O Jardim Onírico de Clarice Lispector

O Jardim Onírico de Clarice Lispector Clarice Lispector

Resenhas - O Jardim Onírico de Clarice Lispector

regifreitas 12/04/2024

O JARDIM ONÍRICO DE CLARICE LISPECTOR (Clarice Lispector: La mirada en el jardin, 2020), de Daniela Tarazona; ilustrações de Nuria Meléndez; tradução Ayelén Medail.

Espécie de ensaio biográfico, O JARDIM ONÍRICO DE CLARICE LISPECTOR foi escrito pela mexicana Daniela Tarazona, e ilustrado por Nuria Meléndez. Ao longo de 11 capítulos, Tarazona aborda a vida de Clarice Lispector, desde seu nascimento, em 1920, passando pela infância, idade adulta, até sua morte, em 1977, entremeando fatos biográficos com elementos presentes na obra ficcional da autora. Enriquecendo a obra, as ilustrações de Meléndez são um destaque à parte.

Contudo, embora a edição da DarkSide seja belíssima no aspecto gráfico, o texto de Tarazona apresenta algumas incongruências e conclusões despropositadas para quem conhece mais detalhadamente a vida e a obra de Clarice. Mesmo em se tratando de uma obra introdutória, como ela certamente foi pensada, deveria ter havido um cuidado maior na apresentação e atualização de algumas informações.

E o problema é ainda mais sério quando procuramos informações sobre a autora. Daniela Tarazona estudou literatura latinoamericana na Universidad Iberoamericana e na Universidade de Salamanca, no México, e tem sua tese de doutorado sobre o romance A HORA DA ESTRELA. Logo, trata-se de uma estudiosa de Clarice Lispector. Em vista disso, os problemas encontrados no texto, a falta de rigor científico em algumas das suas colocações ao longo da obra, acabam se tornando ainda mais inaceitáveis.

Assim, àqueles que buscam uma obra preliminar antes de adentrar no universo clariceano, talvez esta não seja a melhor opção. Se há algo que merece destaque, são as ilustrações. Estas, sim, evocam o aspecto onírico sugerido pelo título.

Poduraes 22/03/2024

Uma obra de arte narrando toda a vida de Clarice. Do nascimento a morte e todos os acontecimentos da sua vida pessoal e como escritora. Inclusive tem toda a cronologia da sua vida no fim do livro, adorei isso.
Clarice sempre será um mistério que alimenta nossos corações!

Matilda_books 06/02/2024

Desbravando Clarice Lispector
A autora Daniela Tarazona se propõe a prestar uma homenagem a Clarice Lispector e a todos seus leitores. Trata-se de um livro biográfico, com uma narrativa muito afetiva feita pela autora.
Daniela Tarazona faz associações das obras de Clarice com a vida pessoal da mesma, além de resenhar os livros de Lispector de acordo com sua interpretação.
Todas as suas fontes de pesquisa são colocadas nas notas ao final do livro. Clarice Lispector foi uma mulher reservada, portanto prestou pouquíssimas entrevistas e divulgou pouco sobre sua vida pessoal. Alguns fatos conhecidos foram contados por amigos da escritora.
O livro apresenta ilustrações lindíssimas de Núria Meléndez, que dá todo um visual místico e misterioso, assim como a escrita de Lispector.
Recomendo ?O jardim onírico de Clarice Lispector? a quem está iniciando as leituras dessa autora, pois é um bom guia a quem não a conhece. A leitura é bem objetiva e com fatos que ajudam a compreender os símbolos de Clarice.

Cruz33 24/01/2024

O que é C.L?
"A entrada no desconhecido", como dizia Clarice Lispector é, na maioria das vezes para nós um grande medo. Ao abrir esse livro, lê-lo e observar suas imagens, retratando com coerência a vida de Clarice, eu pude ter a certeza que a conheci e a reencontrei mais ainda. Além de frases e palavras. Encontrei alguém que já foi uma irmã, uma alma gêmea de mim. Sem dúvidas essa obra valorizou mais ainda a obra e a pessoa de C.L. Recomendo. Leitura rápida e surpreendente.

Clara 22/01/2024

Edição lindíssima
Livro que conta a biografia de Clarice Lispector, de forma bem superficial, mas que cumpre o papel de encorajar o leitor a conhecer mais de sua obra.
O maior destaque vai para essa edição linda da Darkside!

Carla Thais 22/01/2024

É uma delicadeza sem igual
Cara, a Darkside conseguiu contar a história dela com tanta delicadeza e detalhes que faz você se apaixonar, tinha lido apenas uma das obras dela e me fez ter vontade de ler as outras! ?

Jess 11/01/2024

"suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir."

É como um passeio livre pela vida e pela obra de Clarice. Uma nova interpretação de seus mistérios ? os revelados e os para sempre mantidos em segredo.
É um belo livro desde o texto leve até às ilustrações elaboradas. Amei!

Leandro 06/01/2024

Bonito
Uma breve biografia da Clarice Lispector recheada de belas ilustrações e alguns pontos de vista da autora sobre a obra de Clarice. Leitura rápida e um pouco superficial. O que salva é a belíssima edição da Darkside.

Raiane.Firmino 26/12/2023

A edição
Muito raso, informações já conhecidas de forma curtinha, tipo resenha.
As ilustrações é tipo colagem, talvez a expectativa tenha sido muito alta.

Andreza 27/11/2023

Uma edição bonita demais, muito bem feita. É só um a mais para quem é fã da Clarice, só um acréscimo raso a mais sobre a história dela.

Antonio Maluco 19/11/2023

Biografia
O livro conta várias histórias da grande escritora Clarice Lispector até a sua morte em 1977 e curiosidades da sua vida pessoal e profissional

Juliana Amaro 31/10/2023

Ótimo livro.
Um mergulho na obra e no mundo interior de uma das mais queridas autoras brasileiras.

A literatura é uma janela para o mundo da alma humana, e quando essa janela se abre para revelar a vida, a obra e a mente de uma das escritoras mais extraordinárias do século XX, Clarice Lispector, a emoção é inigualável. O Jardim Onírico de Clarice Lispector, escrito por Daniela Tarazona, ilustrado por Nuria Meléndez e o mais recente lançamento da marca DarkLove, é uma obra tocante, sensorial e informativa que mergulha nas profundezas da alma e do universo literário de Clarice.

Clarice Lispector é uma figura incontornável da literatura brasileira e mundial. Sua prosa inovadora e sua habilidade única para explorar os recantos mais profundos da psique humana cativaram leitoras e leitores ao redor do globo. Em O Jardim Onírico de Clarice Lispector, Tarazona nos guia por uma jornada fascinante através da vida e obra de Clarice, revelando o que torna esta autora tão singular e inesquecível.

A prosa de Tarazona é delicada, mas ao mesmo tempo incisiva, como uma observadora atenta de um jardim cheio de flores misteriosas e insetos multicoloridos. Ela nos conduz pelas páginas deste livro como se estivéssemos caminhando junto dela em um jardim secreto, desvendando mistérios que permeiam a vida e a literatura da autora. A narrativa é enriquecida com citações da própria Clarice, que nos permitem olhar com encanto sua mente complexa, brilhante e poética.

As ilustrações de Nuria Meléndez são um complemento perfeito para a prosa de Tarazona. Com traços suaves, colagens e cores vibrantes, Meléndez captura a essência da obra de Lispector de maneira surpreendente. Suas ilustrações nos transportam para os mundos interiores e exteriores que Clarice tão habilmente explorou em sua escrita, tornando a experiência de leitura deste livro ainda mais profunda e significativa.

O Jardim Onírico de Clarice Lispector também nos oferece insights valiosos sobre o contexto histórico e cultural em que ela viveu e escreveu, o que enriquece ainda mais nossa compreensão de Clarice e de sua obra. Este livro emocionante é um tributo à Clarice Lispector, e um lembrete de que a literatura tem o poder de tocar nossos corações e expandir nossas mentes para toda eternidade.