A queda do imã

A queda do imã Nawal El Saadawi

Resenhas - A queda do imã

Valéria Cristina 03/05/2024

Não me cativou
"A Queda do Imã" é uma obra provocativa escrita pela autora egípcia Nawal El Saadawi. Este romance mergulha nas profundezas de sociedade teocrática e patriarcal, explorando temas complexos como poder, corrupção, religião e a condição da mulher nesse ambiente.

A escrita é fragmentada por demais. Não me cativou quanto eu gostaria que tivesse. São diversos narradores e linhas temporais diferentes que contam fragmentos de suas histórias. Achei o enredo confuso, mas com o mérito de denunciar as mazelas de uma sociedade onde política e religião são a mesma coisa, bem como de denunciar as condições de violência a que são submetidas as mulheres.

Nawal El Saadawi tece uma narrativa que não apenas explora as dinâmicas de poder e autoridade dentro da estrutura religiosa, mas também lança uma luz incisiva sobre as questões de gênero e opressão enfrentadas pelas mulheres.

GG 17/04/2024

Uma narrativa fragmentada sobre a filha do pecado e o sacerdote supremo, Nawal traz um texto de conteúdo difícil e leitura meio monótona. Demorei horrores para ler menos de 200 páginas.

As meninas órfãs, residentes no lar que deveria ser acolhimento, são objetos para os homens. Não suficiente o sofrimento da mulher ser dobrado pelo mero fato dela ser mulher, ainda é culpada e intimamente ligada ao pecado.

Uma crítica ao fanatismo religioso, ao machismo estrutural, ao pouco ou nenhum valor dado às mulheres, por muitas vezes, a narrativa se torna cansativa. Óbvio que os debates levantados são de extrema importância, mas particularmente não curti muito não.

É tudo bem cíclico, repetitivo e principalmente causador de indignação. Esse último, para mim, é o maior mérito do livro.