Colapso

Colapso Roberto Denser

Resenhas - Colapso

Verena Cavalcante 19/12/2023

Brutal e frenético
Um livro violento, indigesto, inventivo e brasileiríssimo! Roberto Denser cria uma distopia tupiniquim que bota a maioria dos romances apocalípticos no chinelo. Simplesmente impossível parar de ler.
Alec.Ferreira 19/12/2023minha estante
Me deu vontade de ler!

Ruan 31/03/2024

Horror à brasileira
Normalmente eu leio uns três livros por mês dependendo da minha rotina não-rotina. Esse mês de março foi de uma tristeza imensa pra mim. Ganhei um livro que queria de uma amiga e acabei detestando a narrativa. Comecei a ler no começo de março e até semana passada mal tinha passado de 80 páginas. Decidi que iria deixar ele de lado e iniciar uma leitura que me instigasse mais, afinal, a vida é muito curta pra ficar preso em livro que você não tá gostando.

Decidi que leria Colapso, um pouco desanimado com medo de mais uma leitura chata, já que o livro tem quase quinhentas páginas e bom?

Que livro bom do 🤬 #$%!& , meus amigos!

Primeiro que é de uma alegria imensa ver um trabalho tão bem feito assim sendo brasileiro! Como chef de um restaurante que valoriza ingredientes e saberes brasileiros, fico muito contente em ver que o que temos a oferecer é tão bom quanto (ou até melhor) de qualquer outro lugar do mundo! A gente é foda e precisa exaltar mais o que temos de mais foda.

Desde que retomei o hábito de ler, percebi que tenho apreço por livros de suspense e horror. Livros mais ?leves? como Verity, Desenhos Ocultos, A empregada me fazem devorar cada página. Mas também livros mais brutais, como Jantar Secreto e Saboroso Cadáver! Colapso se encaixa perfeitamente nesse segundo grupo.

O livro é extremamente chocante. Brutal e impactante! A violência extrema, a descrição tão detalhadamente visceral que me revirou o estômago e me fez querer ler cada vez mais e mais.

Colapso é sobre um Brasil pós apocalíptico e com certeza não é um livro para todos. Pude ler algumas outras resenhas aqui e percebi que algumas pessoas se espantaram com uma das práticas recorrentes descritas no livro. E sinceramente? Não me espantou! É um livro onde as pessoas se alimentam da carne de outras pessoas que elas mesmas caçam para conseguir sobreviver? Um livro cheio de desumanidades! E se hoje, vivendo numa sociedade que se diz civilizada acontece tantos dos relatos descritos no livro, imagina em um período pós apocalíptico?

O posfácio do Roberto endossou totalmente esse meu pensamento ao longo do livro. Nós seres humanos somos capazes de inúmeras crueldades, e não precisamos sequer estar vivendo num período como o do livro pra isso.

Dito isso, esse livro é um dos melhores que li. Falei dele em todo lugar que podia. Falei pra minha equipe de cozinha, falei até pra minha mãe que ficava chocada com as descrições (Perdão equipe e perdão mãe! Eu tava empolgado demais!)

Os personagens são extremamente cativantes e bens construídos e os capítulos curtos e cheios de surpresas te instigam a querer ir pro próximo!

Muito obrigado, Roberto Denser por uma obra tão incrível e horrenda (no melhor sentido da palavra) como Colapso! Bote Stephen King pra mamar!
Lara1522 31/03/2024minha estante
Ok, tua resenha fez outra cozinheira querer ler esse livro. Indo p minha lista de desejos da amazon

Larissa3099 31/03/2024minha estante
fiquei com vontade de ler tbmm..

Guilherme Dehon 10/03/2024

Colapso...
Em um mundo pós-apocalíptico, totalmente destruído, praticamente estéril e extremamente perigoso, alguns grupos de sobreviventes, lutam por suas vidas, e vêem seus caminhos entrelaçados...

Magistralmente escrito, porém, "BRUTAL, INDIGESTO, CHOCANTE, PERTURBADOR...", INSANO, CRUEL, ANGUSTIANTE, CLAUSTROFÓBICO, TENEBROSO... DESUMANO.

Colapso não é recomendado para pessoas mais sensíveis, pois é extremamente pesado, com um contexto muito cruel, viu, apelativo, explícito e que chega a causar certo incômodo e mal estar em determinados momentos da narrativa.

O livro é realmente muito bem escrito, uma trama bem elaborada e amarrada, de uma forma frenética e intensa, prende o leitor do início ao fim.

O que incomodou durante a leitura, foi o excesso de palavrões em praticamente todos os diálogos, e as descrições explícitas de violência, principalmente estupros.

Também no posfácio o autor ao falar sobre violência de um modo geral, mais especificamente sobre guerras, cita a Bíblia e as determinações de Deus, mas talvez sem a compreensão total do contexto e entendimento histórico e cultural da época, dando a entender que Deus simplesmente fosse um tirano cruel.

De modo geral, a obra e excelente e apesar de toda a violência "gratuita", também vemos coisas boas que são intrínsecas as pessoas, mesmo em situações de extrema dificuldade, como por exemplo, a amizade, o amor e a esperança.

Altamente recomendável!

Thi 22/03/2024

Muito muito instigante
Confesso que esperava uma história distópica bem "mais do mesmo", mas que nada. Em capítulos curtos, com vários acontecimentos bizarros, mirabolantes e bem descritivos (tem cenas pesadíssimas). Lá pelas tantas na história tudo vai se interligando e despertando um frenesi desesperador pelo desfecho. O epílogo me emocionou, e o posfácio me chocou Parabéns ao Denser, esse livro entrou para meus favoritados do ano.

Evy 26/03/2024

Devastador... 5 estrelas, favoritado!
Eu estava extremamente ansiosa para ler esse livro, pois sou muito fã do gênero distopia e principalmente de histórias pós-apocalípticas. Mas de forma alguma eu estava preparada para COLAPSO. Essa obra é uma jornada perturbadora através de um futuro impiedoso, onde a civilização está em ruínas e a humanidade é forçada a enfrentar os aspectos mais sombrios de sua própria natureza.

A cada virada de página, somos imersos mais profundamente em um mundo pós-apocalíptico, onde as cidades outrora vibrantes são agora apenas ruínas vazias, infestadas por uma aura de desolação e bichos peçonhentos. Neste cenário desolador, as pessoas lutam diariamente não apenas por comida, mas pela própria sobrevivência, em uma batalha desesperada contra um ambiente hostil que parece determinado a devorá-las.

É através das diferentes perspectivas dos personagens que a terrível e dura realidade do agora é gradualmente revelada. A moralidade, a empatia e a confiança se tornaram raridades, quase desconhecidas, em um mundo onde a bondade é frequentemente vista como uma fraqueza perigosa.

Essa narrativa cruelmente honesta nos obriga a confrontar as profundezas sombrias da alma humana, enquanto nos mostra o que resta da civilização em colapso. Denser não apenas nos leva a testemunhar a luta pela sobrevivência em cenas de virar o rosto e parar para respirar, mas nos obriga a questionar nossas próprias noções de moralidade e ética em face ao desespero e desolação.

Ambientação nacional, personagens extremamente bem construídos e uma narrativa visceral e realista me fizeram favoritar essa obra. Denser é muito hábil em manter nossa atenção grudada às paginas apresentando os dilemas e dores que cada um desses personagens enfrentam ao longo da história com uma exuberância cinematográfica (Netflix, corre aqui), tornando ainda mais vívidas as cenas implacáveis da fragilidade da civilização e da selvageria latente que reside dentro de cada um de nós.

Com um posfácio simplesmente genial, onde Denser mostra que nada, absolutamente nada do que foi descrito no livro já não tenha acontecido antes em nossa sociedade dita como civilizada, esta obra como um todo é uma chamada a uma reflexão profunda sobre a condição humana e seus limites. Tudo isso em uma edição simplesmente exuberante, como tudo que a Darkside publica.

Super recomendo a leitura.

Alan (@coracaodeleitor) 08/01/2024

Hoje iremos falar sobre Colapso, lançamento do autor @robertodenser pela @darksidebooks . E já adianto que achei uma obra sensacional e ao mesmo tempo assustadora.

Aqui temos um mundo em colapso onde o céu é vermelho e o pouco que resta vem se auto destruindo após um evento que todos conhecem como Marco Zero. O que existe é uma escassez de tudo. O mundo como conhecemos hoje em dia passou a ser apenas uma lembrança para os mais velhos e o pouco de pessoas que restou nesse novo mundo se reorganizou. E a maioria só conhece essa nova realidade.

O mundo já não tem regras e nem penalidades. A única questão é a sobrevivência. E vamos acompanhar diferentes grupos fazendo tudo, para sobreviver. E aqui quando digo ?tudo? é realmente tudo, então desde já esteja preparado.

A obra não se poupa em detalhar os horrores que acontecem nessa sociedade sem lei. Como as pessoas agem de forma brutal e sem compaixão para sobreviverem.

A cada capítulo você tem um choque de realidade e ao mesmo tempo é muito louco pensar que realmente esse seria o futuro caso o mundo entrasse em colapso.

É uma leitura cheia de gatilhos, e claramente adulta. Mas tenho certeza que os fãs do gênero irão se apaixonar pela obra. A escrita do autor é muito instigante e antes de perceber você já terá devorado o livro, pois você se sente cativado pelos personagens e por todo o universo que se passa em terras brasileiras. O que nos conecta ainda mais.

Eu já estou ansioso pelo que mais o autor irá lançar á frente. Pois pra mim foi uma experiência incrível de uma obra crua, chocante e cheia de reflexões sobre nossa sociedade atual. Adorei e super indico.

Dominique 13/01/2024

Você já se imaginou vivendo em um Brasil onde o céu não é mais azul? Onde dinheiro não vale nada, e a única lei é a do mais forte?

Cerca de 40 anos após um evento conhecido como Marco Zero, acompanhamos alguns grupos de caminheiros que tentam sobreviver. Os animais estão cada dia mais difíceis de encontrar, árvores estão morrendo há muito tempo e a água potável é escassa.

?As grandes cidades, por exemplo, ele passou por várias delas. Atravessou-as de um lado a outro, de cima a baixo, sempre procurando por algo que lhe servisse de comida ou conforto. Esbarrou em muitas curiosidades, carcaças de imponentes máquinas antigas, incontáveis ossadas, cidades congeladas; soterradas pela areia; inundadas pela água; devoradas por plantas de toda natureza (...)?

? Durante os dias que li Colapso me senti completamente imersa na história. Os capítulos curtos e os POV (pontos de vista dos personagens) intercalados geram fluidez na leitura e instigam a curiosidade.

A ambientação foi feita na dose certa. Com detalhes, mas sem sobrecarregar o leitor. As cenas sanguinárias foram minhas preferidas (óbvio), mas não vou comentar aqui. Se você já finalizou a leitura, te convoco a ir à minha DM.

Senti que a história segue uma linha específica no tempo, ou seja, acompanhamos apenas o que está acontecendo no momento. Tudo o que sabemos sobre o Marco Zero foi dito por personagens de Antes, revelado no decorrer da trama.

Em um possível (e muito aguardado) Prequel, gostaria também de conhecer mais os personagens, de saber quais acontecimentos levaram à construção do caráter e do lado obscuro que vemos em Colapso.

Recomendo esse livro para todos, mas principalmente para quem quer começar a ler distopias.

Quando termino um livro e não consigo parar de pensar nele, tenho certeza de que encontrei um novo favorito. Chego até a sentir saudade dos personagens! E foi isso que aconteceu com Colapso.

* Mais no meu insta @dniqbooks

Egberto Vital 16/01/2024

"Não há nada nesse livro que não possa ser encontrado, e superado, mesmo no auge das sociedades civilizadas", essa frase do posfácio de Colapso é perspicaz, para além da violência, essa distopia discute a potência escamoteadora das civilizações.

E por falar em criação distópica, Roberto Denser foi genial em construir um universo pós-apocalíptico no Brasil. Os elementos imagéticos que o autor utiliza para descrever espaços, ambientes e personagens, me projetaram, como leitor, para a tela do cinema ou, facilmente, para o catálogo dos 10 mais da Netflix. É uma obra cinematográfica, desde o modo de narrar que, em diversos momentos, parece imagens captadas por uma câmera, até a caracterização das personagens, seja do ponto de vista físico ou dos maneirismos que os definem.

Sem querer limitar a obra a uma tendência literária, até porque é notória a intenção de Denser em entregar um ótimo livro de entretenimento, mas senti um flerte com o eco-horror, pela forma como a narrativa retrata o caos como resultado de uma relação fraturada da nossa civilização com o meio ambiente. E isso ele faz de maneira primorosa ao construir cenários como "a cidade do homem sem braços" ou "a cidade das ratazanas", isso sem detalhar a construção primorosa de "Atenas". Não quero falar mais sobre esses espaços, pois um spoiler aqui atrapalharia a experiência de leitura.

Os intertextos são utilizados de maneira primorosa e conectam o leitor à ideia de "é possível mesmo isso acontecer um dia". E o que mais me chamou atenção é como esses diálogos com outros textos e linguagens constroem um elo daquele nova, violenta e caótica sociedade com o seu passado, como se estilhaços de memória tivessem ficado espalhados pelo chão árido e infértil de agora, e meio a pragas e netflixies que resistiram ao calor rebarbativo.

Enfim, é um romance do 🤬 #$%!& . E voltarei a ele em outros momentos, com certeza. Roberto botou pra descer em Colapso.

@pamelarobooks 30/01/2024

Problemático, apelativo e decepcionante
Era um livro que eu não conhecia, mas após ter recebido coloquei grandes expectativas e mergulhei na leitura. O problema era que a piscina era rasa. Vou tentar explicar tudo através dessa resenha, dividindo-a em pontos. Então, vamos lá:

PONTOS POSITIVOS:
1) A leitura flui desde o momento que você pega o livro, e isso se dá muito por conta dos capítulos serem curtos.
2) Tem uma boa proposta de construção de vários povs de personagens que, em um determinado momento, a gente sabe que vão se encontrar.

PONTOS NEGATIVOS:
1) A escrita descritiva de coisas desnecessárias. Ex: o estilo de p@u que os personagens tem ou deixam de ter (sim, é explicado quase de cada um os dados completos); diversas cenas de sex0 e estupro (sério, parecia que a cada 2 caps a palavra "estupro" aparecia umas 30 vezes). Somando tudo isso, se fossem retiradas da história não fariam a menor falta e poderiam tornar o livro até mais tragável.
2) Quantidade excessiva de palavrões nas falas dos personagens. Durante a leitura dava a entender que só pra ter um diálogo era inseridos um monte de palavrões que me faziam ficar com aquela cara meio meh, sabe? Não me desceram.
3) A caracterização das mulheres durante todo o enredo. Desde o jeito delas falarem, até de se comportarem, dando sempre uma conotação sexual ou remetendo a agressividade (caso ela fosse uma mulher "mais forte").
4) Diversas cenas de violência que foram colocadas ali demasiadamente, saindo do conceito do horror e caindo no apelativo.
5) O posfácio. Ali foi a gota d'água para mim, principalmente quando ele cita a religião cristã (que é a que eu sigo) de uma maneira super desrespeitosa e debochada. Sei que em diversos momentos da história foram marcados pela violência, mas cabe a nós quando fomos olhar para esses fatos entender e analisar com duas lentes: a da CULTURA e do CONTEXTO HISTÓRICO. Se você não olha o passado com as devidas lentes, sua análise automaticamente cai no buraco do anacronismo e até mesmo da intolerância religiosa.

Diante de tudo isso, é um livro que eu não curti e não recomendo.
Lari Guimarães - @lendocomanatureza 16/03/2024minha estante
Queria tanto ler esse livro ? ainda bem q não comprei

Juju 29/12/2023

Presságio
O mundo como o conhecemos já não é mais o mesmo. Desde o evento conhecido como Marco Zero, o planeta vem se degradando lenta e violentamente em uma espécie de colapso. Ninguém é capaz de prever exatamente o que está por vir, mas de qualquer forma, as possibilidades não são muito animadoras. Com o declínio das civilizações bem como o de suas leis, normas e o certo código de moralidade que supostamente mantinha as coisas sob controle, é fato que os sobreviventes agora não se importam realmente em seguir as regras. Se é que algum dia se importaram mesmo. De todo modo, aqueles que permanecem vivos - dependendo da sua concepção de vida - muito provavelmente continuam assim por conta de seus instintos e em grande parte pela ausência de uma consciência moral que lhes imponha limites, permitindo-lhes libertar literalmente seu "animal" interior que afinal tem fome e desejos que almejam ser saciados a qualquer custo. Matar ou morrer é o novo lema. Confiar é um risco, sobreviver é necessidade. Mas, afinal, poderia existir esperança em um mundo assim?

Roberto Denser é um escritor, roteirista e tradutor paraibano. Colapso é seu romance de estreia, uma distopia pós-apocalíptica que nos expõe um cenário assustador e ao mesmo tempo surpreendentemente real. E acredito que esteja aí a fórmula para o sucesso magistral dessa obra: a crueza, a visceralidade, a brutalidade com a qual os fatos são narrados em capítulos curtos, impactantes e eficientes. Essa é uma história sobre a degradação de um planeta que se converteu em um terreno árido, infértil, poluído e nojento, inabitável e que deseja a todo custo expulsar o seu próprio câncer: a humanidade. É matar ou morrer, devorar ou ser devorado. Então, simultaneamente, essa também é a história do colapso do ser humano que vem lentamente caminhando em direção ao seu próprio fim que, afinal, não será nada belo ou agradável. Em todos os personagens elaborados por Denser, podemos encontrar traços identificáveis e palpáveis, sejam eles positivos ou negativos. São pessoas que riem, que choram, que sofrem, que lutam, que sangram, que sonham e que sobretudo sobrevivem. A maneira como o fazem, no entanto, tem muito a dizer sobre seu caráter. E se uma coisa é verdade, é que não estamos tão distantes dessa realidade, desse destino agourento que parece pairar sobre nós como uma espécie de abutre à espreita. Como o próprio autor do livro diria, basta ligar a televisão e sintonizar o canal de um noticiário qualquer ou checar as redes sociais e você irá se deparar com coisas semelhantes ou até muito piores do que as exibidas nessas quase 500 páginas de uma ficção que não se parece em nada com ficção em primeiro lugar. Roberto Denser é preciso, afiado, crítico, sincero e mordaz, sem medo de chocar. Colapso, portanto, se consagra como o feio retrato de uma sociedade em declínio, uma espécie de presságio prontinho para se concretizar a qualquer momento.

Sublime. Sem dúvidas, a leitura perfeita para encerrar o meu ano. E que orgulho de poder afirmar que essa é uma obra escrita por um autor brasileiro e que coloca muitos outros livros do gênero no chinelo. A edição da Darkside só completa o combo com o design maravilhoso.

Doug 26/03/2024

Estômago Frio
Eu fiquei um bom tempo refletindo sobre esse livro. Ele é aquele típico livro que você fica dias refletindo e falando sobre ele. As histórias de cada personagem de envolvem numa narrativa bem moderna e simples, que parece que o autor conversa com você. Algumas cenas eu tinha que parar-respirar-continuar por serem bem violentas. Um mundo distópico onde como o próprio autor diz que não precisa de uma guerra ou de acabar o mundo para ver que o ser humano é capaz de agir com qualquer violência por fome!

gabspittol 21/01/2024

Gatilho! Canibalismo, violência física e sexual.
Primeiro, vale falar do alerta para a forma como estamos destruindo nosso planeta. Por se tratar de uma 'distopia', lidamos aqui com um futuro apocalíptico possivelmente real, a meu ver. Referem-se ao que vivemos hoje como Antes, o povo de Antes... O céu é sempre vermelho, as chuvas são escassas, territórios foram devastados, e o clima é imprevisível, tudo como consequência do fim do mundo!
Roberto Denser já havia me ganhado em seus outros contos, mas certamente Colapso superou todas as expectativas! Gosto da capacidade que ele tem de escrever o que há de pior na humanidade, e como ele mesmo declara em seu posfácio, não há nada inventado ali, é tudo embasado em coisas que acontecem desde sempre e permanecem no mundo até hoje. A crueldade humana é real, seja por trauma, por causa das condições de vida, ou simplesmente por ser algo que encaro como natural em muita gente, infelizmente.

Spoilers a partir daqui:
• Me senti bem e mal pelo tanto que gostei do grupo Atenas. Adorei a irmandade, e a ideia original do grupo, mas como sempre, o poder pode ser perigoso e corromper a quem o detém. Diana acabou se cegando pelo que acreditava e isso foi o seu fim. Mas no geral, adorei a irmandade e o sentimento de proteção que existia entre as membras do grupo;
• Bia foi guerreira demais. Sempre que ela aparecia meus olhos se enchiam de água e eu precisava respirar fundo pra continuar lendo. Mas eu gosto dessas leituras que causam desconforto, especialmente quando são coisas reais, que acontecem todos os dias;
• Queria dizer que achei desnecessária a morte da Rainha. Brincadeiras à parte, cenas com crueldade a animais me destroem demais, e eu achei até o assassino dela bem piedoso, já que a matou de forma rápida, sem que ela ficasse agonizando. E infelizmente, é outra coisa que acontece diariamente, e eu como estudante de veterinária vejo isso na prática;
• Samanta foi outra guerreira... Que tristeza a história dela! Mas ela foi vingada. Infelizmente nada daquilo trará de volta sua família e o sonho que ela nutria dentro de si;
• E Garoto, nem preciso dizer, um dos meus preferidos desde o início! Ele e Espanhol, reizinhos demais!

site: https://www.resenhasdagabs.com/

ana :) 19/05/2024

Gente. ?
Um EXCELENTE livro mas definitivamente é pra quem tem estômago forte. Muitas cenas de violência (de todos os tipos), porém, ambientadas em um cenário apocalíptico, são assustadoramente realistas. Um chamado para o futuro e um livro que nos questiona enquanto humanidade.

? esse livro pode te deixar meio lelé da cuca.