Coisas frágeis

Coisas frágeis Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Mary Lúcia 05/05/2024

Os contos do Gaiman parecem desconexos, soltos, com finais sempre em aberto, mas a obra toda dele é assim e você tem que entrar nessa vibe dele e que deixa o texto mais misterioso.
As histórias são interessantes e ele tem um clima de história de fantasia que muitos livros famosos hoje não tem, sempre buscando serem reais, terríveis e se passando entre guerras que emulam as nossas, aqui você tem histórias que parecem versões reimaginadas de contos de fadas.

É uma leitura agradável, mas acho que você tem que ir preparado para encontrar esses contos com finais abertos e que são mais como contos ouvidos e reproduzidos sem tantos detalhes por aquele que os ouviu.

Edson Camara 22/04/2024

Coisas nada frágeis na verdade
Se você conhece Neil Gaiman vão se deliciar com os altos e baixos destes contos e versos. Tem de todo tipo, gênero e qualidade, dos ruins aos excelentes, principalmente o último que Neil Gaiman puro na sua melhor forma.
Se você nunca leu nada de Neil Gaiman este livro é uma excelente porta de entrada.

Rocier 31/03/2024

O encanto de Neil Gaiman: uma jornada pelos Contos de 'Coisas Frágeis'
Poucos conseguem criar como Neil Gaiman. O livro é uma coletânea de seus melhores contos, organizados de forma estratégica para encantar ainda mais o leitor. 'Coisas Frágeis' apresenta poemas e contos curtos e longos, proporcionando histórias densas e leves ao mesmo tempo. Acredito que essa seja a vantagem de reunir diversas histórias escritas ao longo de muitos anos, percebemos como o autor escreve de maneira distinta e nos conecta com seus personagens de formas diversas, levando-nos a desconfiar, amar e até detestar alguns. Gaiman nos conecta de várias maneiras com a mesma história. Relembrar personagens, conhecer e se envolver com outros, envolver-se com quem você acabou de conhecer e imaginar o que vai acontecer e depois perceber que é algo completamente diferente. Tudo isso, torna o livro adorável. Para quem aprecia Gaiman, não se decepcionará."

Igor.Banin 29/03/2024

Ótimo
Ótima seleção de contos curtos de vários gêneros. Mais uma ótima entrada na obra de Gaiman que sempre me alegra.

dallazem.m 01/03/2024

Coletânea Neil Gaiman
Me decepcionei um pouco, confesso, mas ainda assim me diverti muito durante a leitura!
sinto que a tradução pecou um pouco em alguns contos assim como a falta de contexto em outros.

Sofia, FiloSofia 25/02/2024

Ultra decepção
Comprei esse livro por duas razões: por ser do cara q criou a série Good Omens (uma OBRA PRIMA) e por ter lido um dos contos (Outras Pessoas) e ter gostado, mas a maioria dos contos é ruim e entediante, chata e sem nada que desperte interesse, com exceção de alguns
Não leria, muito menos compraria

Juliano.Ramos 03/02/2024

Livro com bons contos, mas a escrita as vezes é muita rápida e ficamos meio q perdidos com os personagens, vale a pena pelo último conto que é sem dúvida o melhor de todos.

Quesia.Marco 31/01/2024

Excêntrico
Esse livro é uma coletânea de vários contos escritos por Neil Gaiman. Eu adoro os livros do autor, já li alguns, mas essa obra não me cativou tanto como os outros.

Os contos tem um tom de mistério macabro e algumas vezes assustador. Alguns são bem curtinhos, outros mais longos. Não consegui engajar muito na leitura, apesar de achar a escrita dele sempre impecável.

My skin 21/01/2024

Frágil
Olha.... eu esperava mais, eu amo o Niel mas percebi que odeio contos. Tinha uns tão sem pé nem cabeça que meu deus, se gostei de 3 foi muito.

"Soturno, pode ser, mas sou soturno
como alguém que padece de tais penas. Penúrias,
desamparo ou dor, o que importa é a perda. Vice verá
a angústia persistir em meus olhos, sonhará
que sua vinda me fará esquecer a que havia
antes de sua chegada aqui. Vinda como o sol
em seu olhar, e em seu sorriso."

Larissa 20/01/2024

É ..
Não vou dizer que são contos ruins, não são. Mas são em sua grande e esmagadora maioria contos com finais abertos, então se vc, assim como eu, não é fã desse tipo de fim, esse livro não é pra vc .
Mas todos os contos tem histórias interessantes, me peguei várias vezes pensando sobre elas. Não me arrependo de ter lido, mas não leria de novo.

Marcos.Leste 17/01/2024

Resenha sem spoiler.
Eu posso tentar melhorar o texto que você me enviou. Aqui está a minha sugestão:

O livro é uma coletânea de histórias que tem uma sensacional variação, mas algumas histórias podem não agradar muito ou deixar o leitor confuso. No entanto, a maioria traz uma reflexão profunda sobre a vida e a morte e como lidamos com elas.
B.norte 17/01/2024minha estante
Tenho que arrumar tempo para ler esse livro! Faz anos que se encontra aqui em casa, enfeitando minha estante... ?

Vicente Tavares 30/12/2023

Coisas Frágeis Volume Único.
Depois de vários anos fora de catálogo da Conrad, finalmente a Intrínseca trouxe de volta essa coletânea de contos do Neil Gaiman chamada Coisas Frágeis. Até hoje não consigo entender porque a Conrad dividiu em 2 volumes. Sempre odiei aquela edição. Agora o livro voltou com nova tradução (não acho que merecia colocar isso na capa, mas ok), e o design da capa segue o mesmo estilo dos romances já publicados pela Intrínseca (Deuses Americanos, Lugar Nenhum e Os Filhos de Anansi). O subtítulo original é Short Fiction and Wonders e virou Ficções Breves e Maravilhas e eu achei literal demais. Contos e Maravilhas teria funcionado melhor na minha opinião. Quanto às histórias há aqui alguns contos excelentes do Neil Gaiman como, por exemplo, Um estudo em Esmeralda, Como falar com garotas em festas, Golias, O Monarca do Vale, Outras Pessoas entre outros; temos também uma grande parte de contos medianos e alguns que eu considero realmente uma porcaria. Mas de modo geral é um livro muito bom. Sobre a edição, a nova tradução tão badalada a ponto de aparecer na capa me incomodou ao ponto de eu procurar o original em inglês, então virou um ponto negativo. A diagramação, ficou excelente, que é um padrão da Intrínseca. A capa eu adorei terem usado esse novo padrão, cria uma linha de coleção com os demais livros do autor, poderia ter aquela textura áspera dos romances? Poderia, mas não se tornou demérito não ter. Adorei a introdução da Bilquis na orelha (gigantesca) do livro. E o ponto que mais me incomodou foi realmente o tipo de papel. Parece que ainda há uma crise de papel mundial, pois não vejo mais livros sendo impressos com o papel pólen, amarelado, confortável, macio... não. Agora só esse papel "sujo", acinzentado. Apesar dos pontos negativos, não é suficiente para derrubar muito o livro, vou ficar com uma nota 4/5. Esperando ansiosamente pela publicação de Fumaça e Espelhos (mais tempo ainda fora de catálogo desde que a Via Lettera publicou um milhão de anos atrás) e uma nova edição de Alerta de Risco seguindo o mesmo padrão de capa para fechar a coleção de coletâneas de contos de Neil Gaiman.

Vitor16Hq 10/12/2023

Breves ficções e maravilhas
Uma coletânea de histórias escritas pelo Neil Gaiman, que é um dos meus escritores favoritos, uma das minhas inspirações como escritor inclusive, foi um livro que me deixou com hype assim que foi anunciado pela intrínseca.

Na introdução ele já fala o motivo do nome da coletânea e também pequenos textos falando sobre todos os textos presentes aqui, curiosidades, de onde veio a ideia e um pouco do processo de escrita, é muito interessante ler o conto e voltar para ler os comentários. (Eu recomendo que faça isso)

O livro contém alguns poemas, que não é algo que eu leio muito, desde a época de escola eu não li mais nada e aqui estão poesias que eu adorei, chegando até a ilustrar algumas delas.

Na questão dos contos, aqui estão alguns que foram adaptados para os quadrinhos na biblioteca Gaiman, e foi uma experiência tão boa quanto nos quadrinhos, foi muito legal ver a história em duas mídias.

Um que eu destaco, é o conto As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro, onde o autor escreve de forma muito inventiva o que está sendo escrito e o escritor, e faz alguns questionamentos sobre o que é literatura de qualidade.

Outubro na cadeira é um grande exemplo da criatividade de Neil Gaiman, ele já tinha mostrado isso em diversas outras obras e mesmo assim ele sempre surpreende.

E também a versatilidade dele como autor, ele mostra que é capaz de escrever histórias muito boas e muito distintas uma das outras, são diferentes tipos de narrativas, diferentes gêneros e muito boas.

Mesmo para alguém que já seja fã do autor ou para alguém que nunca leu nada dele, é uma indicação de leitura muito boa.

É uma coletânea excelente de contos e poemas que foram publicados em vários lugares diferentes e agora são reunidos em uma coletânea única, que faz jus ao subtítulo: breves ficções e maravilhas.