Frases poderosas para lidar com pessoas difíceis

Frases poderosas para lidar com pessoas difíceis Renée Evenson




Resenhas - Frases poderosas para lidar com pessoas difíceis


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Carla.Parreira 19/04/2024

Frases poderosas para lidar com pessoas difíceis (Renée Evenson). Melhores trechos: "...Treine os seguintes pontos para pensar de modo mais claro: Jamais aja ou fale antes de pensar. Pare por um tempo para se acalmar e controlar as emoções. Examine a situação a partir de todas as perspectivas. Permaneça objetivo enquanto pensa no conflito. Mantenha o foco no problema, e não na pessoa. Pense em como será a conversa e em como seriam as respostas prováveis. Evite tomar partido quando estiver diante de problemas dos outros. Tente ajudar a outra pessoa a encarar a situação de modo objetivo, em vez de fazer julgamentos... O que acontece quando você é a causa do problema? Quando ofende alguém ou faz bobagem e diz palavras inadequadas? Se você tiver consciência de que provocou o atrito, não o ignore. Assuma a iniciativa e fale com a outra pessoa antes que ela confronte você. Pense no que disse e em como isso pode ter afetado seu interlocutor. Decida o que quer dizer para fazer uma reparação. Ao falar com quem foi ofendido, você deve pedir desculpas e definir o que de fato aconteceu. Mas haverá ocasiões em que algo que você disse ou fez incomodará outra pessoa sem que ao menos você perceba. Se ela tiver habilidade para lidar com conflitos, a conversa será resolvida seguindo os passos. Mas, quando o interlocutor é incapaz de solucionar um atrito, pode falar generalidades ou usar medidas passivo-agressivas, ou então ignorar você ou olhá-lo com raiva. Nesse caso, você precisará discernir o que está acontecendo. Ou a pessoa pode confrontar você num tom de acusação, atacar o seu caráter, gritar, dizer palavras ofensivas. O objetivo desses ataques pessoais é fazer você se sentir mal e colocá-lo em seu devido lugar. E em geral esse é o resultado. Quando isso acontecer, você terá dificuldade de manter a compostura. Sejamos honestos: nós gostamos de receber elogios, mas não gostamos de ouvir críticas, especialmente se forem feitas de modo rancoroso e maldoso. Você pode achar difícil engolir comentários negativos, mas pode se beneficiar deles se parar para ouvir, avaliar, decidir se são válidos. Assim, use o feedback como catalisador de mudança. Como você reage a alguém que o culpa com raiva ou exasperação? Recue um pouco, controle as emoções, respire fundo. Pense no comentário com a mente aberta. Olhe a situação pela perspectiva da outra pessoa. Ponha o orgulho de lado. Ouça as palavras. Se o feedback for válido, você chateou a pessoa e terá de resolver o conflito para ir em frente. Siga os cinco passos, e você poderá dar uma reviravolta na conversa, resolver o problema e prosseguir... Treine os seguintes pontos para obter uma compreensão melhor: Diga à pessoa que aprecia o comentário dela, independentemente de como tenha sido feito. Faça perguntas genéricas se precisar de mais informações. Faça perguntas específicas para esclarecer a informação e evitar mal-entendidos. Permaneça objetivo ao fazer perguntas e respondê-las. Ofereça uma frase de desculpas se achar que é necessário, antes de tentar definir o problema. Diga algo como: 'Lamento o que aconteceu' (desculpas). Não significa que você está assumindo a culpa pelo desentendimento, mas que você lamenta a desavença. Diga à pessoa que você gostaria de pensar a respeito e conversar mais tarde. Recapitule as preocupações da outra pessoa: 'Entendo que você sente que...' Isso dedine e esclarece o atrito pelo ponto de vista do outro. Defina o desentendimento segundo o seu ponto de vista. Declare um acordo após avaliar que o comentário estava correto: 'Depois de pensar nisso, concordo com você.' Diga algo se você concordar, mas quiser fornecer alguma informação adicional: 'O motivo é o seguinte...' Mostre o seu ponto de vista depois de avaliar que o comentário estava errado: 'Valorizo o que você está dizendo, mas preciso discordar.' Ofereça uma frase de ajuste: 'Vamos conversar sobre isso.' Mantenha uma expressão facial atenta e fale devagar e com calma. Quando você define o atrito pelos dois pontos de vista e demonstra respeito pela opinião da outra pessoa, cria um diálogo para que o interlocutor esteja aberto a ouvir sua resolução. Assim que os dois concordarem com a definição do problema, não elabore demais nem fique repassando o argumento. Esteja preparado para oferecer a melhor solução. Se a outra pessoa oferecer uma saída primeiro, analise-a com rapidez e concorde com ela ou ofereça um ajuste. Permaneça flexível durante o diálogo, especialmente se vocês discordarem muito em relação à melhor solução. Não permita que a discussão se desvie ou retroceda. Resolva quaisquer diferenças mostrando que está disposto a cooperar, porque a cooperação leva ao consenso. Se a discussão estagnar, sugira que cada um apresente de novo sua melhor solução e analisem juntos as consequências de cada uma. Se o pior acontecer, vocês podem ter que aceitar a discordância e deixar o assunto de lado, especialmente se a outra pessoa não estiver disposta a cooperar ou não entender seu ponto de vista. Depois de concordarem com a solução, ofereça uma frase de resolução. Em seguida, ofereça uma frase de reconciliação. Se não conseguirem concordar, ofereça uma frase de resolução sugerindo que os dois respeitem a opinião um do outro e deixem a questão de lado. Depois, ofereça uma frase de reconciliação dizendo que quer ir em frente sem deixar que a situação atrapalhe o relacionamento de vocês..."
Lucca49 22/05/2024minha estante
Resumiu o livro num comentário e ainda deu classificação baixa? Isso me parece uma ação contraditória.




Daniel.Taketa 01/03/2024

Resolução de conflitos
Framework simplificado mas eficaz na resolução de conflitos, com exemplos e passo a passo. Se vc se identificar em uma situação sempre ?pense antes? de agir. E reflita se por acaso não está no papel da ?pessoa difícil?.
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