Algumas Garotas São Assim

Resenhas - Algumas Garotas São Assim

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tainateixeira92 17/11/2023

Uma Pérola
Esta história me remeteu ao livro "Não Conte Nosso Segredo" da escritora Julie Anne Peters, onde apresenta uma narrativa que, embora compartilhe algumas similaridades e divergências, promove uma reflexão profunda sobre a comunidade LGBTQIAPN+. É visível a diferença temporal entre as publicações, sendo esta de 2023 e a de Peters de 2003, destacando duas épocas distintas, mas a abordagem sobre a temática permanece coesa ao longo das duas décadas. Apesar de ser classificada como juvenil, a obra traz reflexões bastante pertinentes, especialmente para aqueles que estão em processo de assumir sua identidade.

Os adolescentes encontrarão nela uma valiosa fonte de reflexão, compreensão mais aprofundada sobre o respeito às diferenças e a importância de cultivar o respeito. Um aspecto crucial explorado no livro é o comportamento de mães narcisistas, ressaltando a importância do diálogo sobre a não romantização dos pais ou das famílias.

A abordagem do comportamento narcisista da mãe de uma das personagens principais destaca atitudes que impactam profundamente o bem-estar emocional da filha. Essa dinâmica mãe/filha fica ainda mais desafiadora para pessoas LGBTQIAPN+, considerando a possível falta de aceitação ou compreensão por parte da mãe narcisista. O livro destaca a constante necessidade de validação e atenção por parte das mães narcisistas para sustentar sua frágil autoestima.

Esse tipo de comportamento cria um ambiente doméstico em que as necessidades e emoções dos filhos são frequentemente negligenciadas em favor das demandas emocionais da mãe narcisista. No contexto LGBTQIAPN+, já permeado por desafios relacionados à aceitação e compreensão, a presença de uma mãe narcisista pode intensificar o impacto psicológico.

As críticas constantes e as regras impostas, conforme descritas no livro, contribuem para a formação de uma autoimagem negativa e sentimentos de inadequação por parte da filha. O medo da rejeição resultante desse comportamento pode gerar ansiedade, inibindo a expressão autêntica da identidade da pessoa LGBTQIAPN+. Isso dificulta o desenvolvimento de um senso saudável de identidade e pertencimento, agravando ainda mais os desafios já presentes no contexto LGBTQIAPN+.

Diante desse cenário, é crucial que indivíduos que vivenciam situações similares busquem apoio psicológico para enfrentar os efeitos emocionais, desenvolver estratégias para estabelecer limites saudáveis, preservar a autoestima e construir relacionamentos mais positivos. Em minha perspectiva, o livro se revela uma ferramenta excelente para apoiar aqueles que se sentem deslocados e perdidos durante o processo de autoconhecimento e autoaceitação.

*******OBS: 28 nov. de 2023

Resolvi fazer uma observação sobre minha resenha, por conta de algumas mensagens que recebi no privado, por ter gostado do livro que, na opinião delas, é "ruim". Reconheço que a trama é simples, mas a qualidade de uma história não se mede apenas pela complexidade dos enredos. Além disso, recebi críticas sobre a falta de aceitação de uma das personagens. Sim, em vários momentos, "ambas" as personagens mostram imaturidade. Contudo, até hoje, não conheci (e nem fui) um adolescente de 17/18 anos que fosse verdadeiramente maduro e desconstruído. Para mim, essa reflexão foi o fundamental no livro. Às vezes, através de narrativas como essa, as pessoas conseguem compreender melhor suas próprias atitudes e imaturidades. Acredito que o valor do livro reside na capacidade de provocar reflexões. É fundamental entender que a literatura não se restringe a tramas mirabolantes ou a personagens perfeitamente resolvidos. Ela também tem o poder de retratar a complexidade da jornada de autodescoberta e aceitação, especialmente em uma fase tão tumultuada como a adolescência. Vejo esse livro como uma oportunidade para aprofundar a reflexão sobre as nuances da experiência humana, mesmo que alguns o considerem "ruim" à primeira vista. Afinal, a verdadeira magia da literatura está muitas vezes nas lições que ela nos oferece, mesmo nas histórias aparentemente simples.
preta velha 18/11/2023minha estante
excelente resenha! gostei tanto que adicionei o livro a minha infinita lista de desejados.

Tainateixeira92 19/11/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado Ana, depois me diz o que achou, quando ler ?

preta velha 19/11/2023minha estante
digo sim, liilii0, mas vai demorar um pouquinho. rs

Tainateixeira92 20/11/2023minha estante
Leia conforme o seu tempo ?

Annagavinho 30/12/2023minha estante
Quando comecei a ler senti a mesma semelhança, por mais que estivessem em ambientes diferentes, no decorrer da leitura você começa a perceber a distinção. E seja um livro lançado em 2003, ou um em 2023, a temática central é muito atual.

Tainateixeira92 31/12/2023minha estante
Sim Anna, concordo! A temática é muito atual.

aspenn 23/01/2024minha estante
amgg--- chocada com essa tua observação no final, eu super concordo contigo e quando terminar o livro e for fazer minha resenha, certeza colocarei algo assim; pq pra mim, eu não me importo se é clichê (agt sabe que todo mundo ama um), se não tem personagens tudo cheio de complexidade e passados traumáticos que hj os fazem heróis, sei lá, essas coisas como tu citou; só o fato do livro trazer as questões que traz, já o torna importante e como há pessoas que tem esses problemas de aceitação, de amor próprio, e de tudo mais um pouco, que nada é perfeito e como a autora traz e aborda com cuidado essa temática da comunidade e tudo que vem como "consequência" :3

Tainateixeira92 23/01/2024minha estante
Aspenn você já terminou a leitura?

aspenn 24/01/2024minha estante
terminei AGORA!! AAAA ? eu achei muito bom, fiquei meio assim pelo final, pq esperava que fosse mostrar a Ruby e a mãe numa fase melhor ou algo do tipo, e também esperava mais interações entre a família da Morgan e a Ruby, mas eu fui mt feliz lendo e senti certos gatilhos...

Tainateixeira92 24/01/2024minha estante
Sim, ele tem certos gatilhos mesmo... Esse livro parece uma versão atualizada do livro "Não Conte Nosso Segredo". Se você não leu ainda, recomendo! Depois vamos trocando figurinhas!!

Hanna.bueno 26/05/2024minha estante
Gente sou nova como q faz para conseguir ler os livros

manugardini 29/12/2023

Sáficas, carros & corrida
Eu simplesmente devorei esse livro em um dia, amei como a relação das personagens é real, demostra toda aquela bagunça de alguém se descobrindo na adolescência, e como nessa primeira relação cheia de emoções podemos ser meio babacas. Geralmente não gosto muito desse tema de descobrimento e aceitação pq já li muito sobre, porém amei nesse livro e ver que o enredo vai muito além de apenas o amor entre elas, mas como ser abertamente lgbt te da a coragem de expressar seu sentimento e desejo em outras áreas. Agradeço que não tem aquelas descrições detalhadissimas da vida s3xu4l do personagem (me dá vergonha demaissss) e esse livro é aqueles q vc não vai sentir aquela vergonha. Gosto de livros que tem uma mudança positiva em todas as áreas da vida do personagem, deixa meu coração quentinho ??
Emile Escatena 29/12/2023minha estante
adoro livros sáficos

navi 02/10/2023

É um bom livro, a leitura é bem fluida e bem rapidinho de ler, é um cliche bem bacana e além do casal sáfico protagonista também temos mais representatividades ao longo do livro com vários outros personagens, o que achei muito bom.

A Ruby e a Morgan são muito fofas juntas mas tive alguns probleminhas com o livro e o modo como o romance foi abordado, como algumas tramas no livro foram resolvidas e como outras foram deixadas totalmente de lado.

A Ruby é uma personagem que tem todo um problema bem complexo com a mãe, não só a homofobia mas também o fato que a mãe dela culpa ela pelo nascimento, por ter arruinado o futuro dela e por ter projetado na filha o qua ela própria queria para si, ser uma Miss.

A Ruby é realmente uma bagunça mas senti que em diversos momentos do livro, ela usava esse argumento pra ser babaca com quem ela se importava e que se importava com ela de volta. O fato de ela ignorar completamente que o cara que ela ficava por meses tinha sentimentos por ela, e mesmo sabendo disso ela continuava a ficar com ele e não conversava e cortava as coisas me estressou muito. Também ela falar constantemente que estava confusa em relação aos seus sentimentos pela Morgan, mas no minuto seguinte beijava o Tyler e a própria Morgan via isso acontecendo foi extremamente ridículo, nada justifica você brincar com os sentimentos das pessoas, ainda mais sabendo que essa pessoa gosta de você.

A Morgan é uma garota lésbica assumida e tem muito orgulho disso, certa ela, tem que se orgulhar mesmo, ela passou por muita coisa ao ponto de ter que mudar de escola e processar o antigo colégio por homofobia e assédio. O ponto é, acho totalmente certo ela se orgulhar da sua sexualidade, e também entendo que ela, por ser assumida, quer um relacionamento livre também, mas em diversas partes do livro ela não levou em conta o quão difícil é para cada pessoa se assumir, e que cada pessoa faz isso de uma forma diferente, em tempos diferentes, quando se sentem prontas para isso. Em um momento ela explode com o amigo dela e praticamente exige que ele saia do armário com o namorado sem levar em conta que isso pode trazer consequências ruins para ambos os garotos.

Depois ela percebe que tava sendo egoísta mas a merda já tinha sido feita, a Ruby já tinha sido expulsa de casa. Era questão de diálogo, elas poderiam ter resolvido tudo isso no primeiro conflito que tiveram se tivessem apenas sentado e dialogado sem atropelar uma a outra e deduzir as coisas baseado no achismo, se procurassem entender o lado de cada uma.

O processo contra a antiga escola da Morgan é inútil, não é explorado e no final os pais dela desistem do processo e fica por isso mesmo. Não levou a lugar nenhum, foi apenas para a trama. Odiei isso, queria que a escola tivesse caído.

O livro poderia ter sido melhor trabalhado e desenvolvido, achei algumas coisas muito corridas e apressadas, o casal tinha potencial muito maior se fosse melhor explorado da forma certa.

Três estrelas não é uma nota ruim, apenas não me agradou o suficiente para dar mais.

jeslendo 15/02/2024

Não senti muita coisa lendo esse livro. Na verdade, acho que não senti nada. Foi tudo um pouco sem emoção e tentei muito criar uma conexão com a história e com as personagens, mas era tudo muito adolescente. E não era como se eu não entendesse tudo o que ambas as personagens estavam enfrentando, muito pelo contrário, estive no lugar de ambas em inúmeros momentos da minha vida, mas, mesmo assim, eu senti que, nesse livro, foi tudo um pouco mal feito, mal escrito, sem contar que as personagens não tinham muita química e isso me estressava um pouco, pois, antes de perceber isso, senti que estava me obrigando a sentir alguma coisa pelo casal e, enfim, isso não acontecia nunca.

É um livro que você sabe como tudo vai acabar e que sabe exatamente para onde está indo desde a primeira página e é até bem animador ler sobre o desenvolvimento de uma das personagens e, antes disso, saber que ele vai acontecer em algum momento. Mas, como dito antes, eu achei que o livro não tinha muita emoção. Eu sinto que li ele apenas porque estava ali e não ia abandonar porque não é esse tipo de livro também, mas acho que pode servir de inspiração para algumas pessoas que estão passando por problemas parecidos, ou espero que sim.

mescalogy 10/02/2024

Quando você começa a ler e pensa que é apenas mais um enemies to lovers, mas vê que é muito mais profundo que um enemies to lovers clichê.
A Morgan, uma garota muito bem resolvida com sua sexualidade, que mesmo passando por um barra pesada, não conseguia ver o quão difícil era pra Ruby ter que lidar com as pressões e comentários sobre sua sexualidade e sobre o que iriam achar dela, como sua mãe iria se portar diante isso, pois nem todo mundo tem coragem de lidar com tudo isso de primeira.
Me identifiquei muito com ambas, e fui com elas até o final, mesmo passando estresse porque nenhuma das duas queria se ouvir. E no fim, valeu a pena ver o desenrolar e ver o quanto as duas se respeitam e se amam, e que por mais difícil que seja, não devemos fugir das discussões e se amamos alguém de verdade, ouvimos o seu lado e respeitamos seu momento para lidar com as coisas, seja simples ou mais pesadas, estamos sempre por ela.

COISA MAIS LINDA ESSE LIVRO

sentineila 26/05/2024

Algumas pessoas queer são assim
A história é legal e aborda temas sérios como sair do armário, mas não achei nada tão "uau!". Na verdade, achei as coisas bem apressadas, como o relacionamento da Ruby e da Morgan (apesar de ter torcido bastante por elas).

Comecei jurando que a Ruby seria a chata da vez, mas acabou que quem mais me irritou foi a Morgan. Meu coração amoleceu no finalzinho, porque ela se redimiu e a Ruby e ela são muito lindinhas juntas, mas pensa em uma personagem que me deu dor de cabeça. Estresse puro! Entendo o posicionamento dela de não querer mais ficar escondida e apoio totalmente todas as pessoas que decidem isso, mas a partir do momento em que ela simplesmente ignora o fato de que nem toda pessoa queer tem o apoio familiar que ela teve para ser quem é, fica complicado. Metade do livro ela insiste nesse ponto e quer que a Ruby esteja na mesma página que ela porque não queria mais se esconder, sendo que ela se envolveu com a Ruby sabendo que a Ruby estava no armário e não pretendia sair tão cedo, ou nunca.

Achei que faltou desenvolvimento de algumas questões, como a da Lydia, que não era assumida e gostava da Allie, sua melhor amiga. Inclusive, que chata essa Allie. Errou em quase todas as poucas vezes em que apareceu. Entre os personagens secundários, os que salvaram a história foram o Billy, sendo uma pessoa incrível, e o Dylan, sendo engraçado. Gostei também da Anika e do Aaron, mas mas eles mal apareceram.

gabi.mattje 03/03/2024

Algumas garotas são assim
Achei bem arrastado no início mas depois dos 40% não consegui desgrudar.
me fez sentir muitas coisas, principalmente por não ter um lado ""certo"", as duas estavam certas e as duas estavam erradas, por um lado faltava empatia e menos egoísmo em várias e várias questões e por outro lado existia uma confusão que machucava os outros e um medo gigante.
a história com certeza retratou um romance que muitas pessoas infelizmente são obrigadas a esconder por simplismente medo e insegurança.
o final foi tão lindinho que me emocionou muito, adorei mas não é aquele livro que com certeza eu nunca vou esquecer e que mudou minha vida, e tudo bem, as vezes só precisamos de uma distração da realidade.

"Estou brincando com fogo, e as mãos dela são como gasolina."

Nevascaluiza7 16/02/2024

Algumas Garotas São Assim
Amei o livro. Leitura bem leve, história difícil de largar, personagens muito identificáveis e muito difícil de não se envolver na história.
Recomendo bastante.

manoellen.ferreira 20/04/2024

Bom, mas talvez não memorável (para mim)
Acho que não posso comentar muito sobre ele, já que li algum mês atrás e tive que ler a sinopse pra ver se lembrava algo. mas lembro que gostei, que achei divertido. são personagens adolescentes, então claro que são imaturas e existe uma confusão dentro delas. há uma personagem que faz de tudo pela mãe, que quer dar orgulho a uma pessoa impenetrável, claro que ela vai negar tudo o que tem dentro de si. deixar de cumprir a expectativa de sua mãe, principalmente depois de tê-la alimenta-la (não por opção), é algo que dói, que requer uma dureza que é difícil se ter aos 17 anos. existi sim muito clichê no livro, mas que bom que existe um livro sáfico assim, sempre vou apertar essa tecla, porque meninas sáficas merecem se identificar com romances que são bem escritos, seja ela um clichê ou uma revolução. é bom sim, mesmo sendo um clichê de carteira assinada, é uma ajuda bem escrita e divertida para meninas sáficas serem quem elas quiserem.

Michelli.Mezzon 05/01/2024

Livro leve e fluido
Romance sáfico e slow burn, com protagonistas bem construídas e um desfecho que deixou meu coração quentinho. Gostei bastante!

Bella.Novaes 20/01/2024

Achei melhor do que muito livro de romance clichê que vemos por aí, e achei importante um livro tratar de forma tão cuidadosa o lance de se assumir ou de não se assumir. acho que foi importante ver as duas perspectivas. alguns personagens secundários acho que realmente não precisavam existir, mas também gostei da pauta da mãe da ruby ser levantada, mesmo que não tenha muito a ver com a temática em si. falar sobre uma família problemática em que a mãe coloca o peso na filha de tudo o que ela não conseguiu ser, é muito mais comum do que a gente pensa.

Luh 26/11/2023

Decepção TOTAL
As meninas são muito imaturas, claramente não sabem lidar com um relacionamento e isso me deixou nos nervos, fizeram toda panfletagem e sinceramente o pior livro safico que já li, é isso mores, quem amou?

VitAria.Matuno 10/12/2023

"Bem, algumas garotas gostam. Algumas garotas são assim"
Esse livro é cheio de emoções e representatividade. Os sentimentos das personagens são muito reais, uma situação muitas vezes vista na vida real. O quanto estamos dispostos a nos entregar para a pessoa amada? Esse livro é sobre saber o quanto de si você consegue e pode ceder para o outro. Se relacionar com alguém não assumido sendo uma pessoa que lutou muito para sair do armário pode ser um verdadeiro desafio e a maneira como as protagonistas o enfrentam é no mínimo lindo. Adorei o livro.

leaoliterario 19/12/2023

?Amar é deixar que alguém tenha o poder de te machucar de maneiras que você ainda nem imagina.? .

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6