Os grandes casos do Disque Denúncia

Os grandes casos do Disque Denúncia Mauro Ventura

Resenhas - Os grandes casos do Disque Denúncia

Leitor Noturno 19/12/2023

Resenha Noturna
?Os Grandes Casos do Disque Denúncia?

Autor: @aventuramauro
Editora: Instituto MOVRIO
Estilo: Crimes Reais
Páginas: 368

?Você já ouviu falar do Disque Denúncia? Ele é uma das ferramentas mais usadas para dar informações sobre crlmes e crlminosos, ajudando a polícia carioca a resolver inúmeros casos.

?O livro é sim de crlmes reais, com histórias nos mais diversos setores, que ajudam a contar como este programa de proteção, feito pelo governo, começou e foi dando cada vez mais certo. O primeiro capítulo é sobre um dia com três s&questros no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em que vamos descobrindo o modo como o disque denúncia agiu em meio a isto, vamos conhecendo a história das vítlmas, como acabaram sendo s&questrados e também alguns detalhes de casos paralelos, sem deixar de fora todo universo que existia na época no Brasil.

?O capítulo mais impactante, e triste, do livro é sem dúvida o do caso do menino João Hélio. O garotinho que foi arr@stado pelas ruas do RJ, depois que ass@ltantes r0ubaram o carro da família e não deixaram mãe e filha tirarem o garoto dele. Todo mundo lembra desse caso, foi capa de jornais por todo Brasil, tamanha barbárie. E o disque denúncia teve um papel fundamental para que os monstros responsáveis por aquilo pudessem ser presos, com centenas de ligações com informações sendo feitas para o setor.

?Adorei em muitos aspectos a leitura, trabalhos jornalísticos como este são sempre um belo atrativo para mim. A qualidade do texto é ótima, a construção do seu desenvolvimento também, seguindo uma história que ajuda a mostrar o começo, o meio e os dias atuais do serviço. Os casos escolhidos também são muito interessantes, prendendo a atenção do leitor e saciando o desejo dos fanáticos por True Crlme. Mas o melhor para mim foi ver uma imparcialidade na escrita, falando das coisas maravilhosas do programa e de seus defeitos e dificuldades, de como as vezes não deu certo, sem tirar sua culpa.

?Criticamos, com razão, muitas coisas no nosso país, mas é importante sabermos daquilo que dá certo e é bem feito também. Um livro fundamental sobre o Brasil e a segurança pública.

Nota: ????????????(6!)