Mulheres invisíveis

Mulheres invisíveis Caroline Criado Perez

Resenhas - Mulheres Invisíveis

Bianca S 30/04/2024

"pq as mulheres n podem ser mais como os homens?"
Este é um questionamento q a autora coloca em diferentes contextos no livro, seja de forma irônica, seja citando homens que, de fato, perguntaram isso: "pq as mulheres n podem ser mais como os homens?"

este livro vai te deixar revoltada se vc for mulher e revoltado se vc for minimamente humano. por meio de um viés da falta de dados a respeito das mulheres na humanidade (no que diz respeito a pesquisas com distinção de genero, a consulta quando as mulheres sao as mais afetadas por algo etc), a autora aborda inuuuuumeras questões que nos prejudica, nos ignora, nos machuca e nos mata pelo simples fato de as mulheres nao terem sido consultadas ou consideradas nas analises, estudos e tomadas de decisão...

de forma brilhante, a autora mostra como, qd o argumento é economia de dinheiro, na verdade, a invibilizacao das mulheres e suas necessidades causa um maior gasto/desperdicio se verba e deixa de arrecadar muito dinheiro.

pode ser q eu seja um pouco pessimista, mas, no fim das contas, as mulheres nao sao vistas e levadas em consideracao na sociedade pq os homens estao ocupados demais olhando pro proprio pau (e pro dos colegas) e estao em uma posição muito confortavel na qual nao se tem o menor interesse de sair. "ah, mas envolver as mulheres ia trazer beneficios pra todos, nao so pra elas!" 🤬 #$%!& , os homens preferem deixar de ganhar algum beneficio a perder o poder que tem.

e ai as mulheres alem de mortas, estupradas, trabalhar recebendo menos, cuidar da casa e dos filhos, dar assistencia a idosos, nao terem tratamentos adequados, serem ignoradas, humilhadas, nao ter seu trabalho nao remunerado conhecido etc etc etc tem que lutar e remar contra anmaré pra continuar tentando se fazer vista e ouvida pra, quem sabe, minimizar o quao fudida nossa situacao está.

bom... posso ter me revoltado um pouco, mas se o livro nao te revoltar, peço que você volte ao começo e leia de novo.

dados, estudos, analises brilhantemente feitas...
estou figurativamente de pé batendo palmas pra esta obra prima.

Bi Bueno 21/04/2024

Mulheres Invisíveis
O viés dos dados num mundo projetado para homens

O livro é chocante porque mostra com números e fatos concretos aquilo que nós, mulheres, sentimos todos os dias. Vivemos em desvantagem em todas as esferas da vida e somos, sistematicamente, sabotadas em função disso. Considerando que muitos homens e, infelizmente, muitas mulheres ainda acham que feminismo é coisa de mulher histérica, temos um longo caminho a percorrer. Porque, claro, essa gente que tinha que ler esse livro e tomar um choque de realidade, não vai?

Denize.Dias 28/03/2024

Mulheres: leiam, por favor
Sabe aquele livro necessário, tipo obrigatório? Mulheres invisíveis está nesta categoria: simplesmente precisamos ler. Principalmente as mais jovens, com mais tempo e energia para mudar e melhorar tantas coisas para nós mulheres, adolescentes, meninas, velhas...

Prycilla0 10/01/2024

O livro mostra as desigualdades entre homens e mulheres nos mínimos detalhes, como ainda vivemos à sombra do patriarcado. Em certos momentos a leitura foi revoltante, pois os dados levantados são alarmantes, e que muitos são baseados e decididos pelos homens. Uma leitura informativa, que nos abre para vários questionamentos e que sem sombra de dúvida deve ser obrigatória para todos.

May 31/12/2023

Necessário ao mundo
Traz muitas reflexões sobre a lacuna de dados sobre mulheres no âmbito do trabalho, da saúde, da família, da política etc. Com relação à vulnerabilidade, o livro me faz refletir que ao ignorarmos observar necessidades das mulheres, deixamos de expor problemas dos sistemas que as cercam. Um exemplo que me marcou é que a falta de dados de gênero na área da saúde faz com que mulheres levem mais tempo para obter diagnósticos e tratamentos de infarto, pois seus sintomas são diferentes dos homens. Pra fechar meu racional: falar das necessidades das mulheres aqui mostraria uma necessidade de revisão dos métodos de pesquisas médicas, desenvolvimento de remédios etc. Acho uma leitura muito relevante para lideranças, porque mostra em diversas esferas da vida como mulheres e homens são diferentes e o quanto a sociedade sai perdendo por se negar a olhar essas diferenças. Inclusive homens líderes deveriam ler para abrir os olhos sobre como lidam com suas equipes e como apoiam mulheres no trabalho. Tem dados sobre economia, saúde, trabalho, etc. É um livro desconfortável de ler, em um certo nível. Às vezes eu fico revoltada, às vezes me impele a querer mudar as coisas.

Nancy 29/08/2023

"Igualdade para todos" é uma grande mentira
É engraçado como várias coisas nós apenas nos conformamos como o "normal" que nós nem questionamos a razão de ser assim. Focamos tanto nas coisas "grandes" (como licença maternidade, desigualdade salarial, violência doméstica, por exemplo), que nem percebemos que as coisas mais simples também (como o tamanho de um celular, medicamentos), de algum forma, contribuem para a manutenção de uma sociedade desigual.

"Mulheres Invisíveis", apesar de ter uma linguagem mais simples, em comparação com demais livros técnicos, mas não é uma leitura fácil. Inclusive, acredito que eu errei ao pegar o livro como uma opção da minha fila de leitura, pois isso me estimula a querer terminar o livro mais rápido. "Mulheres Invisíveis" é um livro para ser ser lido devagar, para ser internalizado, pois são muitas informações e algumas você precisa de tempo para digerir.

Vivemos em uma sociedade que gosta de desmerecer as mulheres, isso é um fato. É aquilo de "levante a mão se você nunca foi assediada" e praticamente quase ninguém vai levantar (e eu suspeito que as que levantarem a mão, é porque são daquelas que defendem que "assédio é uma forma de elogio e eu gosto de ser elogiada"). Ler o livro só demonstra como nós somos mais humilhadas do que acreditamos, e eu falo isso na posição de uma mulher branca. Imagina só, você não pode nem mais ter segurança no remédio que você toma, pois a maioria dos cobaias (senão todos) foram homens e o corpo masculino é diferente do feminino.

Vi muita gente criticando o fato da autora não abordar sobre mulheres negras, mulheres trans, etc. Entretanto, sobre isso, tenho dois pontos:
1) A autora comenta, ainda no primeiro capítulo do livro, a dificuldade que encontrar dados sobre mulheres (no contexto amplo) e, por causa disso, ela não conseguiu entrar em tópicos mais específicos.
2) Particularmente, acredito eu que se a autora fosse adentrar demais em "micro", sem conseguir provar sua opinião do "macro", o livro teria uma crítica vazia.

Enfim, "Mulheres Invisíveis" é uma leitura obrigatória.

Icaro 11/07/2023

Excelente
Eu gosto muito de ler. Especialmente romances, clássicos ou contemporâneos, biografias, toda sorte de livros.

Nessa linha junto com a Deda e a Yasmine criamos um pequeno clube do livro que no mês de junho comemorou 1 ano.

Foram 12 livros, diversas trocas, pessoas que entraram e saíram do grupo, mas especialmente um contato forte com livros que eventualmente eu não teria acesso por viéses pessoais em torno de estilo ou temática.

Do Clube, eu e a Deda criamos uma ?pirâmide de livros?, que é trocar livro de presente para forçar ainda mais essa provocação de acessar autores ou temáticas diferentes, mal sabia eu o que ia cair nas minhas mãos.

O livro chama Mulheres Invisíveis, foi escrito por Caroline Criado Perez e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.

O livro trata sobre mulheres e como existe uma lacuna absurda de dados sobre o gênero feminino em várias esferas da nossa vida. Tudo muito bem construído, com ampla pesquisa e ilustrado com os exemplos mais simples de como estamos deixando de observar as necessidades de metade da população mundial.

O que acaba se destacando na falta de pesquisa e análise do comportamente feminino no uso do transporte coletivo (são a maioria dos usuários), passando pela deficiência no desenvolvimento de tecnologias que atendam as mulheres, bem como remédios que somente são testados em homens, carros que não entregam o mesmo nível de segurança para as mulheres e até mesmo o design de pianos que tornam mais díficeis de se manusear e são causadores de lesão por esforço repetitivo em maior número entre as mulheres.

Isso sem contar a falta de reconhecimento das horas não remuneradas, bem como a pausa para descanso bem inferior ao dos homens.

Problemas de representação política e inadequação de políticas públicas de metade da população mundial, com solução importantes mas que esquecem as necessidades das mulheres.

Assumo que foi uma leitura muito dura, amarga, mas necessária, fiquei bastante impactado e recomendo fortemente a leitura.

Não desejo ficar apenas na leitura, entendo que como homem, precisamos incluir mais e preencher essa lacuna existente, apoiando e incentivando iniciativas de inclusão e diversidade.
Karamaru 12/07/2023minha estante
Parabéns!! Muito bacana

Danilo.Milev 10/07/2023

Achei um livro muito bom, que me fez perceber muito de como o mundo realmente acaba sendo projetado a partir de necessidades e características físicas do homem. Senti falta um pouco de um maior aprofundamento em algumas questões, achei que alguns capítulos acabavam jogando muitas informações que ia de um subtema a outro muito rapidamente , porém, o livro é interessantíssimo, o tema é maravilhoso e rende inúmeros temas de pesquisa, ainda mais se fazer recorte étnico .

Mariana.Meirelles 25/06/2023

Choque de realidade
Impressionante como através da estatística o sexismo ficou mais escancarado. Como ignorar a presença das mulheres põe suas vidas em risco. Coisas tão óbvias antes não percebidas nem por mulheres, que após essa exposição ficou impossível não ver!

Mary Stella 24/06/2023

Fatos
Com uma avalanche de dados, a autora mostra como toda a sociedade é prejudicada pela não consideração da mulher como cidadã. Negando direitos, espaços e proteção à metade da população mundial, os detentores do poder afastam a possibilidade de um mundo em equilíbrio e justo. Recomendo a leitura.

Renata 04/06/2023

Pesquisas apontam que não é fácil ser mulher!
Alguns trechos me deixaram revoltada (?como é difícil ser mulher?), outros me deixaram supresa (?como eu nunca reparei nisso? Realmente é muito difícil ser mulher?). Algumas análises me deixaram um pouco confusa sobre a origem do problema (o ovo ou a galinha?), mas no geral eu recomendo a leitura. Principalmente para os leitores homens. Que este livro sirva de estímulo para cientistas, políticos(as), pesquisadores(as), etc. trabalhem para preencher a lacuna de dados de gênero e ajudar a construir um futuro melhor para mulheres e para a humanidade como um todo.

Sol Belchior 29/05/2023

Recomendo MUITO!
"Uma das coisas mais importantes a dizer sobre a lacuna dos dados de gênero é que, em geral, ela não é mal-intencionada, ou sequer deliberada. Muito pelo contrário. É apenas resultado de um modo de pensar que existe há milênios e que, por esse motivo, tornou-se uma espécie de não pensar. Até mesmo um não pensar duplo: entende-se ?homens? sem que seja necessário especificar, e ?mulheres? simplesmente não é mencionado. Porque quando dizemos humano, em geral queremos dizer homem."

Um dos livros mais incríveis que já li!
Abriu minha mente pra coisas que eu nunca havia me dado conta. Conteúdo fundamental pra quem é do mundo corporativo... pra quem mexe com dados... pra aqueles que fazem parte do governo (mandei direct indicando esta leitura pra um monte deles ?)... Enfim, pra quem quer ajudar a construir um mundo melhor pras mulheres (você, sua mãe, sua esposa, sua amiga, sua filha...). Recomendo! ???

#CarolineCriadoPerez

Vivian Yamassaki 29/05/2023

Aquele livro que é um soco no estômago para nós mulheres :(
"Mulheres Invisíveis" é um livro que todas as pessoas deveriam ler, independente do gênero. Como mulher, muitos dos pontos de injustiça que vivenciamos na sociedade eu já sabia, mas ainda assim consegui me surpreender negativamente e me revoltar com vários dados sobre outros aspectos em que não somos ouvidas, respeitadas e levadas em consideração nas mais diversas sociedades, seja isso no cotidiano, na saúde (esse com certeza foi o capítulo que me deixou mais surpresa e revoltada!), no trabalho, na política, etc.

É um livro que revolta, mas que é importante para conhecermos sobre essas injustiças para não permanecermos carregando esses vieses de gênero que continuarão prejudicando ainda mais pessoas. Além disso, ele também deixa claro que precisamos começar a coletar dados para acabar com as lacunas de dados que temos nas mais diversas áreas e que estão contribuindo para que esses vieses continuem nos atrapalhando.

Apesar de ter gostado bastante do livro, o que me incomodou em alguns momentos da leitura foi que a autora cita muitos estudos ao longo do livro (por isso a parte das referências acaba ficando muito extensa), mas são tantos estudos seguidos citados que às vezes fica difícil absorver a mensagem e o que a autora objetivou ao citar determinados estudos (por vezes, ela nem cita a conclusão de algo e parece que ela só quis jogar uma informação). Ainda assim, volto a frisar que é um livro que vale a leitura!

LariNaLivraria 21/03/2023

Queria que todos lessem esse livro
Esse livro é muito importante para entendermos que quase a totalidade da forma em que vivemos hoje foi inventada, e por isso mesmo, pode ser reinventada de outra forma.

Livro importantíssimo para leitura de homens e mulheres. Tem muita pesquisa científica e dados (ou a falta deles) para nos darmos conta da realidade das mulheres no mundo atual.

Devido a quantidade de referências, dados e pesquisas, se torna uma leitura densa. Não é aquele tipo de livro que devoramos porque conta uma história legal. O importante mesmo é ir mastigando as informações e absorvendo a sabedoria.

Uma leitura que vale muito a pena!

Geisalanis 07/03/2023

Livro incrível com dados estatísticos e questionamentos intrigantes sobre o apagamento feito às mulheres. Leitura de muito valor e importância