A Última Contadora de Histórias

A Última Contadora de Histórias Donna Barba Higuera

Resenhas - A Última Contadora de Histórias

Dai @veraaode92 16/05/2024

A história em si, não é original. E me incomoda um pouco a historia do coletivo, de onde vieram e como sobreviveram por tanto tempo em uma nave espacial. Queria mais sobre isso, porém não é o foco.E o final também queria que fosse um pouco além do fim. Por isso tirei uma estrela. Mas no geral eu gostei muito da história! Principalmente o toque de cultura mexicana nos contos, fez toda diferença.
Quando aparece um certo personagem na história, eu já imaginei quem era e tudo que ia acontecer com esse personagem, mas gostei mesmo sabendo haha.
No fim, só queria saber mais sobre Sagan.

P.Victor 08/05/2024

"E foi assim que o vento soprou a história de mim..."
As palavras foram fluindo na minha cabeça como uma melodia tão linda e tão calma que quando eu vi acabou " El cuento".
Uma história que nos faz refletir o quanto o ser humano é terrível , faz as coisas por egoísmo e machuca a todos ao redor, a personagem PETRA é uma sobrevivente de um fim do mundo causado por um meteoro , a única coisa que a mentem viva ali sendo ela são as histórias que sua ABuela ( avó) lhe contava e isso foi lhe mostrando o que a venda do padrão e regras estava escondendo.
Uma narrativa gostosa , valeu cada página cada hora, o triste só é quando ela acaba e imediatamente a ressaca literária lhe atinge como uma bomba e você acaba igual eu deitado no chão abraçando o livro e chorando igual uma criança de 5 anos querendo mais histórias para se acalmar e dormir.
Parabéns DONNA BARBARA HIGUERA por da vida a algo tão único e compartilhar isso com a humanidade E POR FAVOR TRAVA MAIS DA PETRA MAIS HISTÓRIAS MAIS MAGIA ?.

Francine103 05/05/2024

Uma história que pode se tornar real
O livro começa com uma narrativa corrida e com momentos do presente e do passado, dando a entender que teria um pouco de ação na história, mas não é o que acontece.
A história fala muito das emoções de Petra, da sua ligação com sua cultura, seu passado e principalmente com sua avó Lita. Durante a história conhecemos vários contos que foram contados a ela e as tradições familiares.
O desenrolar da história segue como o esperado, tendo um final sem surpresas ou reviravoltas mas eu esperava mais detalhes do final, tive a sensação de: preciso terminar a história agora. Acho que se a autora quisesse, poderia dar mais detalhes de Sagan, do novo mundo e quem sabe até um livro de continuação, eu leria.

Mary 28/04/2024

Esse livro ganhou meu coração
Foi a minha primeira experiência com um livro de ficção científica.
A história começa com humanos partindo da terra em uma incrível nave espacial para fugir de uma tragédia. Mas depois de um densoralar assustador apenas uma Petra se lembra da terra e resta a ela o fardo de manter as histórias do planeta vivas.
A história flui bem, tem momentos emocionantes, tensos e doces uma leitura que deixa a gente curioso pra saber oque vai acontecer.
Recomendo essa leitura.

Mel 24/04/2024

Literalmente uma viagem
Ainda tenho na memória todas as imagens de Sagan e da nave. Tudo muito bem imaginado e é de tirar o fôlego. A sensação é de estar lá mesmo, lembro de ficar com agonia na hora do líquido da cápsula e da empolgação quando vamos conhecendo o novo planeta. Uma baita viagem sem sair do meu quarto. Recomendo demais!!!

(Essa edição é surreal de linda!)

Leticia2513 21/04/2024

Um mundo sem histórias é um mundo perdido
"Nunca tenha vergonha do lugar de onde você veio ou das histórias que seus ancestrais passaram pra você. Se aposse delas".

Juliana.Bragiato 19/04/2024

Em A Última Contadora de Histórias, depois que uma erupção solar desviou o Cometa Halley, a Terra está com os dias contados. É nesse cenário pré-apocalíptico que iremos conhecer Petra Peña e sua família. Petra é uma menina de 13 anos, apegada a avó Lita, que contava histórias para ela e para o irmão mais novo Javier. Ela não se conforma em ter que deixar a avó para trás, enquanto ela, os pais e o irmão embarcam em uma nave, rumo ao novo planeta Sagan, destino escolhido para ser o novo lar dos humanos. Antes de partir, Petra promete para a avó que quando acordar no novo planeta, ela será uma contadora de histórias, assim como sua avó.

Uma vez na nave, Petra descobre que ficará em hibernação em uma capsula, imersa em um gel criado especialmente para mantê-la viva e saudável até o momento de despertar em Sagan. Durante a hibernação, um sofisticado software irá baixar informações diretamente no cérebro de Petra, assim, quando ela acordar, será especialista em uma área pré-determinada, estando apta para ajudar com a colonização de Sagan. Porém, ela não contava que um grupo denominado Coletivo, tomaria conta da nave com o intuito de reprogramar o cérebro das pessoas em hibernação, e assim, de maneira deturpada, garantir que não haja mais guerras, fome, desigualdade ou qualquer outro mal que a humanidade tenha cometido. Quando Petra é reanimada pelo Coletivo, ela é renomeada como Zeta-1, especialista em botânica e geologia, ela, então, se dá conta de que é a única que se lembra da Terra e de como a vida era antes do Coletivo tomar o controle da nave. Cabe a ela, descobrir uma maneira de reavivar as memórias de seus companheiros, encontrar sua família e evitar que o Coletivo tenha sucesso.

Sabe aquele livro que te ganha pela capa, e quando você lê a sinopse fica com mais vontade ainda de ler? Pois bem, A Última Contadora de Histórias é esse livro.
Peguei o livro empolgada com a promessa de uma grande ficção cientifica, porém, me deparei mais com um livro infanto-juvenil, que conta como uma garota de 13 anos, com sérios problemas de visão, era a única pessoa que se lembrava da Terra, e em como ela usa os contos que ouvia da Avó para tentar despertar as memórias de seus companheiros de dormitório.
Petra se comporta de maneira estranha o livro todo e não levanta a mínima suspeita da Chanceler ou de qualquer outra pessoa responsável por manter o Coletivo.

A escrita da autora é coesa, a história se desenrola de maneira fácil, e os obstáculos apresentados são transpostos sem grandes dificuldades. O final fica em aberto, para uma possível continuação ou até para o público imaginar o que aconteceu com Petra e os tripulantes da nave colonizadora.

A premissa do livro é interessante, se direcionada para o público certo. Eu esperava mais.

Lina.Ruiz 15/04/2024

Eu imaginei um livro completamente diferente antes de começar, mas não decepcionou de forma alguma. Ele tem um final bem clichê de infantojuvenil, mas até que caiu bem no momento.

3,9

Luana 29/03/2024

?Un cuento?
A história do livro de desenhou de uma forma totalmente diferente da história que imaginei, mas ainda assim surpreendente.

Com algumas reviravoltas mais pro fim do livro, a história se tornou interessante quando observada do ponto de vista da mensagem que a autora quis passar.

Achei que o final ficou um pouco aberto, eu realmente fiquei curiosa para saber sobre os outros seres humanos em Sagan. E no início do livro senti que a história demorou um pouco para ?engatar?.

dudi =) 27/03/2024

A Última Contadora de Histórias
Um livro tão bonito pra uma história tão fraca

Essa primeira frase foi mais pra causar, na verdade. Não achei a história mal escrita ou ruim. Só achei que ela não combina comigo. Achei o final aberto demais, achei a narrativa extremista demais, achei a personagem jovem demais. Sabe para que esse livro seria bom? Para ler para uma criança toda noite igual alguns pais fazem. É uma história para isso, acredito. Eu, com 20 anos, não gostei. A nota se reflete na minha experiencia com o livro e nao o livro em si. Não achei pessimo, a minha leitura foi pessima.
oiamandah 27/03/2024minha estante
????

Não me leva a sério 24/03/2024

"Diga ao seu coração que o medo de sofrer é pior que o sofrimento em si"
Zero senso crítico. Mas, eu gostei muito. A leitura flui e é emocionante várias vezes. O Livro é lindo. A história é linda, os desenhos. Enfim amei

Morgana Gomes 17/03/2024

A última contadora de histórias
"Meu amor, olha só hoje o sol não apareceu. É o fim da aventura humana na Terra". É nesse estilo que o livro começa tal qual os primeiros versos da música "Eva" da banda Eva. Nossa personagem, Petra, embarca com sua família em uma nave que os levariam com outros humanos para um novo planeta.
Uma viagem longa, um processo de eliminação das memórias passadas que não dá certo e um mundo que se descobre no momento em que sua cabine é aberta.
É nesse momento que Petra descobre que ainda mantém suas memórias do tempo na Terra, incluindo os "cuentos" que sua avó costumava contar. No novo despertar, se assim posso chamar, Petra terá de lidar com uma realidade totalmente diferente da que foi traçada quando ainda estava na Terra, além das escolhas que terá de fazer, das perdas e da maneira que terá de viver a vida. Petra é uma contadora de histórias! E esse livro entrou para o hall dos meus favoritos! ?

Maisa @porqueleio 11/03/2024

Resenha / A Última Contadora de Histórias /@porqueleio
Uma história com um grande potencial... afinal, não são nossas histórias, cultura, que nos distingue? O ponto de vista que nos é apresentado é o da Petra, e por isso não sabemos muito mais sobre o Coletivo. Em algum momento da estase da jovem ela percebe que tem algo diferente acontecendo, mas tem apenas lampejos dessa ‘rebelião’.

Com um começo frenético, cai numa relativa tranquilidade enquanto Petra precisa buscar respostas. Queria muito outros pontos de vista, porque mesmo que Petra tenha sido inundada de informações – científicas, sobretudo – enquanto estava em estase, em muitos momentos era claro que não houve um amadurecimento emocional. Sua insistência sobre certos aspectos quase colocou tudo a perder...

Enfim, o que toca mesmo é a beleza ao exaltar nossas raízes, a importância de nossos ancestrais e herança familiar. Sobre entender que a perfeição muitas vezes está no imperfeito...

site: https://www.instagram.com/p/C4YGzlIM8i-/?img_index=1