Adam Bede

Adam Bede George Eliot

Resenhas - Adam Bede

Karol Rodrigues 13/05/2024

Sobre virtude e caráter
O livro possui uma leitura fluida, gostei bastante da escrita da "George Elliot". Adam Bede é um homem forte e cheio de virtude. Em um contexto rural, com o pai viciado e degradado, ele assume a profissão como o melhor que pode fazer para a sua família. Homem íntegro, assim como o seu irmão Seth. Sua mãe tem um caráter estranho, pois faz distinção entre os filhos e sempre exalta um e menospreza o outro, isso marcou ainda mais o bom caráter de Seth em não se envolver em ciúmes.
Para além dessa família, o livro explora o cotidiano rural e as características de um povo simples.
Também coloca bastante questionamentos religiosos ( Igreja Anglicana e o Movimento Metodista), o livro é bem cristão e demonstra virtudes cristãs.
Contrapondo os exemplos de boas virtudes, temos a moça Hetty, envolvida em frivolidades.
No livro, é levantado um tema criminal, no qual não posso revelar para não ter spoiler.
Outra personalidade importante no livro é a evangelista Dinah, mulher forte, que se posiciona em uma época onde as mulheres não podiam pregar o evangelho, e ela com muita coragem vai às praças e prega a todos, homens, mulheres e crianças, visita doentes e serve a quem precisa. Também possui uma mentalidade fechada do que é ser cristã, e nisso, há os questionamentos mencionados acima do Movimento Metodista em seu início.
Gostei e recomendo muito!