Leiam eu amei.

Louca por livros 06/01/2024

Eu amei demais,que livro lindo e aborda como tema a deficiência visual e suas dificuldade e acessibilidades,esse livro me deixou com o coração tão quentinho,o amor lindo de Ana luz e Matteo me deixaram emocionada do início ao fim,leiam esse livro esplêndido

BrendaDominguez 03/01/2024

Nana é um show de sensibilidade
Não é a primeira vez que a Nana traz uma perspectiva sobre os desafios de pessoas PcD em seus livros, e novamente, ela faz isso com maestria.

A narrativa da estória é muito bem construída, desde os flashbacks que estão posicionados de forma correta, sem revelar muito e criando um suspense para o que pode ter ocorrido no passado que fez Ana Luz abandonar tudo e sair da ilha em um ato de desespero.
A história é simples, mas o conteúdo não. Um amor do passado retorna para a vida de Matteo e ele tem que escolher entre perdoar e não alimentar o ódio de uma traição que ele jamais compreendeu. Seu caráter é duvidoso, as atitudes então, nem se fala, é o tipo de personagem que se justifica nas ações e não nas palavras, sejam elas boas ou ruins. Um animal que ao se ver ferido, só pensa em atacar e Ana Luz, pelos erros do passado acaba sendo o alvo.
Nesse livro você encontra: retratos de relacionamentos abusivos (de diversos tipos e parentescos), o peso da culpa e da permissividade nos relacionamentos parentais, violência doméstica e um amor resiliente e inconsequente, primeiro com Ana Luz na adolescência e posteriormente com Matteo na vida adulta. A forma como a Nana retrata as dificuldades de pessoas cegas e a forma como elas se adaptam ao mundo ao seu redor é de uma sensibilidade ímpar, se Raul já tinha me supreendido pela riqueza de detalhes na forma como ela o retratava há anos atrás, Ana Luz me deixou ainda mais sensibilizada, pois ela perdeu não somente a visão, mas tudo que amava e lhe era familiar. É uma guerreira, erro adolescente nenhum pode apagar isso. Gosto muito de como a Nana sempre que traz a perspectiva de adolescentes em seus livros nos faz questionar: o que sabemos da vida nesse período? Às vezes erramos tentado acertar, e foi o que ela fez, e isso fica ainda mais claro quando o contraste é aplicado a Matteo, que errou de caso pensado, para causar dor e sofrimento. Isso evidencia ainda mais a bondade e candura que sempre o atraiu na personalidade de Ana Luz.
A Luz dos Meus Olhos é um livro sensível, uma bela estória de perdão, reparação e superação, movida pela força motriz de todos os livros da autora: o amor.

Claudia Paiva 01/01/2024

Amei Demais!!!!
Que história mais linda...eles viveram tantas coisas no pouco temo que namoraram e ao mesmo tempo foi um amor tão grande, que ficou marcado para a vida toda, e eles mais do que nunca mereciam viver esse amor plenamente... A Luz se mostrou uma guerreira e uma força muito grande para superar todas as barreiras e dificuldades que enfrentou com a sua situação, porém infelizmente não soube criar e educar a Mel, uma pena pois ela se tornou uma jovem insuportável e mimada. O Matteo foi maravilhoso, e bem diferente do irmão... pois mesmo ainda magoado com a Luz ele cuidava e foi bem atencioso e protetor com ela... confesso que amei que esse livro foi muito diferente da história do Augusto e da Perséfone...Super Recomendo!!!!

Paty Parrela 23/12/2023

Ahhh, que lindo e emocionante essa história de amor e perdão. Chorei demais?, pelo tanto que o casal sofreu, para ficar junto. Valeu a pena!

Jaqueline.Xavier 17/12/2023

Bom demais
Uma delícia, é justamente o que estava precisando nesse momento. Romance, segredos do passado, reencontro depois de 21 anos separados. Curti cada linha, casal com aquela química de milhões , muito amor envolvido, mas o perdão não veio fácil. Uma ótima opção pra sair da ressaca.