Para não esquecer (de você)

Para não esquecer (de você) Sacia Xavier

Resenhas - Para não esquecer (de você)

Fer Grego 15/10/2023

"Imersa em sombras, você se perdeu na maldição."
Quando li Paraíso do Sul, eu me apaixonei completamente pela história e pelos personagens, então tive certeza que o mesmo aconteceria aqui.

Porém não aconteceu, e temo que se reler Paraíso do Sul hoje, talvez não iria gostar também.

Eu não consegui me apegar em nenhum dos personagens, nem cheguei a gostar de todos, e isso prejudicou bastante minha experiência com a história.

E sobre a história, ela não fluiu para mim. O livro parecia ter o triplo de páginas que tinha, e eu não conseguia ficar imersa na leitura. Não acho que o problema seja a escrita da autora, já que ela é boa e gostosa de se ler, mas talvez os acontecimentos não me agradavam.

Dito isso, eu tinha medo também de ler e ter (outro) pesadelo com acontecimentos do livro acontecendo comigo. Cheguei até a sonhar que minha mãe morria, o que me traumatizou um pouco.

Fico genuinamente chateada por não ter gostado da história, já que possui todos os elementos que eu amo. Penso que não funcionou para mim por causa do momento de vida em que me encontro, então planejo reler no futuro.
Alana662 26/02/2024minha estante
Sabe me dizer qual e a ordem dos livros ??

Leslie.Eduin 22/02/2024

Repetições e enrolação em excesso...
A história começa muito bem, com uma protagonista ativa e positiva. Apesar do drama familiar, Tereza procura viver da melhor forma possível.
Tereza perdeu a família em um incêndio, e teria morr!do se seu irmão não tivesse dado sua vida por ela. E desde então, Tereza consegue ver fantasmas e sentir as emoções das pessoas caso sejam tocadas. A história vai muito bem, se não fosse repetido em todos os capítulos, a mesma história da mort3 da sua família, e isso deixou a desejar. Tereza passou de corajosa a chorona e desesperada.
Após os irmaos Epositos entrarem na sua vida foi só ladeira abaixo, se a autora não enrolasse tanto e se repetisse tanto, ela poderia ter desenvolvido melhor o relacionamento dos personagens. O romance é bem fraco, não teve química, a amiga Hana não foi bem trabalhada, ela só servia para encher linguiça na história. O Cass que achei que teria um desenvolvimento legal, ficou bem apagado, achei até que rolaria um enemy to lover entre ele e a Tereza, mas ele é gay... O Christian é um Stefan, achei ele bem sem sal. A história pegou vários pedaços de outras fantasias, não foi muito original, em vários momentos parecia que eu estava lendo The Vampire Diaries ou A Mediadora, ou Acotar... A protagonista ficou bem chata no decorrer, só sabia chorar e lamentar. Enfim, a história começou bem, mas virou uma bagunça. Não pretendo ler mais nada da autora.

Mayzinha 11/10/2023

ELA FEZ DNV
Ai gente? eu amei tanto tanto tanto esse livro.
Desde de Paraíso do sul que esse universo que a sacia criou ta alugando um triplex na minha cabeça.
Em "para não esquecer (de você)" a gente tem a Tereza, o Chris e o Cass e um gato falante e um bando de fantasma causando problemas e migalhas dos meus pais literários (Lucas+Laura)
+Romance
+indicações de livros nacionais
+vampiros
+representatividade
e outras coisas que só lendo para saber ?

bscenesz 14/12/2023

Você sabe o que dizem. Não se deve amar o que já está morto.
Esse livro me trouxe uma lembrança maravilhosa de "paraíso do sul" e me fez lembrar o quanto eu amo e sou apaixonada por aquele livro, quando a autora lançou esse daqui eu tinha certeza que iria amar, mas não foi bem assim, infelizmente.

Não consegui me conectar e me apegar a nenhum dos personagens, a história não fluiu pra mim, esse livro parecia ter o dobro de páginas que realmente tem, e a história só melhora da metade pro final, mas eu já estava bem cansada desse livro, então não aproveitei realmente a leitura, eu adoro a escrita da Sacia, então eu acho que o que não me agradou mesmo foi a história em si e os acontecimentos, tiveram sim algumas coisas que eu achei legal, mas foi só isso.

"Eu sempre vou salvar a sua vida, Tereza. Se ainda estou aqui, é apenas por isso."

"Minha preciosa Éris, aquilo que mais nos atormenta pode ser também o que mais nos fascina."

"Uma coisa que nunca te dizem sobre se permitir ter esperança é que, por mais que pareça um sentimento bom de conforto, de expectativa, nada mais é do que desespero camuflado. Ele está ali na penumbra, apenas esperando o momento certo de puxar o seu tapete, de te fazer cair no chão com a cara virada para baixo na mais dura pancada de realidade."

"Isso é para sempre, Éris. Eu e você. Talvez até um pouco depois disso."

MayaraMoeller 07/10/2023

A Sacia tem o dom de nos arrebatar com sua escrita. As referências mineiras, a representatividade, o humor sarcástico e irônico na dose ideal, o romance slow burn, o suspense, fora todo esse universo vampiristico que já amamos desde Paraíso do Sul... não consegui parar de ler por um minuto até simplesmente o livro acabar e me deixar atordoada, sedenta por mais. Sacia, por favor. Tenha compaixão de nossas pobres almas. PRECISAMOS DE MAIS!!!!!!

stephannesays 14/10/2023

Perfeito para fãs de romance com vampiros
Se você gosta de romances com vampiros como Crepúsculo e Vampire Diares, precisa ler, e aqui estão 4 motivos para ler ?Para não esquecer de você?:

1- Descrições fodas dos sentimentos

Nesse livro você se sentirá na pele da protagonista e vai absorver toda a dor e a angústia de sua vida.

Ela tem o poder de ler a mente das pessoas que tocam nela, e por meio de passagens muito envolventes, é mostrado como isso pode ser agonizante e desesperador (pq ela geralmente vê coisas ruins). Isso é só mais um elemento da história que justifica porque ela é tão amargurada e sofrida.
Para completar, ela também precisa lidar com o fato de que fala com os mortos. E se isso não fosse suficiente para deixar ela completamente perturbada, ela perdeu toda a família num incêndio.
(A descrição do incêndio inclusive tá impecável, me senti realmente lá, a cena evocou todos os 5 sentidos, é desesperadora haha)
Parabéns a autora, Ela tem mesmo o dom pra escrever desgraça!

2- Cass (o vampiro moreno sarcástico de caráter duvidoso)

Amo persongens que você não sabe qual a dele e não sabe se pode confiar.
Ele não é aquele personagem que ?diz que tem caráter duvidoso? mas isso dura só 20% da história e todo mundo sabe que ele é bonzinho.
O papel dele aqui realmente é de antagonista.
Me lembrou Damon na primeira temporada de The Vampire Diares, ou Rhysand em Acotar.
O próximo livro tem muito potencial de ter um romance como Delena ou Feysand

Juh 26/10/2023

Espetacular
A Sacia é uma autora extraordinária, tudo que ela escreve é muito bom.
Após sair desolada de paraíso do Sul eu necessitava ler outro livro com o mesmo universo e graças a Deus ela lançou outro livro com a mesma temática.
A ambientação do livro foi muito bem escrita, os diálogos bem mineiros foi maravilhoso, adoro autoras nacionais que fazem livros com a nossa cultura.
A história foi muito bem escrita o universo extremamente bem pensado, todos os seres místicos e afins foram bem pensados.
A personagem principal é muito sofrida e ela se vitimiza bastante, mas o decorrer da história ela foi criando bastante confiança em si mesma o que foi bastante legal de ler.
O romance principal me enganou um pouquinho, porque eu achei que ela ia ficar com o irmão mau, que no final das contas ia ser uma pessoa boa, mas não ela ficou com o bonzinho que sempre se mostrou bonzinho kkkk.
Adorei os personagens secundários, todos conquistaram um pedaço no meu coração.
Ps. Ameiiii as migalhas do Lucas e da Laura

nathaly107 13/10/2023

O melhor do Saciaverso
"O vazio dentro da Laura tem a exata cor dos seus olhos."

Tenho muitas coisas para falar sobre esse petico de 619 páginas, mas a maioria são coisas positivas. Já as coisas negativas é mais questão de gosto.

Pontos positivos:

Então, apesar de ter essa quantidade de páginas, a leitura fluiu tão bem que terminei o livro em poucos dias.

A construção de mundo é bem interessante porque consegue trabalhar o elemento gótico, bem mais ligado ao continente europeu e as regionalidades aqui do Brasil, mais especificamente de Minas Gerais. Tudo fica em harmonia. Além de reunir outros elementos fantásticos e criar novos. Não ficou estranho.

O "poder" da protagonista é um dos principais pontos positivos do livro porque tem potencial para ser mais explorado, além de ser um ponto fora da curva quando se fala em poderes nos livros de fantasia. A autora foi muito feliz em escolher ele como parte do plot.

ROBERTO!!!!! O melhor personagem desse livro. Meu favorito.

O "Vilão" (?), Cass, é charmoso, o típico moreno sarcástico. E tenho teorias!!

A representatividade também se faz presente com personagens LGBTQIA+, negros e indígenas. Ela não foi jogada. Cada um deles tem importância e personalidade.

Pontos negativos:

A protagonista é a típica protagonista que sofreu quase igual Jesus, mas apesar dos traumas dela, não consegui gostar. Mas apesar de disso, a coitada rica segura bem o livro porque tem atitudes de personagem cinza. Ela tem potencial para crescer.

Admito que o casal poderia ter me conquistado, mas um certo alguém apareceu :)
E sendo sincera? Um casal de loiros é muito sem graça.

Para finaliza a resenha, aquela frase no início tem relação com Paraíso do Sul e ela me DESTRUIU.

Pat 18/10/2023

Esse aqui juntou meus seres sobrenaturais favoritos, então não teve como não amar, né? Já tô ansiosa pra ver mais dos Espositos e, claro, do Roberto.

Barbie grew 28/05/2024

São Jorge por favor me empresta o dragão
Tereza é uma moça que perdeu a família em um trágico incêndio do hotel onde moravam. Porém, ao acordar, se dá conta que vê os mortos e estes, ao descobrirem o dom de Tereza, tenham se comunicar.

A questão é que Tereza nunca gostou desse dom e passou a gostar menos ainda quando se viu no centro de uma batalha entre irmãos mortos-vivos.

Agora vamos ao que interessa: diferente de Paraíso do Sul, que é uma leitura mais direta, nesse novo livro temos uma história bem mais arrastada (o que pode agradar a quem goste de nuuuitos detalhes e repetições de alguns fatos).

Além disso, Sacia nos apresenta a una grande variedade de personagens. Contudo, senti que essa abrangência de muitos personagens não deu pra dar atenção a um centro principal.

Infelizmente a sensação que tive foi de personagens com grande potencial que tiveram apresentação rasa e rápida. Acabei não me afeiçoando por nenhum dos personagens, chegando ao final do livro com uma sensação de "ok, é isso? Então tá bom"

É um livro que indico para quem quer um passatempo longo e sem pretensão nenhuma.

catberryx 13/12/2023

Para não esquecer (de você)
Sacia conseguiu me prender e me encantar mais uma vez em outro livro. Me apaixonei por todos os personalizados e pelo o universo que ela criou. Estou ansiosa para a sequência e para o que irá acontecer com eles.

drihtalendo 15/10/2023

Não tem como esquecer essa obra prima
Um livro bem escrito, e merece um bom reconhecimento, adorei acompanhar essa história vampiresca, e aguardo para mais. E siim Sacia, eu sofri bastante com essa história, juntamente com cada personagem, pude sentir cada sentimento que a autora através da sua escrita quis passae para nós leitores.

nabrisa 27/10/2023

Sacia paga a minha terapia
Fui seca ler o novo livro da Sacia depois de me apaixonar por Paraíso do Sul e, apesar de ser um livro ótimo, Para não esquecer (de você) não me conquistou tanto. O ponto forte da história é, com certeza, a sensibilidade com que a Sacia trata do tema luto. Você afunda em sentimentos sombrios junto com a Tereza, de tão bem trabalhadas as emoções dela. Mas, confesso que achei arrastado todo o sofrimento acerca do luto e que, no final, esse sofrimento se resolveu rápido demais pra quem passou mais da metade do livro falando dele.

O final, em si, achei corrido. Nos últimos 15% de leitura restantes juntou o romance, as revelações, os poderes, a superação e mais um pouco pra desenvolver. O confronto final com o ?vilão? então, se resolveu em menos de 2%. Criei expectativa pra um final maior e não recebi. Mas, acredito que seja porque teremos uma continuação, então espero as respostas e o desenvolvimento lá.

De resto, AMEI ver Lucas e Laura de novo, meus pais lindos. Também tiveram a história reaberta (pelo o que entendi) e espero explicações!!! Roberto reizinho se tocarem em um pelo seu eu abro processo.

Uma ótima leitura, com um desenvolvimento sensível, presença de personagens queridos e menção a outra obras nacionais deliciosaaaas!! Vem se apaixonar (e odiar) pelos Espositos você também ??
Amandae 28/10/2023minha estante
Por favor, pode falar mais um pouco sobre como Laura e Lucas são mencionados?? Acabei de ler Paraíso do Sul e estou acabada com aquele final :(

nabrisa 28/10/2023minha estante
Laura aparece porque tava procurando saber mais sobre o Lucas (ela só lembrava do nome dele), mas ela é importante pra resolver a trama do livro. Por causa disso, o Lucas aparece também, mas bem rapidinho, e eles não se encontram

Sarah 01/11/2023

Impossível esquecer...
Com uma trama envolvente e um romance que ultrapassa as barreiras da vida e da morte, Sacia conseguiu me encantar mais uma vez com seus vampiros e outras criaturas místicas.
A cada palavra que lia me sentia cada vez mais apaixonada pelos personagens e pelo universo que criou. E espero ansiosamente pelos próximo lançamentos para me afundar mais uma vez em seu mundo, com os Espositos e seus mistérios.

Para aqueles que desejam ler, que tenham uma boa leitura e que se emocionem assim como eu, com a história de Tereza ??