O berço vazio Thomas Olde Heuvelt

Resenhas - O berço vazio

Lorena Veneziani 04/05/2024

A psique humana é perturbadora
O que a psique humana é capaz de fazer.
Até onde é o limite entre o real e o irreal? É uma fina linha tênue.

Livro com gatilhos: não recomendo para as gravidinhas ou mães de crianças pequenas.

Durante toda a construção da história eu fiquei boquiaberta, pensando "isso está bizarro demais".
A protagonista Charlotte está passando pelo duro processo de luto, ao perder sua filha, ainda bebê, a Dolores. Ela se culpa. Ela enlouquece. Ela está confusa.
Você sente o desespero dessa mulher, a dor, a aflição.

E então o autor explora até onde a mente humana é capaz de ir ao desejar muito que algo seja real.
E, meus caros, isso foi perturbador.

Um filme se passava na minha cabeça em cada descrição das cenas. Em cada diálogo.
E terminei a leitura toda arrepiada ao imaginar que essa ficção não está tão longe assim da realidade - no quesito de funcionamento da mente humana.

Eu já possuía um certo pavor de bonecas.
Agora, então, quero nem ver.

Beatriz2029 01/05/2024

Que que é isso
O livro é basicamente um monólogo da mente perturbada lidando com o luto de perder uma filha. É realmente um grande surto tribal, mas acredito que fãs do Stephen King apreciariam a história. A narrativa é um pouco confusa, já que a narradora se encontra insana devido ao luto, e apesar de ser um livro curto é necessário atenção aos detalhes para pescar informações do que realmente está acontecendo. É um bom livro mas não sei se leria de novo.

Cristiana57 23/04/2024

O berço vazio
O livro é muito bom, vc consegue sentir o desespero da mãe de perder o filho, a frustração de querer está com ele e não poder, o jeito que esse trauma virou sua cabeça de vez , amei uma história curta e bem explicada

JAROSZEWSKI 22/04/2024

Bom, porém confuso
Eu realmente não sei nem como começar a falar sobre esse livro. Ele é completamente macabro, sombrio e perturbador como todos já disseram, e esse tipo de leitura me agrada muito, mas uma coisa que ninguém me avisou e eu já deixo avisado aqui: não é uma história fácil. E nem digo muito pela história em si, porque não sou sensível, mas digo pelo jeito que o livro foi escrito. Nunca li um livro com uma escrita tão insana e confusa. Eu não entendo como podem ter lido em horas, porque, por mais que seja uma novela de 120 páginas, cada linha exige muita atenção para conseguirmos entender e interpretar o que está implícito nas entrelinhas, a mensagem que a Charlotte realmente quer nos passar de acordo com sua mente transtornada. São muitas metáforas, e para realmente entender o que se passa na mente insana da protagonista é muito complicado, temos que prestar MUITA atenção em cada detalhe, porque você só vai entender se conseguir interpretar e raciocinar bastante. Realmente nada aqui é escancarado, só vamos pescando as informações e as verdades, que na maioria das vezes nem verdades são, de acordo com a visão de uma mulher alucinada e não confiável. Eu quase fui de hospício junto com ela, de tão conturbada que fiquei depois dessa história. Confesso que até agora tô tentando entender o final, acho que não entendi muito bem. Achei uma escrita complexa e diferente do que estou acostumada, e por isso, minha nota final é 2 estrelas e meia. Deixo aqui uma observação importante: quem é sensível em relação a bebês, maternidade, depressão pós parto, se você é gestante ou quer engravidar num futuro próximo, esse livro não é pra você.

Elen 17/04/2024

Insano
Essa novela é como entrar em espiral na mente doentia de uma mãe que acaba de perder seu bebê e procura de todas as formas possíveis reaver o que foi perdido com a morte da filha.
Nada fica escancarado e você precisa ir pescando a verdade através das ilusões da narradora (que não é nada confiável) mas quando você entende? Thomas é autor de uma das minhas histórias de terror preferidas: Hex, as expectativas com essa história estavam altíssimas e, assim como em Hex, ele pegou uma história que poderia ser um clichê e transformou em algo original e assustador.
Espero que q Darkside traga os outros livros dele pro Brasil.

Edilaine 28/03/2024

Foi uma boa leitura. Um livro um tanto perturbador. Foi meu primeiro livro do autor. Achei uma escrita que prende bastante o leitor.

Gleiciane.Aline 13/03/2024

O berço vazio
Eu esperava que esse livro tomasse outro rumo, mas não posso ocupar o autor por não alcançar as expectativas que eu tinha. O livro é muito bem escrito e vi pelas resenhas que li que ele realmente não era para mim. Quando iniciei a leitura, eu realmente achei que a bebê iria renascer na boneca: meu primeiro tombo! Durante a leitura, senti que a narradora não era confiável, e pior, ela mesma era confusa com as situações. A cena final me deixou muito perdida e precisei conversar com alguns amigos para entender os fatos e aquilo que ficava subentendido nas entrelinhas ponto. Depois de conversar com os meus amigos entendi melhor algumas outras relações que o livro nos traz, e com isso, achei a leitura um pouco melhor mas ainda assim não foi uma leitura boa para mim.

Suelli.coelho 06/03/2024

Ainda não sei se é a tradução que está errado ou se é pro livro ter tantas palavras que não tem sentido no meio da frase
em relação a história é realmente chocante os fatos que são contados ,mas senti falta de no final ter um pedaço de um narrador confiável pra poder entender realmente o que aconteceu

Agatha | @estantedelivrossp 04/03/2024

Nessa história vamos conhecer Charlotte, uma mãe que está vivendo o luto por ter perdido a filha perfeita, Dolores. Com a narrativa, me senti na cabeça da Charlotte, como se os pensamentos dela fossem os meus, ao ponto de questionar as atitudes dela se realmente eram o que eu estava pensando e ela vendo ou não, como uma confusão interna mesmo sobre a realidade e invenção.

Por ser uma novela, os acontecimentos são bem rápidos, mas não deixam de causar arrepios. Apesar de ter achado tudo bem construído, acredito que por se tratar do Thomas (autor de HEX, o único livro que me causou pesadelos), esperava algo mais parecido e sombrio do que ?só? pesado como foi.

O final me deixou em choque porquê apesar de ter cogitado, eu não esperava que realmente acontecesse. Comecei o livro julgando um personagem e terminei torcendo para alguém dar um fim no outro.

Os poemas no meio da história e a edição deram um toque todo especial.

@estantedelivrossp

Felipe 29/02/2024

? Uma novela de terror
? Te deixa pirado
? Te faz questionar tudo
? Te faz pensar se é a personagem ou vc quem está surtando
MEU DEUS QUE SURTO...

anabeavila 29/02/2024

Uma boa leitura!
Apenas uma mãe pode dizer o quão dilacerante é a dor de perder um filho, o luto pode tomar formas assustadoras, e é justamente o que acontece com Charlotte. Após perder sua filha, coisas terríveis começam a acontecer em sua mente, fazendo-a perder a noção da realidade.

Um terror psicológico bem escrito, ainda que em alguns momentos a narrativa fique desconexa. A escrita confusa é reflexo de uma pessoa perturbada, completamente perdida em sua dor, por isso funciona tão bem. O terror está em saber que não há limites para o que pode acontecer, a certeza de que uma mãe enlutada é capaz de tudo por sua filha.

Apesar de não ter me conectado com os personagens, o livro fala de forma única sobre os extremos da maternidade. Uma leitura rápida, mas marcante.

"Nunca nos achamos tão indefesos contra o sofrimento como quando amamos, nunca tão desamparadamente infelizes como quando perdemos o nosso objeto amado ou o seu amor."

Sigmund Freud

Amanda @litera.pura 22/02/2024

Pode existir, p/ uma mãe, dor maior do que perder um filho?
Uma filha, na verdade. Dolores, que era perfeita em todos os seus detalhes, mas hoje é apenas uma pequena pilha de cinzas descansando dentro de uma urna. Charlotte, a mãe enlutada, está perdida em seu próprio mundo, enlouquecendo. Entre sessões de terapia e muitos comprimidos, uma ideia vai se formando em sua cabeça e ela toma uma decisão: sua Dolores vai voltar dos mortos e sua família ficará completa de novo, afinal, o amor de mãe é capaz de tudo... tudo mesmo.

Terminei essa leitura e fiquei em dúvida sobre minha própria opinião. "Hex", do mesmo autor, é um dos melhores livros de terror que eu já li, então eu esperava uma experiência semelhante com "O berço vazio". A premissa é interessante e a história vai tomando contornos cada vez mais bizarros a medida que as páginas vão passando, porém o desenvolvimento deixa a desejar. É que "O berço vazio" é uma novela, ou seja, pouco maior do que um conto, então é óbvio que as coisas são corridas e não muito bem explicadas. Ao mesmo tempo, a agilidade da história e os fatos sendo jogados ali de repente fazem com que o leitor leve um susto atrás do outro, porque é impossível se preparar para o que está por vir (escrevendo isso, percebi que talvez esse livro não funcionaria bem se fosse enorme e detalhado, porque isso estragaria as "surpresas", digamos assim).

Não preciso falar que é uma história pesada, né? Durante a leitura, você vai se perder em meio às loucuras de Charlotte e vai ficar confuso, sem saber se aquelas coisas realmente estão acontecendo. Quando as coisas começarem a ficar claras, acredite, você ainda vai ter dificuldade de acreditar. Essa leitura foi uma mistura de sentimentos,a gente vai de "coitadinha" à "alguém chama a polícia" em segundos. O autor nos presenteou com descrições bem detalhadas de coisas que você preferiria não saber.

Só queria um filminho de "O berço vazio", mas sei que seria proibido em cinquenta países, então deixa pra lá...

Malú 12/02/2024

O berço vazio
Um livro que faz a cabeça girar, uma escrita muito boa, com um suspense bem construído, como é antigo, a escrita não é a construção da história são um pouco diferentes, mas prende do início ao fim.

Carol 11/02/2024

Eu gostei bastante, o final ficou meio aberto, muitas possibilidades na minha cabeça, mais gostei muito... a edição é linda...