Exortação Apostólica C

Exortação Apostólica C'est la confiance Papa Francisco

Resenhas - Só a confiança (C'est la confiance)

Everton Gonçalves 27/12/2023

Exortação apostólica por ocasião dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha
Nesta carta comemorativa o papa destaca a importância da confiança, e que toda confiança cristã deve conduzir ao amor.
Teresa tinha uma alma missionária capaz de levar Jesus aos irmão por meio de um caminho que ela chamou de pequena via da confiança e do amor.
Ela percebeu que o amor ocupa o lugar central na vida da Igreja e desejou com humildade ser o amor/caridade.
O papa afirma que Teresa é uma doutora da síntese, pois embora todos os ensinamentos e normas da Igreja tenham sua importância, há alguns que são mais urgentes e constitutivos para a vida cristã, e foi nestes que Teresa fixou o olhar e o coração.
No final da carta Francisco afirma no n.52:
"Num tempo que nos convida a fechar-nos nos próprios interesses, Teresinha mostra a beleza de fazer da vida um dom.
Num período em que prevalecem as necessidades mais superficiais, ela é testemunha da radicalidade evangélica.
Numa época de individualismo, ela faz-nos descobrir o valor do amor que se torna intercessão.
Num momento em que o ser humano vive obcecado pela grandeza e por novas formas de poder, ela aponta a via da pequenez.
Num tempo em que se descartam tantos seres humanos, ela ensina-nos a beleza do cuidado, do ocupar-se do outro.
Num momento de complexidade, ela pode ajudar-nos a redescobrir a simplicidade, o primado absoluto do amor, da confiança e do abandono, superando uma lógica legalista e moralista que enche a vida cristã de obrigações e preceitos e congela a alegria do Evangelho.
Num tempo de entrincheiramento e reclusão, Teresinha convida-nos à saída missionária, conquistados pela atração de Jesus Cristo e do Evangelho."