Para não esquecer (de você)

Para não esquecer (de você) Sacia Xavier

Resenhas - Para não esquecer (de você)

Barbie grew 28/05/2024

São Jorge por favor me empresta o dragão
Tereza é uma moça que perdeu a família em um trágico incêndio do hotel onde moravam. Porém, ao acordar, se dá conta que vê os mortos e estes, ao descobrirem o dom de Tereza, tenham se comunicar.

A questão é que Tereza nunca gostou desse dom e passou a gostar menos ainda quando se viu no centro de uma batalha entre irmãos mortos-vivos.

Agora vamos ao que interessa: diferente de Paraíso do Sul, que é uma leitura mais direta, nesse novo livro temos uma história bem mais arrastada (o que pode agradar a quem goste de nuuuitos detalhes e repetições de alguns fatos).

Além disso, Sacia nos apresenta a una grande variedade de personagens. Contudo, senti que essa abrangência de muitos personagens não deu pra dar atenção a um centro principal.

Infelizmente a sensação que tive foi de personagens com grande potencial que tiveram apresentação rasa e rápida. Acabei não me afeiçoando por nenhum dos personagens, chegando ao final do livro com uma sensação de "ok, é isso? Então tá bom"

É um livro que indico para quem quer um passatempo longo e sem pretensão nenhuma.

drewpenetrator 05/05/2024

Ah? Espositos
Ler esse livro me fez ficar com mais saudades ainda da Laura e do Lucas, poreeem os personagens principais não deixaram a desejar

Poder conhecer um pouco mais de mais 2 irmãos espositos e uma continuidade de toda a questão por outros olhos

Eu amei o livro, pode ter um gostinho a mais de paraíso do Sul e seu universo
Mari. 10/05/2024minha estante
Oii, eu fiquei interessada nesse livro e se não for te incomodar, você poderia me dizer qual é a ordem para ler?

Vcruz 09/04/2024

Curti bastante!
O que dizer sobre essa sequência? Eu gostei demais, fiquei meio confusa com alguns aspectos, tal qual a tereza sem saber de nada kk, mas que depois foram se encaixando, ainda tenho muitas questões, mas acredito que venham no próximo livro.

Acho que viciei na escrita da Sacia de uma maneira que nossa, realmente muito boa, não vejo a hora de vir o próximo livro, até lá sou órfã dessa história, necessito de mais conteúdos dos personagens, mais do Christian e da Tereza, mais do Lucas, que continua sendo o meu personagem favorito desse universo, e claro, da Laura, Hanna, Cibele e obviamente do Roberto, inclusive, amei essas adições novas de personagens, me apeguei e me envolvi, e não é por eu amar gatos, mas o Roberto já virou meu personagem favorito desse livro kkkkkk

Confesso que apesar de mal esperar para o próximo livro, tô morrendo de medo, só espero que a Sacia coloque um final feliz nele, porque eu chorei tanto com aquele final de paraíso do sul...

Amanda 01/04/2024

Adorei
Foi muito legal acompanhar a Tereza e vê-la tomar coragem para usar seu poder de uma forma tão humana e intensa. Ela é incrível. E todo meu amor ao Roberto

Sarinha 29/03/2024

Cai em outro esquema de pirâmide,ao menos é nacional
Achei a leitura envolvente, interessante e muito boa. Quando olhei o índice e vi o nome de cada capítulo já saquei as dicas pops e amei.Gostei do desenvolvimento de personagens como Hanna(inclusive é minha favorita) e de Milena. Os Esposito's ,que infelizmente acabo chamando de Expeditos por alguma razão,são muito interessantes.O conceito de termos gays trambiqueiras,empinando moto e dando a louca me deixou muito feliz. Chega de gays sofrendo. Dito isso,amei quero mais.

Giovana.Fuckner 20/03/2024

Mistureba sobrenatural.
Esse livro é legalzinho.mas parece que pegaram todos os clichês sobrenaturais e colocaram no liquidificador.
Não me arrependo de ter lido, mas não foi nada de mais também...

Luciane.Cristina 27/02/2024

Gostei , confesso que quando comecei fiquei bastante curiosa e me surpreendi várias vezes querendo saber mais , teve algumas coisas que ficaram sem respostas , mas no todo gostei bastante. E agora vou ler o primeiro , pous descobri que está é o segundo , quem sabe o primeiro esclarece o que ficou sem respostas.

Leslie.Eduin 22/02/2024

Repetições e enrolação em excesso...
A história começa muito bem, com uma protagonista ativa e positiva. Apesar do drama familiar, Tereza procura viver da melhor forma possível.
Tereza perdeu a família em um incêndio, e teria morr!do se seu irmão não tivesse dado sua vida por ela. E desde então, Tereza consegue ver fantasmas e sentir as emoções das pessoas caso sejam tocadas. A história vai muito bem, se não fosse repetido em todos os capítulos, a mesma história da mort3 da sua família, e isso deixou a desejar. Tereza passou de corajosa a chorona e desesperada.
Após os irmaos Epositos entrarem na sua vida foi só ladeira abaixo, se a autora não enrolasse tanto e se repetisse tanto, ela poderia ter desenvolvido melhor o relacionamento dos personagens. O romance é bem fraco, não teve química, a amiga Hana não foi bem trabalhada, ela só servia para encher linguiça na história. O Cass que achei que teria um desenvolvimento legal, ficou bem apagado, achei até que rolaria um enemy to lover entre ele e a Tereza, mas ele é gay... O Christian é um Stefan, achei ele bem sem sal. A história pegou vários pedaços de outras fantasias, não foi muito original, em vários momentos parecia que eu estava lendo The Vampire Diaries ou A Mediadora, ou Acotar... A protagonista ficou bem chata no decorrer, só sabia chorar e lamentar. Enfim, a história começou bem, mas virou uma bagunça. Não pretendo ler mais nada da autora.

Ju Moon 22/01/2024

Amei demais! Uma bela história sobrenatural com um toque de romance e nostalgia pois tem referências das melhores histórias de vampiro dos anos 2000. Valeu cada página!

Luciabkel 22/12/2023

Sem chão!
Não tenho como escrever uma resenha agora, estou emocionalmente abalada, mas sem dúvida alguma esse é o MELHOR livro que li em 2023 e nada que eu leia nessas próximas semanas pode mudar isso. Obrigada por contribuir tanto com a literatura nacional Sacia, você sabe que é uma das maiores e obrigada por mais choro e riso. Ler é isso, se perder e se emocionar em um mundo totalmente desconhecido e incerto, mas aproveitar cada segundo dele antes de retornar a realidade.

bscenesz 14/12/2023

Você sabe o que dizem. Não se deve amar o que já está morto.
Esse livro me trouxe uma lembrança maravilhosa de "paraíso do sul" e me fez lembrar o quanto eu amo e sou apaixonada por aquele livro, quando a autora lançou esse daqui eu tinha certeza que iria amar, mas não foi bem assim, infelizmente.

Não consegui me conectar e me apegar a nenhum dos personagens, a história não fluiu pra mim, esse livro parecia ter o dobro de páginas que realmente tem, e a história só melhora da metade pro final, mas eu já estava bem cansada desse livro, então não aproveitei realmente a leitura, eu adoro a escrita da Sacia, então eu acho que o que não me agradou mesmo foi a história em si e os acontecimentos, tiveram sim algumas coisas que eu achei legal, mas foi só isso.

"Eu sempre vou salvar a sua vida, Tereza. Se ainda estou aqui, é apenas por isso."

"Minha preciosa Éris, aquilo que mais nos atormenta pode ser também o que mais nos fascina."

"Uma coisa que nunca te dizem sobre se permitir ter esperança é que, por mais que pareça um sentimento bom de conforto, de expectativa, nada mais é do que desespero camuflado. Ele está ali na penumbra, apenas esperando o momento certo de puxar o seu tapete, de te fazer cair no chão com a cara virada para baixo na mais dura pancada de realidade."

"Isso é para sempre, Éris. Eu e você. Talvez até um pouco depois disso."

catberryx 13/12/2023

Para não esquecer (de você)
Sacia conseguiu me prender e me encantar mais uma vez em outro livro. Me apaixonei por todos os personalizados e pelo o universo que ela criou. Estou ansiosa para a sequência e para o que irá acontecer com eles.

Giovanna.paginasda 10/12/2023

Quero um Esposito para mim. @paginasdagio
Depois da autors ter me feito me apaixonar e sofrer em Paraíso do Sul, vim me apaixonar e sofrer por esse também.

Diferente de Paraíso do Sul, esse livro é bem mais mágico, enquanto o outro o foco era total em vampiros e algumas pitadas de bruxas, nesse temos médiums, fantasmas, vampiros, bruxos, animais falantes, alquimistas... a fantasia dele é bem mais elaborada.

Importante lembrar que essa não é continuação direta de Paraíso do Sul, é um livro dentro do mesmo mundo, com menções ao outro livro, mas histórias diferentes.

Algo que AMEI é que todos os capítulos tem nome de livros de vampiros, tanto nacionais como internacionais, então várias vezes um dos capítulos era de um livro que eu já tinha lido antes.

O livro demora um pouco para começar e termos a participação e interação oficial de todos os personagens, mas entendo que era preciso o contexto da vida da Tereza para saber para onde história seguiria.

A história possui muita representatividade, personagens pretos, trans, gays, assexuais e achei isso incrível pois não é sempre que vemos isso em livros de fantasia.

Christian é simplesmente incrível, as cenas que ele aparecia e interagia com a Tereza sempre me faziam sorrir. Gostei muito do Cass também, ele é um vilão bem carismático, que não tem muito como sentir ódio dele.

O livro terminou com pontas abertas para um próximo e que estou muito ansiosa para ler! Para quem quiser conhecer, indico ler primeiro Paraíso do Sul para depois ler esse.