Colapso

Colapso Roberto Denser




Resenhas - Colapso


25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Priscilla154 29/05/2024

Visceral, Indigesto mas totalmente capaz de se tornar real.
Colapso mexe com sua cabeça, seu moralismo, brinca com seu humor e noção, certo? Errado? Justificável?
O livro te apresenta a vários grupos de pessoas e aprofunda mais a história de alguns e também de outros indivíduos.
Uma distopia maravilhosa, escrita por um autor brasileiro que não deixa a desejar em nada.
Eu amei cada capítulo.
Os capítulos são curtos, o que torna a leitura fluida.
Terminei o livro aos prantos com o posfácio.
comentários(0)comente



Amandinha 29/05/2024

Prometeu muito, entregou pouquissimo no final
E um livro de horror, em que se trata de temas MUITO sensíveis, até para aqueles que têm estômago forte como eu, precisa parar para respirar e digerir os acontecimentos.
A história é boa, a escrita fluida e detalhada, entrega as informações de forma clara e concisa.
Porém, as perguntas exploradas durante a história não são respondidas no final.

O que foi o marco zero? Muitas ideias misturadas mas nada coerente.
Como realmente está o Amazonas?

Li saboroso cadaver e lá tem explicações mais coerentes em um livro com 1/5 do tamanho.
Fora que o livro não tem um final, parece que o escrito cansou de escrever e encerrou o livro.

Quero respostas.

Sei lá, li avaliações boas, o livro é da darkside, distopia nacional, de horror, tudo parecia comprometer de forma fantástica para o livro ser 5 estrelas e favoritado, mas infelizmente não saiu como o esperado.
Uma pena.
comentários(0)comente



ana :) 19/05/2024

Gente. ?
Um EXCELENTE livro mas definitivamente é pra quem tem estômago forte. Muitas cenas de violência (de todos os tipos), porém, ambientadas em um cenário apocalíptico, são assustadoramente realistas. Um chamado para o futuro e um livro que nos questiona enquanto humanidade.

? esse livro pode te deixar meio lelé da cuca.
comentários(0)comente



Claudia Cordeiro 09/05/2024

Que pena que acabou
Escrita ágil, fluida, envolvente. Violento? Sim, mas como diz o próprio autor no Posfácio, olha à nossa volta, qta violência e nem estamos nas circunstâncias trágicas ambientais que este livro descreve! Mto boa a imaginação do autor criando esta distopia. Personagens que ficarão na memória mto tempo depois que a leitura acabar. Nota 5!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ruan 31/03/2024

Horror à brasileira
Normalmente eu leio uns três livros por mês dependendo da minha rotina não-rotina. Esse mês de março foi de uma tristeza imensa pra mim. Ganhei um livro que queria de uma amiga e acabei detestando a narrativa. Comecei a ler no começo de março e até semana passada mal tinha passado de 80 páginas. Decidi que iria deixar ele de lado e iniciar uma leitura que me instigasse mais, afinal, a vida é muito curta pra ficar preso em livro que você não tá gostando.

Decidi que leria Colapso, um pouco desanimado com medo de mais uma leitura chata, já que o livro tem quase quinhentas páginas e bom?

Que livro bom do 🤬 #$%!& , meus amigos!

Primeiro que é de uma alegria imensa ver um trabalho tão bem feito assim sendo brasileiro! Como chef de um restaurante que valoriza ingredientes e saberes brasileiros, fico muito contente em ver que o que temos a oferecer é tão bom quanto (ou até melhor) de qualquer outro lugar do mundo! A gente é foda e precisa exaltar mais o que temos de mais foda.

Desde que retomei o hábito de ler, percebi que tenho apreço por livros de suspense e horror. Livros mais ?leves? como Verity, Desenhos Ocultos, A empregada me fazem devorar cada página. Mas também livros mais brutais, como Jantar Secreto e Saboroso Cadáver! Colapso se encaixa perfeitamente nesse segundo grupo.

O livro é extremamente chocante. Brutal e impactante! A violência extrema, a descrição tão detalhadamente visceral que me revirou o estômago e me fez querer ler cada vez mais e mais.

Colapso é sobre um Brasil pós apocalíptico e com certeza não é um livro para todos. Pude ler algumas outras resenhas aqui e percebi que algumas pessoas se espantaram com uma das práticas recorrentes descritas no livro. E sinceramente? Não me espantou! É um livro onde as pessoas se alimentam da carne de outras pessoas que elas mesmas caçam para conseguir sobreviver? Um livro cheio de desumanidades! E se hoje, vivendo numa sociedade que se diz civilizada acontece tantos dos relatos descritos no livro, imagina em um período pós apocalíptico?

O posfácio do Roberto endossou totalmente esse meu pensamento ao longo do livro. Nós seres humanos somos capazes de inúmeras crueldades, e não precisamos sequer estar vivendo num período como o do livro pra isso.

Dito isso, esse livro é um dos melhores que li. Falei dele em todo lugar que podia. Falei pra minha equipe de cozinha, falei até pra minha mãe que ficava chocada com as descrições (Perdão equipe e perdão mãe! Eu tava empolgado demais!)

Os personagens são extremamente cativantes e bens construídos e os capítulos curtos e cheios de surpresas te instigam a querer ir pro próximo!

Muito obrigado, Roberto Denser por uma obra tão incrível e horrenda (no melhor sentido da palavra) como Colapso! Bote Stephen King pra mamar!
Lara1522 31/03/2024minha estante
Ok, tua resenha fez outra cozinheira querer ler esse livro. Indo p minha lista de desejos da amazon


Larissa3099 31/03/2024minha estante
fiquei com vontade de ler tbmm..




Lu Oliveira 30/03/2024

Do que você seria capaz na luta por sobrevivência?

Em um Brasil pós-apocalíptico, em que a vida se tornou cada vez mais escassa e distorcida, pode significar a diferença entre ser considerado "amigo ou comida".

Colapso foi uma experiência de leitura SENSACIONAL, que me causou de pesadelo a enjoo, e um riso nervoso no final.

A escrita do Roberto Denser é muito fluida, visual, imersiva... ressaltando o tanto de reflexão social que as narrativas de Terror Nacional carregam (o que tem muito me agradado em narrativas do gênero).

Apesar de ter sofrido a cada violência, terminei a leitura apegada àquele mundo.
Como é que pode?

Colapsei e recomendo!
comentários(0)comente



Doug 26/03/2024

Estômago Frio
Eu fiquei um bom tempo refletindo sobre esse livro. Ele é aquele típico livro que você fica dias refletindo e falando sobre ele. As histórias de cada personagem de envolvem numa narrativa bem moderna e simples, que parece que o autor conversa com você. Algumas cenas eu tinha que parar-respirar-continuar por serem bem violentas. Um mundo distópico onde como o próprio autor diz que não precisa de uma guerra ou de acabar o mundo para ver que o ser humano é capaz de agir com qualquer violência por fome!
comentários(0)comente



Evy 26/03/2024

Devastador... 5 estrelas, favoritado!
Eu estava extremamente ansiosa para ler esse livro, pois sou muito fã do gênero distopia e principalmente de histórias pós-apocalípticas. Mas de forma alguma eu estava preparada para COLAPSO. Essa obra é uma jornada perturbadora através de um futuro impiedoso, onde a civilização está em ruínas e a humanidade é forçada a enfrentar os aspectos mais sombrios de sua própria natureza.

A cada virada de página, somos imersos mais profundamente em um mundo pós-apocalíptico, onde as cidades outrora vibrantes são agora apenas ruínas vazias, infestadas por uma aura de desolação e bichos peçonhentos. Neste cenário desolador, as pessoas lutam diariamente não apenas por comida, mas pela própria sobrevivência, em uma batalha desesperada contra um ambiente hostil que parece determinado a devorá-las.

É através das diferentes perspectivas dos personagens que a terrível e dura realidade do agora é gradualmente revelada. A moralidade, a empatia e a confiança se tornaram raridades, quase desconhecidas, em um mundo onde a bondade é frequentemente vista como uma fraqueza perigosa.

Essa narrativa cruelmente honesta nos obriga a confrontar as profundezas sombrias da alma humana, enquanto nos mostra o que resta da civilização em colapso. Denser não apenas nos leva a testemunhar a luta pela sobrevivência em cenas de virar o rosto e parar para respirar, mas nos obriga a questionar nossas próprias noções de moralidade e ética em face ao desespero e desolação.

Ambientação nacional, personagens extremamente bem construídos e uma narrativa visceral e realista me fizeram favoritar essa obra. Denser é muito hábil em manter nossa atenção grudada às paginas apresentando os dilemas e dores que cada um desses personagens enfrentam ao longo da história com uma exuberância cinematográfica (Netflix, corre aqui), tornando ainda mais vívidas as cenas implacáveis da fragilidade da civilização e da selvageria latente que reside dentro de cada um de nós.

Com um posfácio simplesmente genial, onde Denser mostra que nada, absolutamente nada do que foi descrito no livro já não tenha acontecido antes em nossa sociedade dita como civilizada, esta obra como um todo é uma chamada a uma reflexão profunda sobre a condição humana e seus limites. Tudo isso em uma edição simplesmente exuberante, como tudo que a Darkside publica.

Super recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Thi 22/03/2024

Muito muito instigante
Confesso que esperava uma história distópica bem "mais do mesmo", mas que nada. Em capítulos curtos, com vários acontecimentos bizarros, mirabolantes e bem descritivos (tem cenas pesadíssimas). Lá pelas tantas na história tudo vai se interligando e despertando um frenesi desesperador pelo desfecho. O epílogo me emocionou, e o posfácio me chocou Parabéns ao Denser, esse livro entrou para meus favoritados do ano.
comentários(0)comente



Guilherme Dehon 10/03/2024

Colapso...
Em um mundo pós-apocalíptico, totalmente destruído, praticamente estéril e extremamente perigoso, alguns grupos de sobreviventes, lutam por suas vidas, e vêem seus caminhos entrelaçados...

Magistralmente escrito, porém, "BRUTAL, INDIGESTO, CHOCANTE, PERTURBADOR...", INSANO, CRUEL, ANGUSTIANTE, CLAUSTROFÓBICO, TENEBROSO... DESUMANO.

Colapso não é recomendado para pessoas mais sensíveis, pois é extremamente pesado, com um contexto muito cruel, viu, apelativo, explícito e que chega a causar certo incômodo e mal estar em determinados momentos da narrativa.

O livro é realmente muito bem escrito, uma trama bem elaborada e amarrada, de uma forma frenética e intensa, prende o leitor do início ao fim.

O que incomodou durante a leitura, foi o excesso de palavrões em praticamente todos os diálogos, e as descrições explícitas de violência, principalmente estupros.

Também no posfácio o autor ao falar sobre violência de um modo geral, mais especificamente sobre guerras, cita a Bíblia e as determinações de Deus, mas talvez sem a compreensão total do contexto e entendimento histórico e cultural da época, dando a entender que Deus simplesmente fosse um tirano cruel.

De modo geral, a obra e excelente e apesar de toda a violência "gratuita", também vemos coisas boas que são intrínsecas as pessoas, mesmo em situações de extrema dificuldade, como por exemplo, a amizade, o amor e a esperança.

Altamente recomendável!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR