Ocean

Ocean's Godori Elaine U. Cho

Resenhas - Ocean's Godori

jiangslore 01/01/2024

[3,5/5]
Obrigada ao NetGalley e à editora por conceder uma cópia avançada do livro em troca de uma resenha! Todas as opiniões expressadas abaixo são minhas.

Não acho que "Ocean's Godori" seja um livro "ruim". Mas também não acho que ele funcionou bem para mim. A impressão que tive durante a leitura é que o livro possui, em tese, vários elementos que contribuem para que eu goste de uma obra. Mas há algo que simplesmente não se encaixou para mim - acho que foi a "dosagem" de alguns desses aspectos. Mesmo assim, acredito que o livro tem muitas qualidades, e entendo os motivos pelos quais a maioria dos leitores gostou dele.

A escrita de "Ocean's Godori" é boa, bem fluida e interessante. Adorei o fato de que os diferentes narradores têm suas perspectivas demonstradas a partir de pequenos detalhes na escrita - nas partes narradas pela Ocean, por exemplo, os membros da tripulação eram tratados pelos seus primeiros nomes; mas, nos capítulos narrados pelo Hasan, todos são referidos por seus sobrenomes. Essa atenção aos detalhes é algo que é possível perceber em outros pontos do livro, em especial na ambientação criada; na qual a inserção de pequenos aspectos da cultura pop sul-coreana atual, bem como questões culturais e históricas, contribuíram para o realismo do universo futurístico criado na obra.

Os personagens da obra são... Bons. O problema é que há muitos, e os que não são narradores acabam por parecer um pouco unidimensionais - como se eles estivessem na história apenas para cumprir um papel muito específico, e não para efetivamente serem uma parte relevante do enredo. E, embora o fato dos narradores se referirem aos outros personagens de formas diferentes seja um toque realista, considerando as diferenças de personalidade e de intimidade, foi algo que fez com que fosse mais difícil ainda acompanhar a apresentação de todos os personagens. Além disso, acredito que "Ocean's Godori" cai um pouco na armadilha de querer fazer todo mundo interessante demais e acabando fazendo com que eles não sejam tão interessantes assim (apesar de continuarem sendo "divertidos", superficialmente falando).

Algo que me surpreendeu no livro foi o romance. Claro, é um "slow burn" extremo, então acredito que muitas pessoas podem não gostar tanto assim. Mas esse é um dos poucos tipos de romance que me agrada. A tensão criada em algumas cenas é ótima, e me senti verdadeiramente envolvida nesses momentos. No entanto, há indícios de um triângulo amoroso (pelo menos por enquanto, considero que essa é uma interpretação possível) e isso é algo que eu odeio em livros - ironicamente, reconheço que é algo que muitas pessoas que se encaixam mais no público alvo do que eu vão gostar.

O enredo de "Ocean's Godori" é o ponto principal no qual senti o problema da "dosagem". Sim, é possível perceber que o livro pretende misturar uma narrativa do cotidiano dos protagonistas com uma aventura que envolve questões mais amplas e coletivas. Em tese, isso é algo muito legal; e não diria que a execução foi "péssima" nem nada do tipo. No entanto, acredito que a proposta da obra foi executada em um ritmo que não funcionou muito bem para mim - o livro pareceu focar demais no cotidiano por muito tempo e, por outro lado, quando o aspecto mais "aventureiro" foi inserido, isso pareceu ser feito rápido demais.

Apesar de tudo, eu me diverti com a leitura. O livro tem elementos muito bons e a história como um todo tem ótimo potencial. Primeiros volumes geralmente não são meus favoritos em séries (acredito que "A Quinta Estação" foi a única exceção para mim, mas esse livro é um ponto fora da curva em vários sentidos), então não desconsidero a possibilidade de gostar mais do que está por vir do que gostei de "Ocean's Godori". Dito isto, com certeza o livro possui um espaço e acho que muitas pessoas vão gostar dele, então, é um livro que eu definitivamente recomendaria, a depender do gosto da pessoa.