O Homem da posta-restante

O Homem da posta-restante Marco Pinheiro

Resenhas - O Homem da posta-restante

KakauSoares 29/05/2024

Digno de Roteiro Nacional
As vezes, quando estou lendo um livro, fico imaginando uma adaptação dele. E para esse eu imaginei uma bela obra nacional com Henrique Dias no papel de Cristóvão, o carteiro e Fabiula Nascimento como Tereza, a moça da padaria.

Seria um filmaço.

É fácil imaginar um filme porque a narrativa do autor é tão perfeita que faz você visualizar a cena, as falas, as expressões.

Achei a história original, criativa e envolvente. E mais uma vez, autores contemporâneos provando que não é preciso um calhamaço, cheio de prolixidades, para se contar uma boa história.

Dei 5 estrelas na Amazon. Perfeito.

Monica351 29/05/2024

Ele sozinho.
A maior solidão é o isolamento a que nos impomos.

Deixamos de ver a vida que flui ao nosso redor e fechamos todas as portas que poderiam nos levar a novos horizontes.

Agatha.Velasco 05/05/2024

Mediano
Gostei da leitura,porém, esperava mais!
Queria eu ter lido uma das cartas no decorrer do livro,mas isso não aconteceu.
Peguei ranço do Cristóvão (leiam pra entender),mas peguei.
Enfim, é uma leitura gostosa,porém, ficaram partes soltas.

Gíh Santos 15/04/2024

A carta
Cristóvão é um homem que leva uma vida medíocre, sem amigos, sem prazeres. Sua única distração da vida amargurada é sua função no trabalho, ele trabalha nos Correios.
Quando descobri a doce loucura de ler correspondências de terceiros sua então pobre vida vai ladeira abaixo.

Escolhi este livro pelo título para participar do desafio do grupo LerUne.
Foi uma leitura um tanto arrastada no início. Escrita em 3° pessoa e com um protagonista tão pouco carismático que ficou difícil se adentrar na história, mas com afinco continuei.
O livro tem alguns frases de efeito, reflexivas. E a escrita mesmo que relatando tamanha mediocridade, é quase poética.
Se tiver curiosidade leia, o final é loucura pura.

Carlinha 16/03/2024

Achei perturbador
Iniciei a leitura por recomendação de muitas pessoas de um grupo do Facebook que participo, o Kindle-Lerune.
Achei o livro bem escrito, leitura envolvente e que nos faz sentir a loucura do personagem.
Porém não é o meu tipo de leitura.

Alan441 05/03/2024

Criativo e gostoso de ler.
Um funcionário dos Correios responsável pela Posta Restante vicia em abrir e ler cartas de desconhecidos.
Porém, com o tempo isso já não o bastava, e o mesmo começou a interferir nas cartas e nas histórias.
Bem interessante, e de leitura leve.

Ana Ramos 04/02/2024

Me surpreendeu!!
Esse livro esta disponível no Kindle Unlimited , é de um autor independente chamado Marco Pinheiro e me surpreendeu demais. Amei a escrita dele, o bom uso das palavras, que transformaram o livro em uma leitura deliciosa. Ele é biólogo, professor e amante de livros. Já quero ler seus outros dois livros. Tao bom ter a honra de cruzar com esse tipo de escrita que encanta. Eu já tinha escutado falar bem do livro em algum grupo de leitura e curiosamente o titulo me chamou atenção pois eu já usei muito o serviço de posta restante dos correios e achei super curioso esse nome. A historia se passa com um protagonista que trabalha numa agencia dos correios no bairro do Méier-RJ. E eu achei que ele desenvolve o personagem tão bem em suas melancolias, amarguras e vazios... Apenas leiam, não vão se arrepender.

Fabio217 01/02/2024

ótimo
Achei uma ótima história, escrita flui muito bem e sobretudo traz uma memória afetiva para mim que cheguei a me corresponder por cartas com uma amiga que tinha em Pernambuco, nos bons anos 90. me trouxe uma sensação boa, apesar de o personagem principal ser sinistro

Mary 06/01/2024

Muito bem escrito, mas achei a narrativa lenta, o que fez com que eu demorasse a ler. Não abandonei por estar intrigada com o desfecho do personagem cuja loucura se acentua a cada capítulo.

Bianca 31/12/2023

Interessante, mas cansativo
A ideia do livro é interessante, mas a história não desenrola.. cria muita expectativa e muita possibilidade, mas parece que nada de fato acontece. Por isso vai ser tornando cansativo.

lecofaria 01/12/2023

Insosso e pretensioso
O Homem da Posta Restante, de Marco Pinheiro

Sensação no grupo Kindle LerUne, decidi ler o livro devido ao buzz positivo de leitores de lá, além do fato óbvio de ser um suspense protagonizado por um empregado dos Correios.

E meus problemas começaram aí. Apesar de boas tiradas, o livro é muito fraco, sem nenhuma pesquisa, e claramente escrito por alguém que não faz ideia de como funciona os Correios. E, ok, é ficção. Mas é uma ficção muito mal elaborada.

Os erros poderiam passar batido por mim se, pelo menos, a trama envolvesse. Não envolve. É muita divagação desnecessária e que não chega a lugar algum, com capítulos inteiros que poderiam ser excluídos e devaneios e sonhos do protagonista que você só se pergunta: pra que?

É um livro curtinho, com uma ótima premissa, mas que me soou extremamente pretensioso, tornando, para mim, um tormento encerrar a leitura que, para completar, tem um final insosso e besta. Eu podia ter passado sem.

Terminei a Leitura em: 30/11/2023
Cotação: 2 estrelas em 5
Marco.Pinheiro 18/12/2023minha estante
Boa tarde Leonardo.
O autor sou eu.
Uma pena que não gostou do livro. Gosto é algo muito pessoal, realmente. Venho recebendo bons retornos, de gente sensível e educada. Mas realmente não há obra que agrade a todos, obra nenhuma faz isso. E não foi essa a minha pretensão, escrevo o que gosto, com cuidado e capricho, e sei que há públicos e públicos.
Com relação à pesquisa, houve bastante empenho SIM. assim como houve bastante criação. Afinal, eu queria um COREIO DE FICÇÃO, onde as coisas fossem possíveis dentro do meu enredo.
Já reparei que você é escritor, e então você sabe que a gente cria as coisas. Pesquisei lugares, automóveis, tecnologias, distâncias, ruas, detalhes pequenos e grandes. E criei: ambientes e relações, e pessoas e temperamentos. É assim que a ficção funciona, e acho que você sabe.
Minhas criações não agradam mesmo a todos. Mas podem agradar a muita gente. Não gostou? Outra pessoa pode gostar.
Com relação às pretensões, sou um autor nacional, que tem outra profissão, não vende tantos livros e não tem qualquer reconhecimento, apesar dos meses e meses trabalhando em textos "insossos" e "pretensiosos". Isso sem pretender rebaixar o trabalho de ninguém.
Não há pretensões além de seguir escrevendo, com capricho, para as pessoas legais que passam por aqui. Não sei onde que pretensões você enxergou.
Um abraço.

Amanda3808 29/11/2023

É incrível como a mente de Cristóvão foi se deteriorando ao decorrer do livro. O autor trabalhou com maestria o declínio da sanidade desse homem.

ju.gimenez 27/11/2023

Chocante
Cristóvão, funcionário dos Correios, se envolve em um hábito perigoso ao abrir correspondências e violar pacotes, mergulhando nas vidas desconhecidas retratadas nas cartas.

O que começa como um passatempo leva-o à beira da loucura, até que uma carta especial muda sua vida para sempre.

Uma homenagem às cartas, com seus segredos e amores.

??Minhas impressões??

Vamos acompanhar nessa história a vida monótona de Cristóvão, que um belo dia começa lendo uma carta que abriu acidentalmente durante o manuseio e isso acaba se tornando um hábito, mas fica cada dia mais perigoso quando ele decide interferir nessas correspondências.

Um dia uma carta especifica chama a sua atenção e ele começa a querer viver e intervir em tudo aquilo e com isso a sua realidade fica em segundo plano enquanto ele vive e fantasia como seria se fosse ele o destinatário daquela carta.

Cristóvão vive tanto nesse mundo que inventou na sua cabeça que acaba se esquecendo do mundo real, esquecendo das suas coisas e até das pessoas.

Uma história chocante de como muitas vezes a solidão de uma pessoa pode levar ela a extremos e a forma como tudo termina só nos entrega a realidade como uma confusão mental pode acabar.

Foi meu primeiro contato com a escrita do autor e com uma leitura fora da minha zona de conforto, mas foi incrível e surpreendente em muitas partes e já indico demais essa leitura que mesmo curta nos entrega muito.

Theo.Azambuja 19/11/2023

ótimo
O livro é muito bom, valeu a pena a compra e a leitura.
Muito bem escrito, nos transporta para dentro da história e me fez pensar na vida, na minha e de tantos outros, como a vida do personagem, vida medíocre e sem sentindo, o mundo poderia ter passado sem o personagem, mas ainda assim, ele, mesmo dentro de sua inutilidade, consegue achar algo que gosta tanto que se torna um vício e descobre um amor diferente e ignora o amor de quem nem pensa.
Muito interessante, eu gostei bastante e recomendo, é um bom livro que vale a pena ser lido.

Tiago.Gomes 16/11/2023

Nem sempre o amor é belo
Incrível como esse livro começa de um jeito totalmente trivial e banal e aos poucos vai escalonando para o mais alto nível de loucura e obsessão que um ser humano pode chegar.