SPQR Mary Beard

Resenhas - SPQR

1 | 2 | 3 | 4

Dâmares Liberato 05/05/2024

Achei o livro interessante, ele trás um período da história de Roma, mesmo sendo uma leitura de fatos históricos não achei cansativa.

Mimi 23/04/2024

Um dos livros mais importantes que existe sobre Roma Antiga!

Cobrindo mil anos da história romana, SPQR revela em detalhes como Roma cresceu de uma vila insignificante na Itália Central para se tornar a primeira potência global. A inglesa Mary Beard, professora de Cambridge e autora de vários best-sellers, vive há mais de 30 anos pesquisando o Império Romano. A partir de inúmeras leituras, estudos de arqueologia e de documentos escritos em pedras e papiros, ela faz uma análise eloquente dessa história e mostra
o que os romanos pensavam sobre si mesmos e suas realizações. SPQR é a abreviação que os próprios romanos adotaram para o seu Estado: "Senatus Populus Que Romanus", ou "Senado e o Povo de Roma". Neste livro, Beard detalha como foi formada a identidade e a cidadania romana e mostra porque essa cultura ainda influencia o mundo no século XXI. Com mais de 100 ilustrações e inúmeros mapas, SPQR ficou mais de um ano em listas de best-sellers nos Estados Unidos e na Europa.

759 páginas
Editora: Crítica

?? A autora escreveu com maestria a história de Roma de uma forma que não cansa o leitor.

??Temos muitas referências importantes.

?? Recomendo demais a leitura para quem quer conhecer a história dos romanos.

André 24/01/2024

Roma Antiga
A História de Roma sempre me fascinou. Portanto, foi com satisfação que me aproximei desse livro tão bem conceituado nas avaliações. Não me decepcionei! O livro me surpreendeu ao trazer a história da Roma Antiga de uma forma diferente de um livro de história formal. Além da forma peculiar com a qual a autora trata a história, cheia de um delicioso senso de humor, há um realismo muito equilibrado, que me ajudou a superar certas idéias generalizantes que eu possuía a respeito de certos aspectos da história de Roma, de alguns personagens ilustres ou a respeito dos próprios romanos e sua visão de mundo.
É o tipo de livro que me trouxe um maior conhecimento a respeito do assunto e agregou mais sobre a importância de se olhar criticamente para a história do mundo e mesmo sobre aquilo que já foi escrito sobre ela.
Para quem ama o assunto, como eu, recomendo vivamente esta leitura.

rrodolfo.lima 18/01/2024

Um relato de Roma desde a fundação (por Rômulo e Remo) até por volta do século III d.c.. O livro conta a história da monarquia romana, depois da República romana e do império romano. Tem bastante informação sobre tudo da época, o que é bom, mas por muitas vezes me perdia nas datas e governantes em que a autora estava falando

Mabi 31/12/2023

É um livro muito interessante para pessoas que não conhecem muito sobre o Império Romano e querem começar a aprender.

Igor_Resenha 28/12/2023

Grande autora para uma Grande História !!1
A autora, Mary Beard, consegue contar a história do primeiro milênio romano com maestria. Em nenhum momento você vai sentir que a história está densa ou chata. A todo momento Mary demonstra domínio do assunto e capacidade de separar a mitologia que envolve a Roma Antiga da realidade -o que de fato deve ter ocorrido no período.
Além disso, a autora está sempre tentando mostrar como as questões que afetavam os romanos ainda são pertinentes nos dias de hoje, como a corrupção política, desigualdade social etc. Este livro vai te estimular a buscar mais informações sobre Roma e sobre as civilizações da antiguidade ocidental e oriental não só devido a trama que história traz, mas também devido as diversos legados que foram deixados para a sociedade moderna.
Infelizmente, Mary decidiu narrar apenas o primeiro milênio da história de Roma. Algo que inicialmente não entendi o motivo até chegar no final do livro e tudo fazer sentido.
Uma obra prima que deve constar na biblioteca de todo admirador e estudioso de Roma Antiga.

Lucas2071 12/11/2023

O segredo dos imortais
Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?

Não é tão comum que uma civilização dure, aproximadamente, mil anos. Mais incomum ainda seria que essa mesma civilização não deixasse marcas atemporais na nossa cultura, língua, instituições e visões. Parece-me estranho saber que tal civilização existiu e as pessoas não busquem se aprofundar nela. Este que vós escreve é tão ficcionado pela sociedade romana que tem uma tatuagem - SPQR - no antebraço.

Os discursos eloquentes de Cícero e sua contribuição inesgotável para a história. Os escritos de Ovídeo, Virgílio e Teréncio. O modelo governista de César Augusto. As instituições e sua linguagem própria - República, Fórum, Magistratura, Tribunos, Centúrias - Roma não cabe em um livro, a prórpia Mary Beard nos chama atenção para isso - mas o SPQR é um excelente começo.
A análise sóbria e equilibrada da autora que dedicou a vida aos romanos é técnica e concisa, confesso que por vezes me frustrava com o balde de água fria jogado pela autora em episódios outrora narrados de forma mística e aqui esclarecidos e postos e termos realistas.

Krever 21/08/2023

O começo...
O primogênito da minha estante, o início de tudo, devo admitir que não fora uma das minhas melhores leituras, mas para uma pré adolescente apaixonada por história (e por ter sido meu primeiro livro) devo confessar que ele é fascinante, cheio de segredos e curiosidades sobre uma das mais belas sociedades (ao meu ver) que já existiu, as gravuras repletas de detalhes tornam a experiência da leitura algo incomparável, aos amantes de história e da cultura romana apresento um bela viagem no tempo à Roma.

Tiago.Costa 07/08/2023

Gostei muito de mergulhar na história da Roma Antiga no seu primeiro milênio, e sem duvida esse livro te faz pensar q esta em uma maquina do tempo, ao detalhar como era essa sociedade que tanto tem fascinado séculos depois de seu declínio.

Acacio 16/07/2023

Roma para os romanos
Excelente obra! Detalhada, leitura cativante, explica de forma descontraída as interações e a construção política do maior império do mundo.

Rodrigo 11/06/2023

SPQR
"SPQR: A História da Roma Antiga", escrito por Mary Beard, é um livro abrangente que narra a história de Roma, desde suas origens humildes como uma pequena cidade-Estado até se tornar um vasto império que dominou grande parte do mundo conhecido.
A autora mergulha nas raízes de Roma, explorando sua fundação lendária e a formação da República Romana. Ela examina a sociedade romana em detalhes, abordando temas como política, economia, religião, cultura e vida cotidiana. Beard utiliza pesquisas históricas atualizadas para fornecer uma visão clara e acessível desse período crucial da história.
Ao longo do livro, a autora também aborda os principais eventos e figuras históricas de Roma. Ela explora a expansão territorial do império, as guerras que Roma travou e as mudanças políticas que ocorreram, desde a ascensão de líderes como Júlio César até o estabelecimento do Império Romano com Augusto.
Mary Beard não se limita apenas aos eventos políticos e militares, mas também analisa a vida cotidiana dos romanos comuns. Ela explora os desafios e as aspirações das pessoas comuns, além de destacar a influência duradoura da cultura romana no mundo contemporâneo.
Por fim, o livro destaca o legado de Roma. A autora mostra como a arquitetura, o direito, a língua latina e outras contribuições romanas moldaram a civilização ocidental. Ela ressalta a importância de compreender a história de Roma para entender o desenvolvimento da sociedade e da política ao longo dos séculos.
"SPQR: A História da Roma Antiga" é uma obra aclamada que combina pesquisa acadêmica sólida com uma narrativa envolvente. É recomendado tanto para aqueles que desejam se aprofundar na história antiga quanto para leitores em geral interessados em descobrir as fascinantes histórias e legado da Roma Antiga.
Recomendo essa leitura.

Cris.Aguiar 18/05/2023

Uma grande viagem
Excelente abordagem da história de Roma, e claro, nossa.

Beard nos apresenta um relato mais humano; nos faz ver atrás das lendas, colocando nossos pés no chão do território Romano e sua expansão e levantando questões pertinentes.

Um livro de fácil leitura, muito instigante. Recomendo muito.

Clube de Leitura: INEF abr/maio 2023

site: https://www.istonaoefilosofia.com.br/

Rodolfo.Barbosa 30/04/2023

Referência do gênero
S.P.Q.R, uma sigla que se via nas bandeiras das legiões, escritas em pedras e em pergaminhos por Roma, e hoje também é vista em filmes e séries; significa "O senado e o povo de Roma". Que é o título perfeito pra essa obra.

Aqui surgiu a "República".

A sensação do leitor é de ter feito um curso completo sobre o Império Romano, principalmente do primeiro milênio.

A autora Mary Beard que estuda a história de Roma há mais de 30 anos, e é autora de livros e documentários sobre o tema, tem muita propriedade pra falar.

Nesse livro não veremos só os "clichês" do império Romano, como Júlio Cézar, as legiões, Nero, Marco Aurélio... Nesse livro a autora nos conta, como Roma começou, e surgiu de uma pequena vila na Itália central até se tornar o maior império que já existiu. O livro cobre tudo, tanto os imperadores, quando sua população mais humilde. Tanto o exército, quanto a República.

Finalizo essa resenha com a frase da autora no final do livro...

" Prestamos aos romanos um desserviço quando fazemos deles heróis, e também quando os demonizamos. Mas prestaremos a nós mesmos um desserviço se deixarmos de levá-los a sério. "

Se tu gosta de história tem que ler esse livro.
Elton.Oliveira 01/05/2023minha estante
Massa ... Me interessei ????

Rodolfo.Barbosa 02/05/2023minha estante
Vai sem medo. Gostei muito!

Ronald.Willian 17/03/2023

SPQR
Uma leitura em certos momentos cansativa, mas essencial para desconstruir certos esteriótipos sobre a civilização romana.

1 | 2 | 3 | 4