O berço vazio Thomas Olde Heuvelt

Felipe 29/02/2024

? Uma novela de terror
? Te deixa pirado
? Te faz questionar tudo
? Te faz pensar se é a personagem ou vc quem está surtando
MEU DEUS QUE SURTO...

anabeavila 29/02/2024

Uma boa leitura!
Apenas uma mãe pode dizer o quão dilacerante é a dor de perder um filho, o luto pode tomar formas assustadoras, e é justamente o que acontece com Charlotte. Após perder sua filha, coisas terríveis começam a acontecer em sua mente, fazendo-a perder a noção da realidade.

Um terror psicológico bem escrito, ainda que em alguns momentos a narrativa fique desconexa. A escrita confusa é reflexo de uma pessoa perturbada, completamente perdida em sua dor, por isso funciona tão bem. O terror está em saber que não há limites para o que pode acontecer, a certeza de que uma mãe enlutada é capaz de tudo por sua filha.

Apesar de não ter me conectado com os personagens, o livro fala de forma única sobre os extremos da maternidade. Uma leitura rápida, mas marcante.

"Nunca nos achamos tão indefesos contra o sofrimento como quando amamos, nunca tão desamparadamente infelizes como quando perdemos o nosso objeto amado ou o seu amor."

Sigmund Freud

Filósofo dos Livros 21/11/2023

HORROR PSICOLÓGICO EM "O BERÇO VAZIO" DE THOMAS OLDE HEUVELT
Li esse livro da @darksidebooks e amei. Estou falando de "O Berço Vazio", de Thomas Olde Heuvelt. Esse é o tipo de obra que se torna bem escrita pelo fato de não ser bem escrita. Parece confuso, não?

Para que vocês entendam o que desejo dizer, vou contar algo sobre a minha vida. Algumas pessoas já sabem! Quando jovem, estudei para ser padre, e em minha formação, trabalhei com muitas pessoas que passavam por inúmeros problemas. Era comum ouvir pessoas perturbadas. As narrativas dessas pessoas em estado de sofrimento não eram lineares. Muitas vezes, era difícil entender verdadeiramente todo o drama que a pessoa havia enfrentado devido ao fato delas falarem de forma fragmentada, com uma porção de lacunas. Essas narrativas cheias de falhas não vinham de uma formação precária, mas o sofrimento gerava um discurso confuso, o que era compreensível diante das dores dessas pessoas.

No livro "O Berço Vazio", temos Charlotte, uma mulher que desenvolveu uma depressão pós-parto após a morte de sua filha. Quem narra a história é ela mesma. Pelo fato de estar sofrendo, ela não consegue estruturar bem seu discurso e muitas vezes se comunica de uma maneira absurdamente obscura. Entendemos que ela perdeu a criança, mas não captamos realmente o como foi. Algumas vezes, ela parece desmentir o que havia dito antes. Fica evidente que ela não tem condições de falar realmente sobre o que ocorre consigo. Portanto, não é uma narradora confiável. O leitor tem que ficar atento aos pormenores para entender o que acontece.

Para muitos, uma narrativa sem nexo pode ser algo desconfortável e não muito agradável, o que levaria a uma avaliação negativa da obra. Para mim, o incrível do texto é justamente essa estrutura imprecisa. Não faria sentido ter um discurso com introdução, desenvolvimento e fim vindo de uma mulher tão sofrida. Eu me sentiria diante de uma grande mentira devido às experiências de escuta passadas. O texto de Thomas Olde Heuvelt me fez sentir diante de uma pessoa verdadeira que não poderia me entregar uma história narrada de forma perfeita.

Charlotte ouve a voz da criança pedindo socorro. Não se sabe se é algo sobrenatural ou uma alucinação. A morte da menina é um enigma. Algumas vezes, parece que perdeu a filha durante a gravidez de maneira espontânea, outras vezes, por um susto causado pela cachorra. Há momentos em que parece que foi a cachorra que matou a criança. Mas é estranho que essa cachorra continue habitando o lar da família e seja muito querida pelo marido dessa mulher.

O estranho realmente ocorre quando o marido lhe presenteia com um boneco Reborn. É um menino, mas ela transforma esse boneco em menina e age como se estivesse diante de sua filha falecida. Pelo fato de saber reformar bonecas, aos poucos, Charlotte vai modelando o boneco para que se pareça com sua pequena Dolores. Ela ignora o genital masculino do boneco. Sua esperança é de que sua filha reviva por meio da boneca. Ao entender o que ocorre com sua esposa, o marido resolve destruir o brinquedo, pois percebe que ela estava passando dos limites. Nessa hora, senti raiva do marido, embora entendesse que a boneca (boneco) estivesse fazendo mal à saúde mental de Charlotte. Mas arrancar a boneca de forma violenta e tentar levá-la para a cachorra destruir não foi uma opção razoável.

Charlotte consegue salvar o brinquedo, mas perde o acesso. O marido tranca a boneca num quarto. A partir daí, a protagonista faz algo realmente horroroso e o marido não percebe nada. Os acontecimentos são realmente macabros. Não é um terror do tipo que ficamos com medo de que algo nos aconteça, a menos que estejamos realmente vivenciando algo parecido, porém traz um medo de encontrar alguém na situação de Charlotte e não conseguir ajudar. Creio que vocês entenderão o quanto essa leitura é agonizante ao ler a obra.

Sem sombras de dúvida, o livro merece cinco estrelas por revelar de forma tão verdadeira uma das facetas mais sombrias do cérebro e coração humanos.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

AmadoThriller 08/12/2023

Apesar de ser um livro curto e rápido (li em 1h30), não é uma leitura fácil, o tema abordado no livro é bem delicado, e a história tem momentos bem pesados. Toda a história é contada na visão de Charlotte, uma mãe em luto que perdeu sua filhinha recém-nascida e desenvolveu uma espécie de delírio. Após ganhar um boneco reborn de seu marido para amenizar sua dor, ela passa a tratar o boneco como sua filha natimorta, e isso vai tomando proporções cada vez mais absurdas. O marido sempre preocupado e tentando apoiá-la, muitas vezes fica assustado, porém ela esconde dele as piores partes do que faz em seu dia a dia enquanto ele trabalha. Foi interessante e ao mesmo tempo assustador ver a que ponto pode chegar uma depressão pós parto, ou o luto de uma pessoa. Nesses momentos vemos o quanto é importante um apoio psicológico profissional, e o quanto nossa mente pode distorcer a realidade diante de uma dor intensa. Um livro duro, triste, chocante, mas muito bom.

site: https://www.instagram.com/p/C0nPUSQsLIQ/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Carol 11/02/2024

Eu gostei bastante, o final ficou meio aberto, muitas possibilidades na minha cabeça, mais gostei muito... a edição é linda...

Machado 31/12/2023

TRISTE, CHOCANTE, CRUEL E PROFUNDO...
O BERÇO VAZIO, de Thomas Olde Heuvelt.

Um livro duro, triste, chocante, profundo, mas MUITO bom!

Na trama acompanhamos a vida da protagonista Charlotte, que está de luto pois acabou de perder a sua filha bebê. Após ganhar um boneco de presente do marido, vemos toda a trajetória de Charlotte para recriar seu bebê perfeito através do boneco para que sua filha possa finalmente voltar para ela. O terror psicológico toma conta desse livro escrito em uma narrativa super envolvente e rápida, que aborda com total sutileza o que pode levar uma depressão pós parto ou o luto de uma pessoa, fazendo com que ela crie realidades paralelas e um mundo onde sua mente é capaz de reproduzir coisas inimagináveis. É uma leitura densa e profunda, contada de forma IMPECÁVEL pelo autor que é capaz de nos fazer mergulhar profundamente na mente insana de Charlotte e seus delírios. Dor, luto, depressão, solidão e negação trabalham juntos para compor um pano de fundo ideal para uma trama sombria onde uma mãe é capaz de tudo para "recuperar" sua filha perdida. Um leitura rápida e muito fluida, o que esse livro tem de curto ele tem de magnífico. Thomas Olde Heuvelt foi capaz de entregar uma trama pesada de uma forma magistral que faz com que de fato sejamos capazes de sentir tudo o que a protagonista está passando e temer pelos acontecimentos futuros. Sem dúvidas uma das leituras mais improváveis que eu fiz em 2023, O BERÇO VAZIO com certeza merece 5 estrelas! ?????
E vale ressaltar que a edição da Darkside está MARAVILHOSA, um luxo total. ??

Suelli.coelho 06/03/2024

Ainda não sei se é a tradução que está errado ou se é pro livro ter tantas palavras que não tem sentido no meio da frase
em relação a história é realmente chocante os fatos que são contados ,mas senti falta de no final ter um pedaço de um narrador confiável pra poder entender realmente o que aconteceu

Cristiana57 23/04/2024

O berço vazio
O livro é muito bom, vc consegue sentir o desespero da mãe de perder o filho, a frustração de querer está com ele e não poder, o jeito que esse trauma virou sua cabeça de vez , amei uma história curta e bem explicada

Gleiciane.Aline 13/03/2024

O berço vazio
Eu esperava que esse livro tomasse outro rumo, mas não posso ocupar o autor por não alcançar as expectativas que eu tinha. O livro é muito bem escrito e vi pelas resenhas que li que ele realmente não era para mim. Quando iniciei a leitura, eu realmente achei que a bebê iria renascer na boneca: meu primeiro tombo! Durante a leitura, senti que a narradora não era confiável, e pior, ela mesma era confusa com as situações. A cena final me deixou muito perdida e precisei conversar com alguns amigos para entender os fatos e aquilo que ficava subentendido nas entrelinhas ponto. Depois de conversar com os meus amigos entendi melhor algumas outras relações que o livro nos traz, e com isso, achei a leitura um pouco melhor mas ainda assim não foi uma leitura boa para mim.

JAROSZEWSKI 22/04/2024

Bom, porém confuso
Eu realmente não sei nem como começar a falar sobre esse livro. Ele é completamente macabro, sombrio e perturbador como todos já disseram, e esse tipo de leitura me agrada muito, mas uma coisa que ninguém me avisou e eu já deixo avisado aqui: não é uma história fácil. E nem digo muito pela história em si, porque não sou sensível, mas digo pelo jeito que o livro foi escrito. Nunca li um livro com uma escrita tão insana e confusa. Eu não entendo como podem ter lido em horas, porque, por mais que seja uma novela de 120 páginas, cada linha exige muita atenção para conseguirmos entender e interpretar o que está implícito nas entrelinhas, a mensagem que a Charlotte realmente quer nos passar de acordo com sua mente transtornada. São muitas metáforas, e para realmente entender o que se passa na mente insana da protagonista é muito complicado, temos que prestar MUITA atenção em cada detalhe, porque você só vai entender se conseguir interpretar e raciocinar bastante. Realmente nada aqui é escancarado, só vamos pescando as informações e as verdades, que na maioria das vezes nem verdades são, de acordo com a visão de uma mulher alucinada e não confiável. Eu quase fui de hospício junto com ela, de tão conturbada que fiquei depois dessa história. Confesso que até agora tô tentando entender o final, acho que não entendi muito bem. Achei uma escrita complexa e diferente do que estou acostumada, e por isso, minha nota final é 2 estrelas e meia. Deixo aqui uma observação importante: quem é sensível em relação a bebês, maternidade, depressão pós parto, se você é gestante ou quer engravidar num futuro próximo, esse livro não é pra você.

Michelle Garcia 30/11/2023

Eu sempre digo que o terror é o gênero que consegue mostrar os medos da maternidade de uma maneira real e sem censura alguma. Outros gêneros podem até mostrar a felicidade, mas a maternidade não é só felicidade.

Este livro abordou a depressão pós-parto, a dor do luto. Ainda hoje, é tratado como frescura, não como algo sério. Minha sensação com esse livro é que foi como se fosse um diário, e senti espiando os seus dias, a confusão que ela sentia eu também senti.

Sou leitora nas horas vagas e nas outras sou mãe, me doeu ver a angústia dela.

Não li nada assim até hoje. Já li resenhas de outros livros em que os leitores disseram se sentir dentro da cabeça do personagem.

Foi um livro rápido, segurei para não ler direto para absorver ele melhor.

Gostaria muito de ver uma adaptação para o cinema, amo filmes com essa temática. Esse ano mesmo teve vários Tic tac, Huersera, Birth/rebirth esse que tem semelhança com o livro. Ambas perdem os filhos e ambas cometem loucuras. Recomendo.

Leitura bem fácil, não me cansou.

Por mais livros do Thomas no Brasil. O mais interessante foi a menção ao Brasil no início.

Elen 17/04/2024

Insano
Essa novela é como entrar em espiral na mente doentia de uma mãe que acaba de perder seu bebê e procura de todas as formas possíveis reaver o que foi perdido com a morte da filha.
Nada fica escancarado e você precisa ir pescando a verdade através das ilusões da narradora (que não é nada confiável) mas quando você entende? Thomas é autor de uma das minhas histórias de terror preferidas: Hex, as expectativas com essa história estavam altíssimas e, assim como em Hex, ele pegou uma história que poderia ser um clichê e transformou em algo original e assustador.
Espero que q Darkside traga os outros livros dele pro Brasil.

Tatiane 13/12/2023

Que loucura!
Gente, saí desse livro completamente coisada! A Charlotte é uma personagem completamente não confiável que conta para sua filha Dolores (que provavelmente morreu no parto) a sua trajetória para recriar o bebê perfeito para que sua filhinha finalmente possa "voltar" para ela.

Quando li a sinopse do livro, não achei que haveria tanto horror. A narrativa é toda do ponto de vista de Charlotte e causa uma agonia enorme não saber o que aconteceu até ela dar "dicas" do que se trata e quando descobrimos o horror toma conta!

O livro é muito bem escrito, mexeu muito com o meu psicológico e provavelmente ainda ficarei com ele na cabeça por um bom tempo. Super indico pra quem gosta de "O papel de parede amarelo", até porque o autor mesmo confirmou que se inspirou na obra.

Eu amei, amei e amei!

Taci.Souza 01/01/2024

Arrepiante!
Esse livro é assustador de uma forma bem diferente do esperado. Não há elementos sobrenaturais ou extraordinários, além da própria mente humana. O terror que pontua e desenvolve a trama, é o psicológico.

A premissa, por si só, é promissora. Acompanhamos o declínio da saúde mental de uma mãe que se vê privada de sua filha de forma abrupta e precoce. Assim, usando o contexto de que cada indivíduo lida com o luto à sua maneira, Heuvelt nos apresenta a vivência da perda por uma perspectiva angustiante, inquietante e assustadora.

Enquanto leitores, e humanos, nossos sentimentos não são poupados e nossas emoções são fortemente perturbadas. De solidariedade a indignação, de empatia a antipatia, de tristeza à agonia, tudo se alterna e se conflita em nossa percepção durante essa leitura.

O autor constrói uma atmosfera de suspense e mistério, misturando prosa e poesia. Coloca determinados fatos às claras e mantém outros à sombra. Desse modo, nossa mente não apenas se entretém com a leitura, mas também trabalha constantemente em busca de respostas e racionalização.

Sou grata a Thomas Olde Heuvelt por proporcionar um início de ano literário tão memorável. Que seja um bom presságio para as leituras que se seguirão.

Henrique Vaz Martins 11/02/2024

"Nesta arrepiante novela de terror de Thomas Olde Heuvelt, caminhamos pelos territórios sombrios da mente de Charlotte após a perda de sua filha. Explorando de maneira tétrica a complexidade do luto materno e a depressão pós-parto, O Berço Vazio nos leva a uma jornada aterradora entre a realidade da dor e os refúgios criados pela mente. Prepare-se para uma experiência surreal, navegando pelo horror de maneira macabra." - VALKIRIAS.COM.BR