Guia de literatura fantástica

Guia de literatura fantástica Duda Falcão

Resenhas - Guia de literatura fantástica

Helo 12/12/2023

É um livro bom para iniciantes no assunto. No geral, gostei do panorama histórico que ele faz dos gêneros, mas às vezes ficava cansativo, como uma longa lista descritiva sem reflexão sobre os títulos. Os melhores capítulos para mim foram o de horror (talvez porque seja o que conheço menos), o de monstros e o de construção de mundo. Também é legal que tem um capítulo resumindo a jornada do herói, sendo bom para consultas rápidas. As orientações de exercícios também são legais, mas fiquei um pouco decepcionada com os exercícios na parte de fantasia se comparados com os dos outros capítulos.

Ghuyer 20/11/2023

Um Bom Começo
Este trabalho de Duda Falcão é uma ótima porta de entrada para os universos das literaturas inseridas dentro do gênero fantástico. O autor apresenta um grande apanhado geral sobre as principais vertentes do gênero, e oferece caminhos e referências bibliográficas para o leitor mais interessado ir se aprofundando posteriormente. Para quem está começando a estudar o assunto, este autointitulado "Guia" vale muito a pena. Para quem já está familiarizado com literatura de do tipo a mais tempo, talvez seja um pouco desnecessário, visto que o autor toca apenas superficialmente nos temas que opta por debater ao longo do livro. O capítulo "Jornadas Fantásticas" em que ele discorre sobre a jornada do herói de Joseph Campbell eu achei particularmente fraco. Ali era onde mais se fazia necessário uma lista de exemplos para ilustrar como a tal jornada opera em uma estrutura narrativa. Na ausência disso, por mais que o autor procure detalhar cada um dos pontos da jornada isoladamente, a sensação que dá é a de abstração pura. Por outro lado, por mais breves que sejam, seus resumos sobre as origens das literaturas de fantasia, ficção científica e de horror são bem instigantes e fazem um bom trabalho de apresentar as essências de cada um desses subgêneros. Também são bem-vindas as sugestões de exercícios de escrita ao final de cada capítulo. Se você é um escritor em formação, pode encontrar ali boas opções para praticar sua criatividade. No geral, embora eu estivesse esperando algo mais denso e teórico (tive essa expectativa pois nas primeiras páginas Duda Falcão já cita Todorov), eu gostei do livro. É uma leitura leve que pode ser feita em um fim de semana e abre portas para várias outras.