Em algum lugar lá fora

Em algum lugar lá fora Jabari Asim

Resenhas - Em algum lugar lá fora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mariana113 09/05/2024

Apesar da temática bastante explorada em vários livros, esse traz um olhar distinto. Essa diferença já começa com as nomenclaturas ?sequestrados? e ?ladrões?. A história nos prende a atenção e evolui bem ao longo do livro, gostei bastante dos personagens também.

Polly 14/04/2024

Em algum lugar lá fora: difícil chegar ao final (#203)
[TEM SPOILER]

Foi difícil chegar ao final de Em algum lugar lá fora. Empilhei todos os livros meus da TAG, porque eu simplesmente não conseguia superar sua leitura (sim, eu criei na minha cabeça a desnecessária regra de que não posso pular os livros). Tive que voltar ao início uma segunda vez para conseguir engatar a leitura e finalmente terminá-la.

Não é um livro ruim, não, não é. Embora eu deva reclamar da falta de originalidade de livros estadunidenses, no geral, que ele também apresenta. É um livro bem escrito, com cadência e fluidez perfeitas, mas com histórias que parecem sempre ser contadas pelas mesmas vozes. Não há personalidade na escrita, entende? Dentro de cada nicho no mercado editorial dos EUA, parece existir apenas um único jeito de escrever. Esse é meu problema com contemporâneos de lá.

Mas, superando isso, a parte mais difícil de superar, de verdade, é a descrição meticulosa da desumanização a que são submetidos nossos cinco protagonistas. É doloroso de ler, é amargo de engolir e demora muito, muito tempo para que ela passe. Compreendo que o autor quer nos convencer de que a escravidão foi o capítulo mais horroroso da humanidade. É vergonhoso que isso um dia tenha existido. No entanto, é tão convincente que é difícil de ultrapassar essa primeira parte. De verdade, quase larguei o livro.

Desde o seu início, a começar pelo próprio título, Em algum lugar lá fora se apresenta como um livro de esperança. E ele, de fato, o é, mas, pela maior parte da narrativa, é a desesperança que o domina. Quando finalmente chegamos no momento de libertação dos sequestrados (como se intitulam os escravizados), é que a gente não consegue largar o livro. A narrativa melhora demais, a despeito de que nos percalços do caminho, os sequestrados encontrem grandes e sofridos desafios. A segunda parte é gostosa de ler, não dá vontade de parar.

Outra coisa que gostei especialmente na leitura é a descrição da visita dos ancestrais e da religiosidade (ou da não religiosidade) daquelas pessoas. Essa parte da vida dos sequestrados é o que nos mostra que, embora os ladrões tenham escravizado os corpos dessas pessoas, eles jamais conseguiram, de fato, escravizar suas almas. Não sou nada espiritual, mas é bem emocionante de ler essas partes.

Enfim, foi difícil chegar ao final. Mas ainda o considero um bom livro. Vale a pena dar uma chance.

Ju Marian 14/04/2024

Inversão de visão
A percepção aqui não é a evolução do negro que sai de "coisa" para "pessoa", mas sim de pessoa com sentimentos e desesperança para pessoas que começam a acreditar e, assim, tem ainda mais sentimentos... é lindo

Thaysa 14/04/2024

Em algum lugar lá fora
Em algum lugar lá fora conta a história de escravizados nos Estados Unidos, do ponto de vista dos "sequestrados". São várias vozes que se unem para contar uma só história. Ao mesmo tempo que narra eventos cruéis, apresenta os medos, a esperança, o amor de um povo em busca da liberdade de forma bastante lírica. Um exemplo atemporal da crueldade da escravidão.

Mari Pereira 26/03/2024

O livro trata de uma temática sempre importante de ser tratada e lembrada. Sendo assim, tem um valor social importante ao cumprir esse papel.
Todavia, a história e a forma como foi contada não me cativou. Achei a história sem profundidade e não acrescenta muito a quem já conhece (ao menos um pouco) a temática.

Caroline.Cabral 20/03/2024

Impossível largar
Simplesmente um dos melhores livros que li recentemente. escrita incrível, história muito bem construída: o autor se refere as pessoas escravizadas como sequestrados e aos brancos como ladroes. recomendo demais!

Caroline Vital 10/03/2024

Já havia lido ficções que envolvem escravizados e os EUA antes da abolição, mas acho que esse foi diferente. Acho que foi o enredo, poético e real ao mesmo tempo, a narração em primeira pessoa, de longe o mais pesado que li dessa temática, o mais tocante.

Barbara.Moreira.Azevedo 06/03/2024

Buba Yali
O final me deixou contente. Afinal a leitura é bem triste, vários momentos tive que parar para poder continuar. Fiquei feliz com o final, apesar da perda do pequeno Zander. Gostei de aprender sobre as "7 palavras" e outras coisas que não conhecia.

Bru 03/03/2024

Reimaginando a Escravidão
A obra "Em Algum Lugar Lá Fora", escrita por Jabari Asim, destaca-se ao abordar a temática da escravidão de forma diferente, escapando dos clichês e apresentando uma variedade de personagens com suas próprias histórias, trajetórias e emoções. Embora contenha cenas fortes, sua narrativa fluida cativa o leitor desde as primeiras páginas, tornando a leitura acessível e envolvente.

Fernanda Sleiman 02/03/2024

Maravilhoso
Que livro forte, bonito, sofrido. Terminei com um aperto no peito. O livro acabou, liberdade, liberdade!

Eliza.Beth 24/02/2024

Sequestrados e Ladrões
Uma história sobre escravidão contada pelo ponto de vistas dos escravizados.
Um coisa muito interessante é que o autor usa os termos sequestrados e ladrões, o que eu achei imediatamente genial.

Devido ao tema, o livro contém muitas cenas fortes de violência.
Existem vários personagens contando a história: todos sequestrados. E foi interessante como o autor conseguiu dar vozes diferentes a cada um. De fato você sente que existem várias vozes contando aquela história.
Existe um personagem em especial que dá um toque celestial à história e seu caminho e fim ainda me perturba.

Tem um questão com religiosidade também. Sobre cultura. Sobre língua.

Não conhecia esse autor e agora quero me aventurar em outras histórias que ele escreva.

Livro muito bom.

Andrea 23/02/2024

História com toque fantástico
Gostei muito da divisão dos capítulos, que são curtos e intensos. Também gostei das diferentes visões das situações, o fato de cada personagem ter suas características tão definidas me cativaram como leitora, tornando fácil imaginar o dia-a-dia na fazenda, sofrer com as dores de uma violência sem justificativa e entender as dúvidas e certezas em relação a fé.

O toque fantástico amplia as cenas, lembrando as histórias que foram passadas oralmente, mas aqui vividas por completo. Tudo complementado pelo respeito aos ancestrais, a mistura de coragem e medo, gerando uma contrapartida as palavras pronunciadas pelos aqui chamados ladrões, principalmente o dono da fazenda, cujos diálogos beiram o absurdo.

Tudo em uma escrita forte, que transfere o leitor para a fazenda e o faz sentir junto com os personagens cada situação, suas tristezas, pequenas alegrias, injustiças e sim, esperanças.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2024/02/em-algum-lugar-la-fora.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5